Newsletter_Agosto_2016

 

 Agosto - 2016
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

 

 

Ministra da Ciência e Tecnologia Anuncia Criação da Academia de Ciências de Angola

Durante a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, deu a conhecer alguns projectos a serem implementados no país, dentre os quais a criação da Academia de Ciências de Angola (ACA) e as Instituições de Divulgação da Ciência (IDC).

 

  

 

Faculdade de Engenharia da UAN Abre Candidaturas para 3ª edição do Mestrado em Engenharia do Ambiente

Encontram-se abertas, para o ano lectivo 2017, as candidaturas para a 3ª Edição do Mestrado em Engenharia do Ambiente. O curso é promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto e tem previsto o seu arranque para o dia 6 de Fevereiro de 2017.

 

  

 

 

 

CTN Certifica 21 Técnicos em Técnicas de Ensaios Não Destrutivos

O Centro Tecnológico Nacional (CTN), tutelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou no dia 8 de Julho, a cerimónia de entrega de certificados a 21 finalistas da 1ª e 2ª edição do Curso de Técnicas de Ensaios Não Destrutivos.

 

 

 

 

 

Encontro de Auscultação às IDI Reúne MINCT e ISCED de Luanda

No intuito de auscultar às Instituições Públicas de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IDI) e esclarecer dúvidas sobre as actividades de Investigação Científica, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) reuniu-se, no dia 19 de Julho, com a Direcção e Professores do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED) de Luanda.

 

   Outras Notícias

EVENTOS

Os Crimes Cibernéticos Como Factor de Risco à Segurança

No dia 03 de Agosto, o Centro Tecnológico Nacional (CTN), tutelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou a sétima edição do “Café com Ciência e Tecnologia” com o tema: “Crimes Cibernéticos e as Sociedades Actuais” que teve como prelector o Dr. Tunga Pinto.

 

 

 

 

 

  

Faculdade de Engenharia da UAN realiza 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto realizará nos dias 25, 26 e 27 de Outubro de 2016, no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura, sito na Avenida Ho Chi Minh, em Luanda, a sua 1ª Conferência de Engenharia e Arquitectura (CEAFE).

 

 

 

 

VIII Jornadas Científicas da Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo

A Faculdade de Medicina da Universidade Mandume Ya Ndemufayo realiza nos dias 20 e 21 de Outubro de 2016, na cidade do Lubango, as VIII Jornadas Científicas sob o lema “A Formação Médica Ajustada à Atenção Integral na Comunidade, como Modelo de Sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde”.

 

OPORTUNIDADES

 

 

Programa SANBIO/BIOFISA II Lança Segunda Chamada para Tecnologias Inovadoras

O Programa NEPAD SANBIO/BioFISA II convida inovadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) a apresentarem candidaturas a bolsas de investigação para projectos inovadores nos domínios da Saúde Humana e Animal (Projectos “Flagship”) e da nutrição (Projectos “Seed”).

 

  

 

 

União Africana Abre Concurso Público para Avaliadores de Projectos de Investigação

Na sequência do lançamento do Programa de Bolsas de Investigação da União Africana 2016, na área de Alimentação, Segurança Nutricional  e Agricultura Sustentável, a Comissão da União Africana abriu o concurso público para apresentação de manifestação de interesse a Avaliadores de Projectos de Investigação. 

 

ARTIGOS

OPINIÃO / DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

 

 

Opinião

Diversidade da Fauna de Hymenoptera (Abelhas e Vespas) em Angola

Sara FernandesISCED - Huíla

Em Angola há uma lacuna de conhecimento na região sul de África no que diz respeito à diversidade de Hymenoptera (não Formicidae: abelhas e vespas). Pretende-se compilar em formato digital a informação existente e recolher informação científica contemporânea que sirva de auxílio à criação de políticas de conservação.

 

 

 

 

Divulgação Científica

Frequência de Mutações associadas à Resistência às Drogas Antirretrovirais e Variabilidade Genética do VIH em Grávidas recentemente Diagnosticadas em Luanda-Angola

Emingarda Castelbranco - Directora Nacional de Regulação e de Transferência de Tecnologia, Ministério da Ciência e Tecnologia  

A determinação da prevalência de resistência primária para terapia antirretroviral em diferentes lugares do mundo é de extrema importância no monitoramento de epidemiologia molecular e pode orientar o tratamento inicial do paciente em uma determinada área geográfica. 

 

  

PERGUNTA DO MÊS 

Qual das seguintes opções lhe parece ser a definição mais adequada de investigação científica?

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ciência, Tecnologia e Inovação.

SIST. NAC. DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE 

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Centro de Documentação e Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola, na Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", andares 7º, 6º e Rés do Chão, Esquerdo, Talatona, Luanda.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER / REMOVER SUBSCRIÇÃO{/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2016 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter