Newsletter_Setembro_2016

 

 Setembro - 2016
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

 

 

Programa do MINCT “Inclusão Digital Com Conteúdos Educacionais” Chega ao Bengo 

O Centro Tecnológico Nacional (CTN) leva para a Província do Bengo, o Programa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT)- “Inclusão Digital com Conteúdos Educacionais”. O programa, com conteúdos educacionais inseridos em plataformas digitais, está direccionado a crianças e a adolescentes,  no intuito de proporcioná-los um verdadeiro espaço onde de forma lúdica poderão aprender temáticas diversas, com particular destaque para as ciências básicas (Matemática, Física, Química e Biologia).

 


 

 

Eclipse Solar Anular

Na quinta-feira, 1 de setembro de 2016, ocorreu um eclipse solar anular observado na ilha Reunião. No local, os astrónomos do Observatório de Paris filmaram e transmitiram imagens em directo (9h15 em Angola) na Internet. 

 

 

 

CTN e Universidade da Namíbia realizam 1º Seminário de Treinamento sobre a Cultura de Cogumelo

O Centro Tecnológico Nacional (CTN), tutelado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, e Universidade da Namíbia realizaram de 15 a 19 de Agosto de 2016, na Província do Cuanza Sul, o 1º Seminário de Treinamento sobre a Cultura de Cogumelo. 

 

 

EVENTOS

Chamada de Trabalhos para Conferência Trienal da IAUP e Conferência de Jovens Cientistas - 2017

O Comité do Programa IAUP (Associação Internacional de Presidentes de Universidades) realizará de 5 a 8 de Julho de 2017, em Viena/Áustria, a Conferência Trienal (CT) da IAUP subordinada ao tema “Inovação na Educação” e a Conferência para Jovens Cientistas (CJC) sob o tema “Sustentabilidade”.

 

   

 

 

 

 

MINCT Realiza 4ª Edição das Antecâmaras da Feira do Inventor/Criador Angolano das Províncias do Bengo e de Luanda

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) tem realizado desde 2013 as Antecâmaras da Feira do Inventor/Criador Angolano, como actividades que antecedem as respectivas Feiras. Nestes eventos têm-se descoberto verdadeiros talentos que representam o país em eventos internacionais similares.

 

 

 

 

 

 

Café com Ciência e Tecnologia do CTN: As Energias Renováveis no Desenvolvimento das Sociedades

Esta 7ª edição do Café com Ciência e Tecnologia, organizada pelo Centro Tecnológico Nacional (CTN), que se realizará no dia 7 de Setembro de 2016 (Quarta-feira), pelas 9:00 horas, no Auditório do CTN, traz-nos como tema "As Energias Renováveis no Desenvolvimento das Sociedades" que terá como prelector o Dr. Armindo Mussungo, Físico, Pós-Graduado em Energias Renováveis e Director Geral do Centro de Formação de Quadros de Electricidade do Ministério da Energia e Águas.  

 

 

OPORTUNIDADES

 

 

Inscrições Abertas para a Escola de Verão WIPO em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia

Estão abertas as inscrições para a Escola de Verão WIPO (World Intellectual Property Organization) em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia a decorrer de 5 a 15 de Dezembro de 2016 na Cidade do Cabo, África do Sul.

 

  

 

 

 

 

Chamada para Candidaturas ao Programa de Intercâmbio Estudantil - ANESI

No âmbito do acordo de cooperação entre a UNESCO e a Agência Sueca de Desenvolvimento Internacional, com vista a promoção da investigação de alta qualidade e formação, a Rede Africana das Instituições de Ciências da Terra (ANESI) promove o Programa de Intercâmbio Estudantil com o objetivo de aumentar a mobilidade de estudantes em África.

 

 

 

 

 

 

 

Abertura de Curso de Gestão e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica

Com o objectivo de promover o conhecimento sobre os processos de inovação, a sua aplicação e gestão nas empresas, a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia do Brasil realizará a 1 de Outubro do ano em curso mais uma edição do curso de Gerenciamento e Execução de Projetos de Inovação Tecnológica.  

 

 

Outras Oportunidades

 

ARTIGOS

 

 

Divulgação Científica

Malária: Consumo de Açúcares Vegetais pelos Mosquitos Influencia a sua Transmissão

Domonbabele Hien et al.- Instituto de Investigação em Ciências da Saúde, Burkina Faso

Estudo realizado por investigadores do IRD (Institut de Recherche pour le Developpement, França), do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, França) e do IRSS (Institut de Recherche en Sciences de la Santé, Burkina Faso) revela que fontes naturais de açúcar contidos nas plantas e frutos consumidos pelos mosquitos influenciam na transmissão da malária.

 

  

PERGUNTA DO MÊS 

O que julga ser necessário fazer para que a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento de Angola?

 

a) Melhorar o mecanismo de financiamento da CTI. 

b) Abrir concursos nacionais de projectos investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, dirigidos a problemas nacionais.

c) Abrir concursos de projectos conjuntos internacionais de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, dirigidos a problemas nacionais. 

d) Continuar a definir/ajustar políticas para melhorar o funcionamento do Sistema Nacional de CTI.

e) Todas anteriores

f) Nenhuma das anteriores

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Contribua...  

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Qual das seguintes opções lhe parece ser a definição mais adequada de investigação científica? (Resposta certa - e))

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO 

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE 

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Centro de Documentação e Informação do Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola, na Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", andares 7º, 6º e Rés do Chão, Esquerdo, Talatona, Luanda.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER / REMOVER SUBSCRIÇÃO{/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2016 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter