Menu
RSS

março 2016

João Teta destaca contribuição da mulher na área de investigação científica

O secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Sebastião Teta, reconheceu, em Luanda, o contributo das mulheres na investigação científica, visando o desenvolvimento económico e social do país.

Segundo o secretário de Estado, que falava durante a abertura das VII jornadas alusivas ao Março Mulher, em representação da ministra, Maria Cândida Texeira, a coragem e a determinação das mulheres, ao longo da história de luta pela sua emancipação, têm sido coroadas de conquistas em todas as esferas da vida, incluindo nos domínios da ciência, da tecnologia e da inovação.

“Exemplos de mulheres lutadores, sacrificadas e estudiosas são inúmeros. A manifestação das operárias têxteis de uma fábrica em Nova Iorque, em  1887 e epopeia das nossas heroínas, como Deolinda Rodrigues e outras, assim como os prémios nobeis em química e física conquistados por Marie Sklodowska Curie, são expressivos exemplos da luta incessante e contínua, a qual se revela hoje coroada de sucessos”, disse.

Segundo o secretário, não obstante a prova que as mulheres têm dado, da sua capacidade e competências, elas ainda não ocupam o lugar que lhes é devido, tão pouco o respeito e a consideração intrínsecos, no contexto das sociedades modernas.

Por isso, de acordo com o responsável, é fundamental a promoção e o incentivo da participação das mulheres nas actividades índole científica para o desenvolvimento humano e consequente contributo para crescimento e para a excelência dos desafios da Nação angolana.

João Sebastião Teta indicou que a emancipação e o desenvolvimento da mulher angolana são preocupações permanentes da estratégia de governação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Tal preocupação, de acordo com o Secretário de Estado, foi manifestada no seu discurso de fim de ano, em Dezembro de 2013, quando, no capítulo da igualdade de género, afirmou a premente urgência de se prestar mais atenção à resolução de problemas que afectam  a mulher rural, o que constitui um elemento preponderante para a subsistência dos agregados familiares.

Indicou que as VII Jornadas Março Mulher visam reflectir vários temas inerentes ao género feminino, nas instituições de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação   

“Com estas jornadas pretendemos consciencializar as mulheres para se engajarem nas actividades de investigação e desenvolvimento tecnológico, cientes de que a ciência é um elemento de transformação e de prosperidade para a humanidade”, explicou.

A actividade, uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, realizou-se sob o lema “Mulheres unidas na investigação científica: premissa para o desenvolvimento tecnológico e inovação”, e teve por objectivo, incentivar a participação equitativa da classe feminina em actividades de investigação científica, visando a sua promoção e a sua excelência.

 

 

Ler mais ...

Mulheres unidas na investigação científica provem as VII Jornadas do Março Mulher do MINCT

Sob o lema: “mulheres unidas na investigação científica: premissa para o desenvolvimento tecnológico e inovação”, o Ministério da Ciência e Tecnologia realiza as suas VII Jornadas alusivas ao Março-Mulher, no dia 30 de Março de 2016, 4ª feira, pelas 8h30,  no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura da faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, sito na Avenida Ho-Chi-Min, em Luanda.

O evento a ser aberto pela Ministra da Ciência e Tecnologia, Prof.ª Dra. Maria Cândida Pereira Teixeira tem por objetivo  divulgar a participação feminina nas actividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), bem como contribuir para o debate geral sobre o papel da mulher no desenvolvimento sustentável e incentivar a mulher à prática da investigação científica e desenvolvimento tecnológico em Angola, visando criar um clima social, político, cultural e técnico-científico propício à  equidade e a inclusão social. 

Diante de expressivas conquistas das mulheres nos mais distintos domínios da vida, do saber e do trabalho, assim como, olhando para a sua participação crescente nas fileiras das  ciências e  da tecnologia, cuja génese se vem revelando mais ousada desde o limiar do século passado, pode suscitar total acolhimento o pensamento da socióloga Cynthia Epstein (2007), segundo o qual, a maior divisão social que caracteriza o mundo actual é a divisão sexual.

O tema continua a motivar estudos e a promover políticas sociais, notadamente por parte de organismos internacionais responsáveis por monitorar e incentivar o desenvolvimento, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO), sem contar com o facto de que a promoção da igualdade de gênero constitui a terceira meta no universo dos 8 (oito) grandes objetivos do milênio, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

Ler mais ...

Imagine-Cup 2016 Angola - Roadshow galvaniza mais de 500 estudantes na Jean Piaget em Luanda

Pelo menos quinhentos (500) jovens estudantes dos cursos de Informática, Petróleos e Engenharia Civil da Universidade Jean Piaget de Angola aderiram em massa, na capital, ao Roadshow que antecede  à grande final do concurso Imagine-Cup 2016 Angola.

Os estudantes foram esclarecidos sobre os critérios que norteiam as candidaturas ao concurso promovido pela Microsft Angola, numa parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

15 de Abril de 2016 é a data escolhida para a realização do referido concurso, em Luanda, em lugar ainda por indicar.

Para os devidos esclarecimentos aos estudantes, intervieram durante a apresentação do concurso, prelectores do Centro Tecnológico Nacional (CTN), do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Microsoft Angola.

Estiveram igualmente presentes como parceiros da iniciativa, as empresas

UNITEL e a NCR Angola Informática.

O último Roadshow será realizado no dia 1 de Abril de 2016, numa das Instituições de Ensino Superior sedeadas em Luanda.

Actualmente estão já inscritos na plataforma online do concurso Imagine-Cup 2016, quinze (15) projectos repartidos pelas seguintes categorias: Cidadania Mundial (World Citizenship); Jogos (Games) e Inovação (Innovation).

O Concurso Mundial tem lugar em Julho, na cidade norte-americana de Seattle.

Ler mais ...

ISCED Huíla organiza curso de Biodiversidade Animal

O ISCED Huíla realiza, no âmbito do programa de formação de capacidades para estudos de Biodiversidade e Conservação do Projecto SASSCAL (Centro de Serviços de Ciência para as Mudanças Climáticas e Gestão Adaptativa da Terra na África Austral), o Curso de Biodiversidade Animal - Métodos de colheita, inventário e análise de pequenos vertebrados (répteis, anfíbios, mamíferos e aves).

Duração: O curso decorre  28 de Março a 06 de Abril de 2016 e terá a carga horária de 60 horas, em regime de trabalho intensivo, na modalidade de aulas teóricas e práticas.

Destinatários: O curso destina-se a investigadores ou estagiários de investigação nas áreas de Ecologia animal, Biodiversidade e Conservação,titulares do grau de bacharel ou licenciado em biologia, veterinária, geografia, engenharia do ambiente, bem como a técnicos superiores das instituições académicas e de investigação nacionais.

Inscrições abertas: através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Custo: 15.000,00 Kz

Ler mais ...

Roadshow antecede final local do Imagine-Cup 2016 - Angola

Decorre em diferentes instituições de ensino, em Luanda, uma série de actividades que visam municiar os estudantes com informações que lhes vão possibilitar apresentar melhor os seus trabalhos no âmbito do concurso  Imagine-Cup 2016.

Depois do Roadshow realizado no dia 18 de Março de 2016, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC, chegou a vez da Universidade Jean Piaget de Angola mostrar as suas potencialidades. Esta 4ª-feira, dia 23 de Março, a Universidade vai abrir as suas portas ao respectivo Roadshow. O evento é inaugurado às  9:00 da manhã e  encerra  às 16:00 horas do mesmo dia.

O Imagine-Cup Final Local de Angola é um concurso organizado pela Microsoft, numa parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia de Angola.

A  iniciativa que ganhou corpo em 2013 e que agora vai na sua 4ª Edição é dirigida a estudantes com idade a partir dos 16 anos.

O Roadshow  está constituído por três categorias nomeadamente: Cidadania Mundial (World Citizenship); Jogos (Games) e Inovação (Innovation).

Este ano, a final local de Angola do Imagine-Cup será realizada em Luanda, no dia 15 de Abril, em local a indicar. Já o Concurso Mundial tem lugar em Julho, na cidade norte-americana de Seattle, Estados Unidos da América.

 

 

 

Ler mais ...

Programa Intra-África‏ em parceria com a UE

O programa Intra - África consiste em promover o desenvolvimento sustentável e contribuir, para a redução da pobreza, através do aumento da mão de obra profissionalizada e altamente qualificada em África.

O projecto terá como finalidade a organização e a implementação da mobilidade de estudantes e pessoal no âmbito de programas de Mestrado e Doutoramento. A mobilidade só deve decorrer num dos países elegíveis abrangidos pelo presente Convite à apresentação de propostas. Outrossim o parceiro técnico deverá ser de uma instituição de Ensino Superior de um dos Estados-Membros da UE titular de uma Carta Erasmus para o Ensino Superior.

O projecto deve ter uma duração de 54 a 60 meses, tendo por base actividades planeadas.

As candidaturas serão avaliadas por peritos externos independentes, de acordo com os três critérios : Relevância (20%), Qualidade (70%) e Sustentabilidade (10%).

A data-limite para a apresentação das propostas do Programa de mobilidade académica Intra-África é o dia 15 de junho de 2016 às 12:00 h (meio-dia), hora da Europa Central.

Para mais informações: https://eacea.ec.europa.eu/intra-africa/funding/intra-africa-academic-mobility-scheme-2016_en 

 

   

Ler mais ...

Ministério da Ciência e Tecnologia publica 1º Boletim Estatístico 2015

No Ministério da Ciência e Tecnologia trabalham 75 mulheres, de um universo de 185 funcionários. 110 são homens. Os dados constam do 1º Boletim, Estatístico 2015, do Ministério da Ciência e Tecnologia que acaba de entrar em circulação. O Documento de 48 páginas  visa dar a conhecer a estrutura, o crescimento e a produtividade dos elementos estatísticos reitores da Ciência e Tecnologia em Angola.

O efectivo humano ligado ao sector  por áreas de formação e especialidade corresponde a um universo de 176 funcionários (101 homens e 75 mulhres). 

De acordo com a fonte documental, há um total de 183 funcionários graduados nos mais distintos níveis de conhecimento. Destaque 20 doutorados (5 mulheres); 21 mestres (5 mulheres); 75 licenciados (31 mulheres); 20 bacharéis (15 mulheres), enquanto que os demais 47 funcionários  (24 mulheres), correspondem à classe de recursos humanos com os ensinos secundário e de base.

Em termos globais, o programa primordial do Ministério da Ciência e Tecnologia, enquanto ente governamental que tem por missão, propor a formulação, conduzir, executar e controlar a política do Executivo, nos domínios da ciência, tecnologia e inovação, até ao final do presente ciclo, vai ser a implementação do Sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que implica um maior impulso sobre a cultura científica em Angola, à luz da Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação e a criação de agências de Estudos e análises sobre o fenómeno científico no país, entre outros desafios.

Ler mais ...

Astrofísico Jaime Vilinga entre cientistas franceses para observação do eclipse solar na Indonésia

O astrofísico angolano Jaime Vilinga foi um dos cientistas atentos ao espectáculo do eclipse solar da última Quarta-feira, 09 de Março, visto a partir do território indonésio. O especialista angolano foi convidado a integrar a equipa científica do Instituto de Astrofísica de Paris, ao Eclipse Total do Sol desse dia, na Indonésia.

Era ainda madrugada em Angola, quando se deu o espetáculo celeste. “Em algumas localidades do globo, como no continente americano (norte e sul), ainda era dia 8, dia internacional da mulher, uma verdadeira celebração às mulheres deste planeta, por conseguinte”, relata o cientista Jaime Vilinga ao portal ciência.ao.

“A partir da ilha de Ternate, no Mar do Maluku, muito a leste da capital Jakarta, a nossa equipa composta por sete especialistas fez observações de alta resolução desde a coroa interna, coroa externa, espectroscopia dos momentos de contacto, polarização e fotometria entre outras, em coordenação com uma experiência espacial através do satélite solar americano IRIS, que observou os momentos de contacto exactamente acima da nossa coordenada terrestre, assim programado”, acrescentou.

Apesar de que logo pela manhã foram surgindo alguma nuvens, a equipa conseguiu fazer uma observação à altura do que era suposto, de modo que, e em primeira aproximação, conseguiram resultados muito satisfatórios.

Segundo Jaime Vilinga, daqui em diante será trabalho de laboratório de pesquisa mais cuidada e dirigida a determinados fenómenos que, em cada eclipse total do sol, diferem uns dos outros, devido as diferentes fases do ciclo de actividade solar e não só. “O sol é uma estrela que vem consumindo o seu hidrogénio, transformando-o em hélio, naquilo que se conhece como ionozação”, esclarece.

Na Indonésia, o fenómeno foi observado por dezenas de milhões de habitantes do arquipélago e cerca de dez mil turistas estrangeiros.

O encobrimento do Sol pela Lua teve cerca das 6h19 locais e o eclipse total começou cerca de uma hora depois, durando entre três e quatro minutos.

O fenómeno, na sua etapa de maior intensidade, foi observado em Sumatra, Bornéu, Ilhas Malucas e outras zonas do Pacífico.

De forma parcial, o eclipse foi observado no restante da Indonésia, Myanmar e até no norte da Austrália.

Este eclipse solar total foi o décimo do século XXI. O precedente, em março de 2015, foi visto apenas num par de arquipélagos do oceano Ártico.

A equipa científica francesa que viajou para as ilhas Molucas, na Indonésia, para as observações do único eclipse solar total de 2016 registou imagens fabulosas que vale a pena contemplar  nas fotografias que foram reproduzidas no site do Centro Nacional Francês de Estudos Espaciais (CNES). 

Em Angola, o Eclipse Total do Sol ocorreu a 21 de Junho de 2001, no Sumbe, durante 4 minutos e 34 segundos, o maior tempo, com início às 13horas e 48 minutos (de Angola).

Veja a seguir o filme Un moment d'obscurité” sobre o Eclipse Total do Sol de 21 de Junho de 2001. 

 Já um segundo eclipse que ocorreu em Angola foi apreciado em 4 de Dezembro de 2002. Veja aqui a notícia da ANGOP. 

O próximo Eclipse Total do Sol visível em Angola ocorrerá a 30 de Abril de 2041.

Conhecer os próximos eclipses.

Ler mais ...

Programa Conjunto de Bolsas Japão/Banco Mundial

Estabelecido em 1987, o programa conjunto de bolsas Japão/Banco Mundial, com financiamento do Governo do Japão e administração do Banco Mundial, tem ajudado na criação de uma comunidade internacional de profissionais, através de financiamento de cursos de graduação e Pós-graduação.

Até hoje o programa já atribuiu mais de 5000 bolsas selecionadas de 65000 candidatos e o Governo do Japão desembolsou mais de 200 milhões de USD.

Ao contrário de outros programas de bolsas, este programa não se foca numa região, grupo, instituição, área de conhecimento ou país especial.

Para candidatos de países em desenvolvimento, as principais restrições são: i) os candidatos devem seguir estudos no estrangeiro num dos subprogramas disponíveis e retornar ao seu país logo após a conclusão dos estudos, contribuindo para o desenvolvimento dos seus países e ii) ter licenciatura obtida antes de 2013 e ter menos de 45 anos.

As candidaturas para o ano lectivo 2016/2017, estão abertas até às 18h00 do dia 10 de Março de 2016.

Para mais informação clique no link: http://go.worldbank.org/VV63X70UQ0

Ler mais ...

Programa Conjunto de Bolsas Japão/Banco Mundial

Estabelecido em 1987, o programa conjunto de bolsas Japão/Banco Mundial, com financiamento do Governo do Japão e administração do Banco Mundial, tem ajudado na criação de uma comunidade internacional de profissionais, através de financiamento de cursos de graduação e Pós-graduação.

Até hoje o programa já atribuiu mais de 5000 bolsas selecionadas de 65000 candidatos e o Governo do Japão desembolsou mais de 200 milhões de USD.

Ao contrário de outros programas de bolsas, este programa não se foca numa região, grupo, instituição, área de conhecimento ou país especial.

Para candidatos de países em desenvolvimento, as principais restrições são: i) os candidatos devem seguir estudos no estrangeiro num dos subprogramas disponíveis e retornar ao seu país logo após a conclusão dos estudos, contribuindo para o desenvolvimento dos seus países e ii) ter licenciatura obtida antes de 2013 e ter menos de 45 anos.

As candidaturas para o ano lectivo 2016/2017, estão abertas até às 18h00 do dia 10 de Março de 2016.

Para mais informação clique no link: http://go.worldbank.org/VV63X70UQ0

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais