Menu
RSS

junho 2016

Ministério da Ciência e Tecnologia realiza Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

  • Publicado em Eventos

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) realizará na próxima segunda-feira, dia 4 de Julho de 2016, às 9h00, no Auditório Maria do Carmo Medina da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto - UAN, situado na avenida Ho Chi Minh, em Luanda, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) é o órgão de consulta do MINCT para análise e definição de mecanismos e políticas inerentes ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, em prol da melhoraria do funcionamento do nosso Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI), de acordo com o Decreto Presidencial nº 101/14 de 09 de Maio, que aprova o Estatuto Orgânico do MINCT.

Este encontro visa contribuir de forma concreta para o desenvolvimento económico e empresarial de Angola, consolidando a cooperação científica e tecnológica, promovendo a cultura científica, racionalizando os recursos e trazendo a interacção necessária entre a classe empresarial e os investigadores.

Ler mais ...

Ciência 2016 - Encontro com a Ciência e Tecnologia em Portugal

  • Publicado em Eventos

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia em colaboração com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a Academia das Ciências de Lisboa e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência de Portugal, organiza de 4 a 6 de Julho, o “Encontro Ciência 2016” que se realizará no Centro de Congressos de Lisboa, em Portugal. O programa deste ano resulta de uma consulta prévia a todas as unidades de I&D e inclui quase uma centena de sessões temáticas concebidas com base nas mais de 320 propostas recebidas. Os oradores e moderadores das várias sessões incluem cientistas de todo o país, representantes de empresas, responsáveis por instituições de investigação públicas e privadas, instituições de ensino superior e outras entidades envolvidas no desenvolvimento científico e tecnológico do País. 

O encontro inclui também seis sessões plenárias que focam desafios específicos da ciência em Portugal. Para essas sessões participarão figuras de referência nacionais e estrangeiras, nas áreas das políticas públicas, do mar, da saúde, do sector agroalimentar, da história, da música, da engenharia, entre outras. Serão ainda apresentadas cerca de meia centena de demonstrações práticas da investigação realizada em Portugal e estarão em exibição, sob a forma de posters digitais, o trabalho de centenas de alunos de Doutoramento das instituições.

O evento é aberto ao público e o seu registo para participação é gratuito. O convite estende-se a todos os interessados em Ciência e Tecnologia. 

 

Para mais informações consulte: www.ciencia2016.pt

Ler mais ...

Segurança Alimentar e Nutricional no Café com Ciência e Tecnologia do CTN

  • Publicado em Eventos

 

O centro Tecnológico Nacional (CTN), instituição tutelada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), realiza na próxima Quarta-feira, 6 de Julho, pelas 9:00 horas, no seu auditório, mais um Café com Ciência e Tecnologia subordinado ao tema “Segurança Alimentar e Nutricional: o Caso dos Cogumelos”. 

O Café com Ciência e Tecnologia, instituído em 2015 pelo MINCT, é um espaço de debate de temas multidisciplinares e actuais. Por isso, pretende ser um catalisador na criação de uma verdadeira Sociedade do Conhecimento, cumprindo, desta forma, com um dos grandes desideratos plasmados na Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola. 

Esta 7ª edição do Café com Ciência tem como prelectores Hilário Tshitshi Gomes, Engenheiro Agrónomo e Mestre em Ciências Agrárias e Eunice Domingas Mateus, Licenciada em Ciências Biológicas e Pós-graduada em Imunohematologia, ambos investigadores do CTN. 

Vai moderar o debate o Professor Doutor Domingos da Silva Neto, Doutorado e Pós-Doutorado em Biologia (Especialidade de Ecofisiologia Vegetal), docente da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto e Director Nacional de Ciência e Investigação Científica do MINCT. 

O tema em debate faz parte de uma das linhas de investigação do CTN, tendo os dados sido recolhidos nas províncias do Bengo, Benguela e Cuanza Sul. Do ponto de vista metodológico é resultado da troca de experiências com a Universidade da Namíbia, especificamente o Projecto Zeri – que está a ser desenvolvido pelo Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências desse país vizinho. 

O projecto “Cultivo do Cogumelo”, do CTN, tem, igualmente, desenhado para as diferentes fases, a transferência de conhecimentos e tecnologia para as comunidades rurais por formas a permitir maior eficiência no cultivo de cogumelos e a produção de suplementos alimentares.  Desta forma, tendo em conta o valor das espécies estudadas o projecto contribuirá para o reforço da Segurança Alimentar e Nutricional. 

O debate incluirá temáticas como o Cultivo de Cogumelos, Acção antioxidante do P-glucano do Cogumelo (Ganoderma Lucidum) e a Demostração do Cultivo do Cogumelo desde a colheita, produção do Spawn "semente" até a sua produção (Prática a ser realizada no Pátio do CTN).  

As conclusões e recomendações saídas deste Forúm são convertidas em linhas de investigação para a resolução dos principais problemas identificados em cada uma das temáticas. 

 

O programa do evento é o seguinte:

Ler mais ...

Chamada de Propostas de Temas para o Fórum de Ciência da África do Sul

  • Publicado em Eventos

O Departamento de Ciência e Tecnologia da África do Sul realiza nos dias 8 e 9 de Dezembro, em Pretória, o segundo Fórum de Ciência da África do Sul sob o tema: “Ignite Conversations about Science”.

O Fórum voltará a servir como um espaço aberto de debate sobre a relação entre a ciência e a sociedade. Este Fórum terá como foco as ciências sociais e humanas, bem como o papel da ciência no desenvolvimento de África. 

O Fórum tem como objectivos:

•Criar um espaço de debate sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação na sociedade;

•Promover parcerias internacionais de ciência, tecnologia e inovação; 

•Criar um espaço para actores-chave da ciência, tecnologia e inovação, incluindo altos dirigentes governamentais, académicos, cientistas, indústria, sociedade civil e estudantes para interagir. 

O programa do Fórum de Ciência da África do Sul de 2016 (SFSA2016) será estruturado de acordo com as seguintes temáticas:

•Moldar a humanidade; 

•Preparar as pessoas para a gestão do conhecimento; 

•Ciência aberta e inovação aberta para o desenvolvimento de África; 

•A ciência como transformadora da sociedade;

•Um mundo melhor; 

•A Inovação a transformar a indústria do amanhã.

As chamadas de propostas de temas para as sessões do Fórum estão abertas até ao dia 15 de Julho de 2016.

O evento é de dimensão internacional com a participação de oradores e intervenientes de vários países, especialmente de África.

 

Mais informações em: http://www.sfsa.co.za/call-for-proposals/

Ler mais ...

MINCT e UAN debatem boas práticas e aumento da eficiência na investigação científica

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) fez deslocar, no dia 8 de Junho de 2016, ao Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), uma equipa técnica para em conjunto com a reitoria da instituição universitária mais antiga do país abordarem a necessidade de incremento de boas práticas atinentes à eficiência na implementação das actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação (IDI).

Neste encontro, foram pontualmente debatidas questões como a organização das actividades de IDI e respectivo alinhamento aos indicadores de ciência, tecnologia e inovação, a extensão dos resultados da investigação científica, as produções científicas e tecnológicas, os critérios de elegibilidade de eventos científicos, a distribuição da carga horária dos docentes – de forma a ser melhor explicitado o tempo dedicado à docência e o tempo dedicado à realização de investigação científica – bem como aspectos ligados à adequação dos cursos de mestrado levados a cabo pela UAN para que, efectivamente, possam contribuir para um aumento significativo da produção científica nacional.

A equipa técnica do MINCT esteve composta pelo Director Nacional de Ciência e Investigação Científica, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto (coordenador), pelo Director Nacional de Avaliação e Acreditação da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutor António de Alcochete, pelo Director Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Dr. Sebastião Francisco Tingão Mateus e pela Directora Nacional de Regulação e Transferência de Tecnologia, Dra. Emingarda Patrícia Castelbranco, enquanto que pela UAN liderou a equipa o Vice-Reitor para a Área Científica, Prof. Doutor Pedro Magalhães, acompanhado pelo Director do Gabinete Jurídico, Dr. António Domingos da Silva e pelo Director do Gabinete de Informação Científica e Documentação, Dr. Arlindo Isabel, dentre outros representantes.

 

Ler mais ...

MINCT promove visita ao Centro Tecnológico do Instituto Nacional de Petróleos

A Direcção Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DNDTI) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) promoverá, no dia 24 de Junho, uma visita às instalações do Centro Tecnológico do Instituto Nacional de Petróleos - INP. 

A visita, que decorrerá durante o dia todo, é uma iniciativa que se enquadra no III Objectivo “Cooperação Científica e Tecnológica” da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI), alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017, no Programa “Implementação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Participam nesta visita investigadores e técnicos dos centros tutelados (Centro Tecnológico Nacional - CTN e Centro Nacional de Investigação Científica - CNIC) pelo MINCT, bem como outros actores do SNCTI.

Pretende-se com esta visita, a primeira dentre outras previstas por esta direcção, que os investigadores e técnicos, para além de poderem constatar in loco as infra-estruturas e o funcionamento do Centro Tecnológico do INP, possam também ampliar o conhecimento de diferentes processos e descobrir actividades de interesse comum. O grande objectivo é, certamente, criar oportunidades para que possam surgir projectos comuns no contexto da investigação, inovação e transferência de tecnologia.

 

Ler mais ...

Ministra da Ciência e Tecnologia constata condições de investigação científica do INIP

A Ministra da Ciência e Tecnologia, em mais uma jornada de actividade às Instituições de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (IDI), efectou, terça-feira, 7 de Junho, uma visita ao Instituto Nacional de Investigação Pesqueira (INIP). 

Com vista a constatar as condições de investigação científica e auscultar as preocupações do INIP, a titular da Ciência e Tecnologia, Maria Cândida Pereira Teixeira, acompanhada da sua homóloga Ministra das Pescas Victória Francisco Lopes Cristóvão de Barros Neto, visitou as instalações do INIP, bem como os Navios de Apoio à Investigação, nomeadamente os Navios Tômbwa e o Pensador. Estiveram ainda presentes o Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia João Teta, Directores Nacionais de ambos os Ministérios e técnicos em geral.

O INIP é uma instituição de investigação pública que se rege pela Lei dos Recursos Biológicos e Aquáticos e pelo Regulamento de Investigação Científica sobre os Recursos Biológicos das águas angolanas e plataforma continental de Angola. As suas actividades investigativas visam a pesquisa e a manutenção dos ecossistemas aquáticos, a recolha de informações das águas continentais, controlando a qualidade da biodiversidade marítima de Angola. 

Segundo informações prestadas pela directora, Filomena Vaz Velho, à comitiva dos dois Departamentos Ministeriais, o instituto conta com mais dois Centros de Investigação Pesqueira (CIP) e uma centena de quadros, entre técnicos superiores, médios e pessoal administrativo. O CIP-Namibe, vocacionado à amostragem biológica das espécies aquáticas e à oceanografia por estar situado na zona do afloramento costeiro e, o CIP-Lobito, vocacionado, apenas, à amostragem biológica. 

“Nós trabalhamos com programas de investigação e dentro dos programas de investigação temos os nossos projectos. Temos três projectos bem definidos que são estimar a abundância; mapear a distribuição das espécies de importância comercial e fazer o estudo das fazes iniciais do ciclo de vida das espécies, onde desovam, como é feito a desova e em que fase entram para pescaria”, explicou a directora. 

A nível internacional a instituição conta com vários artigos publicados em revistas como ICES Journal of Marine Science, African Journal of Marine Science, entre outras.

Satisfeita com o que constatou e ouviu, a Ministra Maria Cândida Teixeira enalteceu o facto de o INIP ser uma Instituição de Investigação Científica no “verdadeiro sentido da palavra”, tendo reforçado a necessidade de maior cooperação entre os vários actores do SNCTI, no quadro da Política Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação. 

Ler mais ...

Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação junta peritos em Luanda

A Ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira, defendeu, esta terça-feira em Luanda, a necessidade do alinhamento dos dados indicadores de ciência, tecnologia e inovação com base em critérios de rigor científico aptos à optimização na tomada de decisões políticas quanto ao que deve ser feito em Angola em termos de investimentos no domínio da ciência e tecnologia. 

A governante presidiu, no Centro Tecnológico Nacional (CTN), à abertura de um seminário de capacitação de quadros que junta, por dois dias, mais de meia centena de peritos angolanos das áreas de incidência da ciência e tecnologia do sector público e parceiros privados, para o 2º inquérito nacional de indicadores de ciência, tecnologia e inovação. 

A Politica Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação – PNCTI, aprovada em Decreto Presidencial, em 2011, orienta, para o fomento, inovação e disseminação do conhecimento, a “promoção da interação entre universidades, instituições de investigação científica, empresas e organizações da sociedade civil”, de modo a garantir para garantir que “a ciência e tecnologia forneçam respostas necessárias à sociedade e ao desenvolvimento económico”. 

Assim, com este seminário, o Ministério quer transmitir e partilhar conhecimentos sobre Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando a recolha de dados e informação para a elaboração dos Indicadores de “Investigação científica e desenvolvimento experimental e de inovação

 “Os indicadores são parâmetros incontornáveis para os processos de análise e tomada de decisão com base científica e contribuem para manter focadas as instituições de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação”, disse a ministra na ocasião, tendo, por isso, defendido a fiabilidade e a abordagem coerente de todos esses dados.

Intervindo na sessão, Domingos da Silva Neto, Director Nacional de Ciência e Investigação Científica, do MINCT destacou importância dos indicadores enquanto ferramentas que vão ajudar Angola a melhor se posicionar no ranking de desenvolvimento científico e tecnológico a nível regional e internacional. 

Apresentou ainda dados obtidos aquando do 1º Inquérito Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, realizado em 2013, cujos dados foram validados em 2014, por peritos da NEPAD e do Instituto de Estatística da UNESCO.

Os  indicadores de CTI podem ser considerados também dados estatísticos obtidos em várias acções no âmbito da investigação científica, destacando-se os resultados divulgados em publicações científicas, os ganhos da inovação com base na aplicação de ideias junto dos mais variadas indústrias, ou nas empresas, bem como os desafios que se desenham no domínio da formação avançada dos recursos humanos, entre outros. 

Num ambiente de partilha de conhecimento entre representantes das Instituições que fazem parte do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) mereceu também destaque o critério da metodologia de recolha de informação a título de indicadores. 

 

Ler mais ...

Comissão da União Africana Lança Programa de Bolsas de Investigação

A Comissão da União Africana lança, no quadro do programa de Bolsas de Investigação da União Africana (AURG), um concurso público para financiamento de projectos de investigação nas áreas da Nutrição, Segurança Alimentar e da Agricultura Sustentável.

O Programa AURG, apoiado pela União Europeia através do Programa Pan-Africano 2014-2020, visa financiar projectos de investigação e inovação em África, com um orçamento de 17.5 milhões de euros para os editais de 2016 e 2017.

Este programa encoraja a criação de parcerias (redes) para a cooperação regional e sub-regional e a cooperação interinstitucional em África, por meio de um consórcio de cientistas com uma participação mínima de três instituições, maioritariamente de África, e de pelo menos dois países africanos. Parceiros adicionais poderão vir de outros países, incluindo Europa.

Os candidatos devem consultar os documentos oficiais de regras e procedimentos, tendo em conta que o concurso encerra no dia 17 de Agosto de 2016, às 17:00 horas de Adis Abeba. As propostas devem ser submetidas em papel ou por via electrónica (ver os documentos oficiais). 

 

Para mais informações:

http://au.int/aurg 

 

Dropox:

https://www.dropbox.com/sh/lah5g4w3yax1827/AADT511pyqjADLhtIcKXp22qa?dl=0

Facebook:

https://www.facebook.com/AUResearchGrant

Twitter 

https://twitter.com/AUResearchGrant

 

Ler mais ...

Associação dos Centros de Ciência e Tecnologia abre concurso para estudantes universitários africanos

No âmbito das celebrações do dia internacional do centro de ciência e do museu de ciência, a 10 de Novembro, a Associação dos Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC) em colaboração com o programa Impacto Académico das Nações Unidas (UNAI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) realizam um concurso para estudantes Universitários de África.

Os participantes deverão apresentar uma comunicação de 500-800 palavras, em Inglês, abordando como a pesquisa e a investigação científica podem facilitar o de alcance de qualquer um dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (SDG) da ONU, sugerindo formas práticas.

Processo de elegibilidade e selecção: O concurso está aberto a estudantes que, a 30 de Junho de 2016, estejam matriculados numa universidade de qualquer país, desde que sejam nacionais de um Estado-Membro da União Africana. No acesso ao concurso, o participante deve apresentar uma declaração assinada por um responsável da sua instituição de ensino confirmando a sua matricula e a elegibilidade da sua nacionalidade.

Como participar: Envie o formulário de inscrição preenchido para Walter Staveloz, em Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até 30 de Junho de 2016.

Formulário: http://www.astc.org/wp-content/uploads/2016/05/ISCSMD_entry_form.pdf

 

Para mais informação:

http://www.astc.org/iscsmd/astc-and-unesco-launch-iscsmd-contest/

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais