Menu
RSS

julho 2018

Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento da TWAS: Chamada de Candidaturas

A TWAS (The World Academy of Sciences) informa que estão abertas as candidaturas ao Programa de Bolsas de Doutoramento e Pós-Doutoramento para estudantes e investigadores de países em desenvolvimento, a fim de obterem formação em pós-graduação e experiência em investigação nas principais instituições científicas da África Austral.

Neste Programa, a TWAS oferece mais de 370 bolsas de Doutoramento e 120 bolsas de Pós-doutoramento, disponíveis anualmente, em colaboração com 11 parceiros de sete países em vias de desenvolvimento.

Os requisitos de elegibilidade e prazos dos programas variam de acordo com as diferentes bolsas de estudo. Para informações sobre os critérios de elegibilidade e os procedimentos de inscrição, visite: https://twas.org/opportunities/fellowships.

Para mais informação, contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ler mais ...

Chamada de Resumos - Faculdade de Engenharia da UAN realiza 2ª Conferência de Engenharia e Arquitectura

  • Publicado em Eventos

A Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto realizará nos dias 24, 25 e 26 de Outubro de 2018, no Anfiteatro do Departamento de Arquitectura, sito na Avenida Ho Chi Minh, em Luanda, a sua 2ª Conferência de Engenharia e Arquitectura (CEAFE).

 

Objectivos

  • Tornar público todos os resultados da Produção Científica desenvolvida pelos docentes e estudantes dos cursos da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto que contribua para a solução dos problemas da sociedade, para partilha e incentivo à cultura da investigação científica e do conhecimento.
  • Proporcionar um espaço para que docentes, investigadores e técnicos de outras instituições do país possam apresentar trabalhos técnicos e/ou científicos que desenvolvam nessas instituições.
  • Facilitar um melhor enquadramento dos finalistas no mercado de trabalho.

 

Público-alvo

A conferência destina-se a professores e estudantes da Faculdade de Engenharia, assim como a docentes, investigadores e técnicos de outras instituições do país. Está também aberta ao público em geral, preferencialmente, representantes de Instituições de Ensino Superior, de Instituições Públicas de Investigação Científica, de Empresas e de Governos provinciais.

 

Inscrições

Todos os participantes (autores e público em geral) deverão inscrever-se, preenchendo e enviando a respectiva Ficha de Inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., de acordo com os seguintes prazos:

Autores: até 15 de Agosto de 2018

Público em geral: até 2 de Outubro de 2018

 

Para mais informações consulte:

 

Ler mais ...

Conferência de Pós-Doutoramento da África Austral Organizada na África do Sul

  • Publicado em Eventos

A Associação de Pós-Doutoramento da Universidade de Stellenbosch convida a todos os interessados a participarem na primeira Conferência Internacional Pós-Doc da África Austral, a realizar-se entre os dias 3 e 5 de Outubro de 2018, em Stellenbosch, África do Sul. A Conferência será um espaço perfeito para novos contactos e para partilha de conhecimento. Novas ideias serão partilhadas, novas colaborações possíveis, visitas de investigação, etc.
 
Embora ainda seja recente, a investigação científica ao nível dos pós-doutoramentos está a tornar-se na principal força motriz da investigação na África do Sul e na África Austral. Contribuindo significativamente para o ensino de graduação e pós-graduação, a referida investigação científica também tem o potencial de conectar os estudantes africanos com a investigação científica internacional e oportunidades de emprego, promovendo a transformação e o desenvolvimento. 


Para mais informação, visite:

https://www.sun.ac.za/english/research-innovation/Research-Development/postdocs/postdoctoral-conference-southern-africa

Ler mais ...

Não Perca Hoje (27 Julho 2018) o Mais Longo Eclipse Lunar do Século XXI

 

Não perca hoje, dia 27 de Julho, entre as 18h14 e a 00h28, o segundo eclipse lunar total de 2018.

Um eclipse lunar total acontece quando a Terra está alinhada entre o Sol e a Lua, como se ilustra na figura. Assim, a Lua é coberta pela sombra da Terra. Ou seja, a Terra impede que a luz do Sol chegue directamente à Lua.

Os eclipses lunares totais são por vezes chamados de "Luas Sangrentas", dada a cor avermelhada da lua durante o eclipse.

O eclipse lunar total será visível em grande parte da Austrália, Ásia, África, Europa e América do Sul. Terá uma duração de aproximadamente 1 hora e 43 minutos, tornando-o no mais longo eclipse to século XXI.

No dia do eclipse, a Lua Cheia está mais longe da Terra e portanto parecerá menor do que noutros dias. Assim, teremos uma Lua Cheia avermelhada de menores dimensões. Aproveite o espectáculo!

 

Mais informações

https://www.timeanddate.com/eclipse/total-lunar-eclipse.html

 

Ler mais ...

Universidade Katyavala Bwila realiza 6ª Jornadas Técnico-Científicas

  • Publicado em Eventos

O Instituto Superior Politécnico da Universidade Katyavala Bwila (ISP/UKB) realiza, nos dias 11 e 12 de Outubro do corrente ano, as suas 6ª Jornadas Técnico Científicas subordinadas ao tema “A Engenharia e o Desenvolvimento Local”.

As Jornadas Técnico-Científicas são actividades de âmbito científico, realizadas bienalmente. Consistem em apresentações de cunho científico sob a forma de comunicações, palestras, mesas redondas, painéis, exposições, pósteres, entre outras actividades 

As 6ª Jornadas Técnico-Científicas visam estimular o espírito de investigação à comunidade universitária, proporcionar momentos de apresentação, divulgação e reflexão científica, desenvolver valores e qualidades académicas. Visam ainda estimular um espírito salutar de competição académica, ajudar a reflectir sobre o desempenho académico dos estudantes e ligar o ensino à pesquisa e à extensão.

Público-alvo

Docentes, investigadores, especialistas, profissionais, estudantes e toda a comunidade científica que desenvolvam, investiguem ou tenham interesse em projectos de investigação ligados às diversas áreas da engenharia. 

Temas

Os temas a serem apresentados devem estar enquadrados nas seguintes áreas temáticas:

1. A engenharia e o ambiente
2. Engenharia mecânica
3. Engenharia civil
4. Engenharia agronómica
5. Engenharia de gestão logística e dos transportes
6. Engenharia eléctrica e electrónica
7. Engenharia informática
8. O ensino da engenharia e a sua relação com o mercado
9. Engenharia, empreendedorismo e diversificação da economia
10. Outras áreas da engenharia

Em cada uma das áreas, os temas devem ser enquadrados no objectivo central do evento, e cada um deverá incorporar componentes de pesquisa básica, avançada e/ou de desenvolvimento experimental.

Tipos de comunicações

Os trabalhos podem ser apresentados sob a forma de póster, comunicação oral ou ainda ministrando um curso pré-jornadas, devendo em cada um dos casos apresentar um resumo, seguindo as normas em anexo.

Participação

Os interessados a participar como prelectores, devem enviar o resumo do seu artigo via correio electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) ou presencialmente nas instalações da instituição. Os autores com resumos aceites serão notificados pela mesma via e /ou sms para que enviem a versão final do resumo e o respectivo artigo científico. Para ter acesso as normas e instruções clique aqui

A participação como prelector está sujeita ao pagamento de uma taxa inscrição de 2.000,00 (dois mil kwanzas). Para participar num curso pré-jornadas o candidato deve igualmente efectuar a inscrição pela mesma via até o dia 28 de Setembro ou, presencialmente, nas instalações do ISP/UKB, no valor de 1.000,00 (mil kwanzas). Para fazer parte do auditório basta efectuar a inscrição pela mesma via, até o dia 10 de Outubro.

 

Datas importantes (Prazos)

  • Inscrição dos prelectores e envio dos resumos – Até 15 de Agosto de 2018
  • Inscrição nos cursos pré-jornadas – Até 28 de Setembro
  • Compilação e avaliação de resumos recebidos – De 15 a 27 de Agosto de 2018
  • Notificação dos prelectores com resumos aceites – De 28 a 31 de Agosto de 2018
  • Recepção das versões finais dos resumos seleccionados, do respectivo artigo e da apresentação – De 1 a 25 de Setembro de 2018
  • Elaboração e distribuição do programa – De 26 a 30 de Setembro
  • Credenciamento dos participantes – 9 de Outubro, das 14h às 19h
  • 10 de Outubro, das 7h30 às 12h
  • 11 de Outubro das 7h30 às 9h30
  • Realização dos cursos pré-jornadas – De 1 a 10 de Outubro 

 

Mais Informações

Para mais informação sobre o modelo de formatação dos artigos clique aqui.

Ler mais ...

UNESCO aprova “Recomendação sobre a Ciência e os Investigadores Científicos”

A Recomendação sobre Ciência e os Investigadores Científicos aprovada em 13 de Novembro último, na 39.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), vem substituir a “Recomendação sobre o Estatuto dos Investigadores Científicos”, de 1974. 

A Recomendação agora aprovada preconiza a adopção de políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, por parte dos Estados-Membros, que impulsionem, entre outros aspectos, uma investigação científica para o desenvolvimento. Políticas que encorajem e apoiem investigadores científicos, a fim de desenvolverem trabalhos de investigação e desenvolvimento experimental com elevado sentido de responsabilidade para com o homem e o ambiente, e assegurem que as sociedades façam um uso responsável dos conhecimentos científicos de todos os domínios. Sublinha, também, a necessidade de assegurar a livre circulação de dados científicos, e a necessidade de proporcionar aos cientistas apoio financeiro e institucional adequado.

Para ter acesso ao texto integral da Recomendação da UNESCO sobre a Ciência e os Investigadores Científicos (versão em língua espanhola), clique aqui.

 

Ler mais ...

Chamada de Trabalhos para a II Conferência Nacional sobre a Biodiversidade

  • Publicado em Eventos

A Universidade Kimpa Vita (UNIKIV), em colaboração com o Governo da Província do Uíge, convida todos interessados à submissão de propostas de comunicações para a II Conferência Nacional sobre a Biodiversidade, como um esforço de consciencializar as comunidades e a sociedade em geral para a importância da preservação da biodiversidade e dos ecossistemas da região e de Angola.
 
A actividade, que pretende buscar contribuições científicas multidisciplinares sobre o tema “preservação da biodiversidade e os ecossistemas para garantir o desenvolvimento sustentável”, realizar-se-á nos dias 20 e 21 de Setembro de 2018, no Campus Universitário da Universidade Kimpa Vita, no Uíge.

Os resumos, de no máximo 250 palavras, devem ser enviados, por correio electrónico, para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até ao dia 25 de Julho de 2018.

Para mais informações, consulte aqui o PDF em anexo.

Ler mais ...

Conheça a Estratégia SASSCAL 2.0 - Alterações Climáticas e Gestão de Solos

O mundo enfrenta consideráveis desafios económicos, sociais e ambientais devido à confluência de tendências das alterações climáticas, crescimento populacional, expansão agrícola, desflorestamento, escassez de água e perda de biodiversidade. Sinais de crescentes e agravadas tensões, resultantes destas tendências são evidentes a nível global, nacional e local, e são de particular relevância para os países da África Austral, onde a escassez induzida pelas alterações climáticas e a dinâmica populacional afectam gravemente o desenvolvimento socioeconómico.

A Estratégia SASSCAL 2.0 oferece uma transição de uma busca baseada em recursos para uma busca baseada em conhecimento por soluções para os desafios da mudança climática e de desafios de gestão dos solos.

O SASSCAL 1.0 estabeleceu a agenda para a geração de conhecimento nas áreas de mudança climática e gestão adaptativa dos solos. O SASSCAL 2.0 basear-se-á nas realizações do SASSCAL 1.0, incorporando as lições aprendidas e desenvolvendo iniciativas para enfrentar futuros desafios da mudança climática e da gestão adaptativa do solo.

A Estratégia SASSCAL 2.0 fornece uma estrutura de alto nível para orientar investimentos em investigação científica e inovação em mudanças climáticas e intervenções adaptativas de gestão dos solos. Todos os países membros precisam apoiar e comprometer-se com a Estratégia devido ao seu enfoque de prestação de serviços regionais integrados. Esses elementos são altamente desejáveis, mas são de natureza de longo prazo que exigem compromisso político, investimento e supervisão para serem plenamente realizados.

Para mais informação clique aqui e baixe o PDF.

Ler mais ...

Paralisia de sono: um pesadelo nocturno

Os pesquisadores do sono concluem que, na maioria dos casos, a paralisia do sono é simplesmente um sinal de que o corpo não está a cumprir devidamente as fases do sono. Esta condição é raramente associada a problemas psiquiátricos profundos.

Ao longo dos séculos, os sintomas da paralisia do sono foram descritos de várias maneiras e frequentemente atribuídos a uma presença "maligna": demónios nocturnos invisíveis nos tempos antigos, a velha bruxa em Romeu e Julieta de Shakespeare e abdutores alienígenas. Quase todas as culturas ao longo da história tiveram histórias de criaturas malignas que aterrorizavam humanos indefesos à noite. Faz algum tempo que as pessoas procuram explicações para essa misteriosa paralisia do sono e os sentimentos de terror que a acompanham.

A paralisia do sono é a sensação de estar consciente, mas incapaz de se mover. Ocorre quando uma pessoa passa entre estágios de vigília e sono. Durante essas transições, a pessoa pode não conseguir mover-se ou falar por alguns segundos até alguns minutos. Algumas pessoas também podem sentir um aumento de pressão ou sensação de asfixia. A paralisia do sono pode fazer-se acompanhar de outros distúrbios ligados ao sono, como a narcolepsia. A narcolepsia é a necessidade avassaladora de dormir causada por um problema com a capacidade do cérebro regular o sono.

A paralisia do sono geralmente ocorre uma a duas vezes. Se ocorrer enquanto a pessoa estiver a adormecer, é chamado de paralisia do sono hipnagógica ou pré-mitral. Se isso acontece quando estamos a acordar, tem o nome de paralisia do sono hipnopómpica ou pós-sentimental. Na paralisia do sono hipnagógica a pessoa adormece e o seu corpo relaxa lentamente. Normalmente tornamo-nos menos conscientes, então nos apercebemos da mudança. No entanto, se permanecermos ou ficarmos conscientes ao adormecer, é notável a paralisia nos movimentos e na fala.

No caso da paralisia do sono hipnopómpico, durante o sono, o corpo alterna entre o sono REM (movimento rápido dos olhos) e NREM (movimento dos olhos não rápido). Um ciclo de sono REM e NREM dura cerca de 90 minutos. O sono NREM ocorre primeiro e leva até 75% do seu tempo total de sono. Durante o sono NREM, o corpo relaxa e se restaura. No final do NREM, o sono muda para REM. Os olhos movem-se rapidamente e os sonhos ocorrem, mas o resto do corpo permanece muito relaxado. Os músculos estão "desligados" durante o sono REM. Com a devida atenção, conseguimos notar os efeitos da paralisia da fala e do corpo durante esta transição.

Até quatro em cada dez pessoas podem ter paralisia do sono. Esta condição comum é muitas vezes observada pela primeira vez na adolescência, mas homens e mulheres de qualquer idade podem tê-la. A paralisia do sono pode ocorrer em famílias. Outros factores que podem estar relacionados à paralisia do sono incluem:

  • Falta de sono;
  • Mudanças constantes do horário de descanso;
  • Condições mentais como estresse ou transtorno bipolar;
  • Dormir de costas;
  • Problemas de sono, como narcolepsia ou cãibras nas pernas durante a noite;
  • Uso de certos medicamentos, como aqueles para TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperactividade) e;
  • Abuso de substâncias.

Por isso, caso não consiga mover-se ou falar por alguns segundos ou minutos ao adormecer ou acordar, é provável que esteja em presença de uma paralisia recorrente do sono. Muitas vezes não há necessidade de tratar essa condição. Fale com um médico se tiver alguns destes sintomas: ansiedade, cansaço excessivo durante o dia, insónia.

Não há necessidade de temer demónios nocturnos ou abdutores alienígenas. Caso tenha paralisia do sono ocasional, poderá tomar medidas em casa para controlar esse distúrbio. Comece por dormir  o suficiente. Faça o que puder para aliviar o estresse em sua vida - especialmente pouco antes de dormir. Tente novas posições de dormir, evitando dormir de costas. E não se esqueça de consultar o seu médico se a paralisia do sono impedir que consiga uma boa noite de sono de forma rotineira.

 

William Blahd, MD
Especialista em Emergências Médicas
Universidade de Arizona, Estados Unidos

 

Fonte: https://www.webmd.com/sleep-disorders/guide/sleep-paralysis#1

Ler mais ...

MESCTI Realiza Encontro com Estudantes do Ensino Superior e Representantes Associativos

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou nesta terça-feira, 26 de Junho do corrente ano, pelas 08H00, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), um encontro de auscultação aos estudantes do Ensino Superior e representantes associativos das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, sob o lema: “Reforçar a formação científica, patriótica e ética, e cultivar a cidadania estudantil”.

O encontro teve como objectivos criar um espaço de debate permanente sobre os problemas e expectativas dos estudantes e jovens universitários, auscultar as preocupações dos estudantes do ensino superior e da juventude universitária referentes à vida estudantil e consensualizar ideias e boas práticas passíveis de aplicação para melhoria dos aspectos inerentes à vida estudantil e associativa nas Instituições de Ensino Superior.

A actividade, presidida pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, que se fez acompanhar da Ministra da Juventude e Desportos, Dra. Ana Paula do Sacramento Neto, do Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva, e do Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto, esteve dividida em quatro painéis com os seguintes temas: 

  • Painel I – Associativismo no Ensino Superior: vivências, desafios e perspectivas;
  • Painel II – Vida Estudantil: desafios e perspectivas;
  • Painel III – Educação patriótica da juventude, participação social e acção solidária;
  • Painel IV – Os jovens e a ciência, tecnologia e inovação.

Além de temas ligados aos painéis acima mencionados, a Provedora-Adjunta de Justiça, Florbela Araújo, debruçou-se sobre a problemática do Ensino Superior face aos meios constitucionais de defesa dos direitos e liberdades dos cidadãos, no âmbito das atribuições do provedor de justiça. A mesma referiu que nem sempre a relação entre as Instituições de Ensino Superior e os seus estudantes é pacífica, "muitas vezes são ouvidos relatos de situações em que o procedimento das Instituições de Ensino Superior compromete claramente o respeito pelo direito dos estudantes, como: a recusa de requisição de aulas, a isenção de pagamento de propinas em virtude da suspensão das aulas por motivos de calendarização (censo 2014, eleições, etc.), bem como o pagamento de uma taxa para casos de reclamação de nota pelo estudante". 

O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva, reforçou que "a formação superior não se devia limitar à dimensão da transmissão de conhecimentos, ao ensino e treino de competências ou ao desenvolvimento de habilidades, mas preocupar-se, também, em moldar o carácter, orientar a conduta, cultivar os sentimentos e inculcar valores éticos".

Estiveram presentes neste encontro Reitores e Directores-Gerais das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas, Directores Nacionais do MESCTI, Representantes Associativos das Instituições de Ensino Superior Públicas e Privadas e Representantes da UEESA (União dos Estudantes do Ensino Superior de Angola) e do Conselho Nacional da Juventude.

 Para mais informação clique aqui para baixar o Comunicado Final do Encontro.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais