Newsletter - Março 2018

 
 Março - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Conheça o MESCTI por Dentro

Segundo o Decreto Presidencial 26/18 de 1 de Fevereiro, que aprova o seu Estatuto Orgânico, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) é o departamento ministerial auxiliar do Presidente da República, enquanto Titular do Poder Executivo, nas funções de governação e administração. Nos termos do seu artigo 1º, o MESCTI tem por missão conceber, formular, executar, monitorizar, fiscalizar e avaliar as políticas públicas e programas sectoriais do Governo nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.

Países Apostam Cada vez Mais nas Energias Renováveis

Perante o impacto negativo ao meio ambiente das fontes de energia baseadas nos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, são vários os países que têm apostado fortemente em fontes de energia renovável. As energias renováveis são, segundo a Associação Portuguesa de Energias Renováveis, “recursos naturais, capazes de se regenerarem num curto espaço de tempo e de um modo sustentável”.

Onomatopeia - As Vozes de Animais

Os animais, a par dos humanos, produzem sons com os quais, nas diferentes circunstâncias do seu ciclo de vida, se comunicam. O papagaio, por exemplo, é capaz de reproduzir a fala dos humanos. No caso do cão, o seu ladrar pode ser sinónimo de alerta ao seu dono. Nesta publicação do ciencia.ao, trazemos algumas vozes de animais, registadas por autores portugueses e brasileiros, divulgadas pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Relançamento da Cooperação Bilateral em Ciência, Tecnologia e Inovação entre Angola e África do Sul

Uma Delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação da República de Angola (MESCTI), coordenada por Sua Excelência Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto e integrando os Directores da Ciência e Investigação cientifica e do Centro Tecnológico Nacional, trabalhou de 1 a 2 de Março de 2018, em Pretória na África do Sul.

Já é possível obter ADN de um cabelo sem raiz

Novos métodos de extracção de ADN (DeoxyriboNucleic Acid) de cabelos sem raiz podem ajudar a esclarecer crimes. Este é o resultado de um estudo publicado na revista Forensic Science International, que teve como objectivo colmatar a dificuldade de obtenção de ADN de cabelos sem raiz. A obtenção de um perfil genético de provas colectadas numa cena de crime é o principal objectivo da ciência forense e o cabelo é uma das provas mais encontradas em cenas de crime.

EVENTOS

Embaixada dos Estados Unidos em Angola Realiza 3ª Edição da Feira Sobre o Ensino Universitário nos EUA

A terceira edição da feira sobre o Ensino Superior nos Estados Unidos realizou-se no dia 24 de Março, na Mediateca de Luanda, sita no Largo das Escolas. A referida feira teve objectivo dar a conhecer as vantagens e requisitos para se estudar numa universidade nos Estados Unidos da América (EUA) e compartilhar ideias com ex-estudantes de universidades americanas sobre as suas experiências nas suas Instituições de Ensino Superior.

OPORTUNIDADES

Bolsas de Estudo: Candidaturas para Mestrado e Doutoramento na Universidade Pan-Africana

A Universidade Pan-Africana informa que estão abertas, até o dia 18 de Abril de 2018, as candidaturas para os seus programas de Mestrado e Doutoramento. Os programas visam admitir cerca de 500 alunos até Novembro de 2018, oferecendo bolsas integrais para estudantes qualificados que poderão inscrever-se num total de 44 programas diferentes.

Fundação Calouste Gulbenkian Anuncia  Candidaturas para a Submissão de Projectos de Investigação em Estudos Avançados em Língua e Cultura Portuguesas

A Fundação Calouste Gulbenkian dá a conhecer que estão abertas, até ao dia 30 de Novembro de 2018, as candidaturas para submissão de Projectos de Investigação em Estudos Avançados em Língua e Culturas Portuguesas, com incidência nas seguintes áreas: Linguística, Filologia e Didáctica do Português, História, Estudos Artísticos, Literatura, Filosofia e Estudos Culturais.

ARTIGOS

Opinião

Os Animais Pensam?

Renato M.E. Sabbatini

Doutorado em Neurofisiologia pela Universidade de São Paulo, Brasil

Será que os animais possuem uma mente? Eles são capazes de ter sentimentos e pensamento? É verdade que alguns dos comportamentos dos animais indicam que eles têm uma espécie de "modelo de mente" interior, ou seja, eles parecem ser guiados por um entendimento de que os seus co-específicos (ou mesmo seres humanos) possuem motivos e estratégias para se comportar como o fazem?

PERGUNTA DO MÊS 

O que entende por autarquia?

a) Departamento do poder executivo

b) Entidade administrativa com órgãos próprios e que actua com autonomia em relação ao poder central

c) Todas anteriores

d) Nenhuma das anteriores

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Qual das seguintes opções julga ser objectivo de uma Academia de Ciências?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter