Newsletter - Abril 2018

 
 Abril - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Angola Apresentou Resultados de Investigação Científica no Iº Simpósio Científico SASSCAL

Regressou a Luanda a Delegação de Angola que participou de 16 a 19 de Abril de 2018 na República da Zâmbia, no Fórum sobre Políticas de Ciências relacionadas com as acções na SADC sobre as Alterações Climáticas e no Iº Simpósio Científico – SASSCAL (Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos).

Obras da Primeira Fase do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto Podem Retomar ainda este Ano

As obras de construção e acabamento do Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), sito no Bairro Camama, paralisadas desde 2011, podem retomar ainda este ano. Esta foi a previsão dada pelo Ministro da Construção e Obras Públicas, Engenheiro Manuel Tavares de Almeida, que esteve acompanhado pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, durante a visita de constatação efectuada ao Campus, no dia 13 de Abril.

A Inovação Versus o Desempenho das Empresas Face aos Desafios do Aumento, Diversificação de Produtos e Substituição das Importações

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou a 6 de Abril de 2018 nas suas instalações um encontro de trabalho no intuito de recolher contribuições que visam melhorar o Mecanismo de Financiamento ao Sector Produtivo.

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação Desaconselha as Más Práticas na Atribuição de Prémios de Investigação Científica.

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), realizou no dia 05 de Abril de 2018 um Encontro Metodológico sobre Investigação Científica e Desenvolvimento Experimental. Este encontro teve como objectivo abordar questões concernentes as más práticas na atribuição de prémios no âmbito da investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. 

Conheça os Países com Mais Doutorados (PhD)

A educação é base para o desenvolvimento económico de qualquer país. E o Ensino Superior, em particular, está no centro da inovação que vemos ao nosso redor. Novas descobertas, como as tecnologias MP3 e GPS, nunca teriam acontecido se não fosse pelos projectos de investigação científica ao nível do doutoramento. Os países estão a investir nos seus subsistemas de Ensino Superior, e, como consequência, há cada vez mais pessoas a concluir o doutoramento. Mas qual é o país que tem mais doutorados (PhDs)? 

EVENTOS

Angola Participa no Iº Simpósio Científico SASSCAL

O  Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação as Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos  (SASSCAL), iniciativa que envolve Angola, Alemanha, África do Sul, Botswana, Namíbia e Zâmbia, realizou de 16 a 19 de Abril de 2018, em Lusaka, República da Zâmbia, o Iº Simpósio Científico SASSCAL sob o Lema: “Diplomacia Científica no Apoio às Acções na SADC sobre as Alterações Climáticas” para apresentação dos resultados das investigações científicas realizadas no período 2013 – 2017.

OPORTUNIDADES

Chamada de Artigos para Revista Internacional em Língua Portuguesa

Estão abertas, até ao dia 30 de Junho de 2018, as candidaturas para a submissão de artigos para as próximas edições da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP), nos temas das Artes, Música, Cultura e Literatura. A RILP é uma publicação interdisciplinar da Associação das Universidades de Língua Portuguesa que surgiu da necessidade de um maior interconhecimento e intercâmbio entre os países que falam português.

Bolsas de Pós-Graduação para Estudantes dos PALOP e de Timor Leste

Com o objectivo de estimular a investigação e a valorização dos recursos humanos, a Fundação Gulbenkian, no quadro do Serviço de Bolsas Gulbenkian, está atribuiu bolsas de pós-graduação a estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor Leste, que nestes países exerçam a sua actividade e que pretendam prosseguir e actualizar os seus conhecimentos.

Academia Africana de Ciências Oferece Financiamento para Projectos de Formação Pós-graduada.

A Academia Africana de Ciências (AAC) está a implementar programas de formação em parceria com instituições Pan-africanas e internacionais. Em 2015, a AAC lançou a Aliança para a Aceleração da Excelência na Ciência em África, criada em colaboração com a NEPAD (Nova Parceria para o Desenvolvimento de África), que prevê o estabelecimento de uma plataforma de financiamento para apoiar o desenvolvimento da liderança de investigação em África, bem como promover a excelência científica e a inovação para superar alguns dos desafios do desenvolvimento africano em matéria de investigação.

Chamada para Financiamento de Projectos do Fundo de Inovação da África Austral

O Fundo de Inovação da África Austral – SAIS 2018/1/CN anunciou abertura, até ao dia 25 de Abril de 2018, da chamada de propostas de financiamento de projectos em três áreas temáticas: ecossistemas, empresas e inovações inclusivas. O Fundo ofereceu subsídios para projectos que buscavam experimentar, demonstrar e replicar conceitos e protótipos antes de os lançar no mercado como produtos, serviços ou processos novos ou aprimorados.

ARTIGOS

Divulgação Científica

Degradação Química dos Solos da Funda

Domingos Bongue et al.

PhD. Investigador Auxiliar do Centro Nacional de Investigação Científica - Angola

A comuna da Funda pertence ao município de Cacuaco, província de Luanda. Esta comuna é essencialmente habitada por agricultores que cultivam diversos produtos agrícolas, sobretudo hortaliças, raízes e tubérculos e frutos. A maior parte destes produtos são comercializados na sede do município e na cidade de Luanda. Em virtude dos condicionalismos climáticos, resultantes da escassez de chuvas e elevados índices de variabilidade na sua distribuição a prática da irrigação é fundamental para garantir a produção agrícola em regiões tropicais de clima quente e seco, como é o caso da Funda Prédio.

PERGUNTA DO MÊS 

O que entende por Parque de Ciência e Tecnologia?

a) Conjunto de instituições cuja actividade se baseia na ciência, que operam num mesmo local, mas que não necessariamente comunicam entre si.

b) Organização gerida por profissionais especializados, cuja missão principal é o desenvolvimento económico da comunidade em que está inserida, através da promoção da cultura da inovação e da competitividade das instituições associadas, de negócios e baseadas no conhecimento.

c) Todas anteriores

d) Nenhuma das anteriores

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

O que entende por autarquia?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter