Newsletter - Maio 2018

 
 Maio - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Quénia lança satélite de fabricação própria

A República do Quénia lançou, recentemente, a partir do Centro Tsukuba da Agência Espacial do Japão, o seu primeiro satélite de fabricação própria. A fabricação do satélite é obra de cientistas da Universidade de Nairobi, apoiados por especialistas japoneses.

Angola Participa da 21ª Sessão Anual da Comissão das Nações Unidas de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, em Genebra, Suíça

Decorreu de 14 a 18 de Maio do ano em curso, a 21ª Sessão Anual da Comissão das Nações Unidas de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, em Genebra, Suíça. Participou desta sessão a Ministra do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, que representou Angola na Mesa Redonda de Alto Nível sob o tema “Impacto da rápida mudança tecnológica na consecução dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.

Angola Participa na 24ª Sessão do Conselho de Governadores do Centro Internacional para Engenharia Genética e Biotecnologia - ICGEB

Angola, representada pelo Prof. Doutor Emanuel Catumbela, Director Nacional de Formação Graduada, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, participou na  24ª sessão do Conselho de Governadores do Centro Internacional de Engenharia Genética e Biotecnologia (International Centre for Genetic Engeenirng and Biotechonology - ICGEB) realizado na cidade italiana de Trieste nos dias 10 e 11 de Maio de 2018

A Importância do Financiamento dos Governos Africanos em Formação Doutoral

Embora o financiamento proveniente de doadores internacionais para programas de formação de Doutoramentos em África ajude a acelerar o progresso e a alcançar resultados, as contribuições financeiras dos governos africanos para estes programas são fundamentais e têm uma série de benefícios a longo prazo.

Conheça o Instituto Angolano de Propriedade Industrial - IAPI

O Instituto Angolano da Propriedade Industrial, abreviadamente designado por IAPI, é o órgão da administração indirecta do Estado, responsável pela implementação da Política do Executivo Angolano, no que concerne a promoção, protecção, estudo e desenvolvimento da Propriedade Industrial. O IAPI tem a missão de implementar a política do Executivo no domínio da Propriedade Industrial com eficiência e eficácia, garantindo a protecção dos direitos inerentes a PI, salvaguardando a lealdade da concorrência.

Angola Participa da Quarta Cimeira Transform Africa Summit 2018, sob o tema: Acelerando o Mercado Digital Único de África

Decorreu, de 7 a 10 de Maio, a quarta edição da Cimeira Transform Africa Summit 2018. Após três edições bem-sucedidas, a quarta edição da Cimeira Transform Africa Summit 2018 realizou-se no Centro de Convenções de Kigali, na República do Ruanda. A Cimeira sob o tema “Acelerando o Mercado Digital Único da África”, atraiu mais de 4.000 participantes, incluindo Chefes de Estado e Governos, Primeiras Damas, Comissários de Banda Larga da Organização das Nações Unidas (ONU), Ministros, Sector Público e Privado, Organizações Internacionais, Líderes da indústria, Investidores, Empreendedores, Jovens inovadores, Sociedade civil e Academia.

Angola Participa no 3º Diálogo de Alto Nível Indústria, Ciência e Governação, na República de Cabo Verde.

O Secretário de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, Professor Doutor Domingos da Silva Neto, participou no 3º Diálogo de Alto Nível Indústria, Ciência e Governação nas interacções do Atlântico, que decorreu de 7 a 8 de Maio do ano em curso, na cidade da Praia, República de Cabo Verde. Com objectivo de debater questões relactivas a organização do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (Air Centre), a gestão e funcionamento de projectos de investigação científica, advindas as recomendações do 2º Diálogo realizado em Florianópolis, Brasil em Novembro de 2017, durante o qual Angola assinou a “Declaração de Florianópolis”.

Café com Ciência e Tecnologia Apresenta Técnicas Inovadoras Utilizadas na Prospecção e Tratamento de Águas

A importância da água na vida do planeta é de tamanha proporção, sendo este um elemento essencial para a sobrevivência de animais e vegetais na terra. Quando falta água, a vida está ameaçada, uma vez que a água é a fonte de vida do planeta. Segundo o último relatório mundial da ONU lançado a 19 de Março do corrente ano, estima-se que 5 bilhões da população mundial viverá um risco de escassez hídrica até 2050.

Saiba mais sobre o Livro “Guia de Apresentação de Teses”.

Está disponível para download, na secção "Livros" do portal ciencia.ao, o livro “Guia de Apresentação de Teses". Esta obra, de autoria de Angela Cuenca, Maria Andrade, Daisy Noronha e Maria  Ferraz, tem como objectivo orientar os alunos na elaboração das suas dissertações e teses.

EVENTOS

Centro de Botânica da UAN Organiza Conferência Internacional da Biodiversidade

O Centro de Botânica da Universidade Agostinho Neto (UAN) realizou, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), nos dias 22 e 23 de Maio de 2018, Ano da Sustentabilidade Ambiental e do Fortalecimento do Ecoturismo, a Conferência Internacional da Biodiversidade, sob o lema “Biodiversidade um Valor com Futuro”.

OPORTUNIDADES

Comissão da União Africana Lança 2ª Chamada para Submissão de Propostas de Projectos de Investigação

A Comissão da União Africana lança a segunda chamada para submissão de Propostas de Projectos de Investigação, ao abrigo da Fase II do Programa de Financiamento da União Africana, com o prazo até ao dia 31 de Maio de 2018.

ARTIGOS

Opinião

Ciúme Patológico

Geraldo J. Ballone, MD.

Especialista em psiquiatria pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) e Professor do Departamento de Neuropsiquiatria da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP, desde 1980.

Em questões de ciúme, a linha divisória entre imaginação, fantasia, crença e certeza frequentemente se torna vaga e ambígua. No ciúme as dúvidas podem transformar-se em ideias supervalorizadas ou francamente delirantes. Depois das ideias de ciúme, a pessoa é compelida à verificação compulsória das suas dúvidas. O(a) ciumento(a) verifica se a pessoa está onde e com quem disse que estaria, abre correspondências, ouve telefonemas, examina bolsos, bolsas, carteiras, recibos, roupas íntimas, segue o companheiro(a), contrata detectives particulares, etc. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula, até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal-estar da dúvida.

PERGUNTA DO MÊS 

No contexto do empreendedorismo, diga o que entende por Startup?

a) Empresa recém-criada, ainda em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados.

b) Grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que poderia fazer dinheiro.

c) Todas as anteriores.

d) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

O que entende por Parque de Ciência e Tecnologia?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter