Newsletter - Setembro 2018

 Setembro - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

MESCTI Troca Experiências com Países Baixos

Uma delegação multissectorial chefiada pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Bragança Sambo,  e integrada pelo Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, pelos Magníficos Reitores das Universidades José Eduardo Santos e da Óscar Ribas, pelo Director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, pelo Conselheiro da Embaixada de Angola nos Países Baixos e demais quadros afectos ao MESCTI deslocou-se à Holanda, onde cumpriu uma missão de trabalho de 23 a 26 de Setembro com o intuito de aferir a organização e funcionamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo daquele país, visando a sua adaptação para o Ensino Superior em Angola e implementação de forma mais eficiente os programas e acções constantes do Plano de Desenvolvimento Nacional “PDN 2018/2022”.

Delegação Angolana Participou na Reunião de Ministros no Âmbito do SASSCAL

Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, chefiou a Delegação Angolana que participou de 20 a 21 de Setembro de 2018, na reunião de Ministros no âmbito do SASSCAL (Centro da África Austral para Ciências e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos), que foi presidida por Sua Excelência Vice-Presidente da República da Namíbia Nangolo Mbumba, onde foram apresentados os resultados alcançados pelo SASSCAL num período de  sete anos (primeira fase), bem como as  estratégias para a segunda fase do SASSCAL 2018–2022.

MESCTI Realiza Encontro para Definição de Projectos Prioritários para a Agenda Empresarial e de Inovação 2018 - 2022

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou, no dia 13 de Setembro, no Hotel de Convenções de Talatona, o encontro para a definição de temáticas e/ou projectos prioritários entre as Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (I&D) e Empresas, com o objectivo de propor a prioridade nacional em termos de investigação científica e inovação tecnológica para uma Agenda Empresarial e de Inovação. O encontro teve o seu foco em áreas prioritárias como Agricultura e Florestas, Pecas e Mar, Saúde, Ambiente, Energia e Águas, Indústria e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por serem transversais e portadoras de futuro. 

Universidade Agostinho Neto Organiza 6.ª Edição da Feira do Livro

A Universidade Agostinho Neto (UAN), pela Biblioteca Central, realizou de 18 a 21 de Setembro, no Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), a 6.ª Edição da Feira do Livro, um certame que teve como objectivo interagir com a comunidade académica, divulgar trabalhos de autores e de editoras, com vista a promover o gosto pela leitura e investigação científica no seio da sociedade. 

MESCTI Realizou a 9.ª Edição da Feira do Inventor/Criador Angolano (FeICA)

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou de 14 a 16 de Setembro de 2018 a 9.ª Edição da Feira do Inventor/Criador Angolano (FeICA), uma actividade técnico-científica e cultural que se insere nos programas do Governo Angolano de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica. 

EVENTOS

Submissão de Trabalhos para as X Jornadas Científicas do ISCISA

O Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) da Universidade Agostinho Neto (UAN) informa que estão abertas as inscrições para a submissão de trabalhos para as X Jornadas Científicas sob o lema “Saúde, um bem comum: desafios para a melhoria da prestação de serviços,  a realizar-se nos dias 7 e 8 de Novembro de 2018 no Campus Universitário do Camama.

OPORTUNIDADES

Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia - Recrutamento de Especialistas

O Governo de Angola (GdA) assinou um Acordo de Financiamento com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para custear o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), cujo objectivo é contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. O recrutamento de especialistas esteve aberto até ao dia 5 de Outubro. 

ARTIGOS

Opinião

O Cérebro do Psicopata

Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Neurocientista e especialista em Informática Biomédica, Doutor pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria Max Planck em Munique, na Alemanha. 

Actualmente, é Director do Núcleo de Informática Biomédica da Unicamp e Professor de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas, (Campinas, Brasil). 

A maioria das pessoas é incapaz de entender como uma personalidade anti-social e criminosa, tal como a de um "serial killer" (assassino em série), é possível, num ser humano como nós. Não são apenas os assassinos em série, mas uma grande proporção de criminosos violentos na nossa sociedade (em torno de 25% dos prisioneiros) mostram muitas características do que a psiquiatria chama de "sociopatia", um termo melhor e mais preciso do que psicopatia. A DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) ou Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), o importante manual de diagnóstico utilizado por psicólogos e psiquiatras, define um distúrbio genérico, denominado "distúrbio da personalidade anti-social" (DPA) e lista suas principais características, que podem ser facilmente reconhecidas em indivíduos afectados. A Organização Mundial de Saúde também definiu a sociopatia, na sua classificação de doenças CID-10 (Classificação Internacional de Doenças ), usando o termo "distúrbio da personalidade dissocial".

PERGUNTA DO MÊS 

Que factores influenciam o preço do petróleo?

 

a) A procura e a demanda.

b) Os estoques de petróleo dos Estados Unidos da América.

c) A situação geopolítica internacional.

d) O valor do dólar americano no mercado cambial.

e) Todas as anteriores.

f) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Quais as principais funções do Fundo Monetário Internacional (FMI)?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter