Newsletter - Outubro 2018

 Outubro - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Conheça o Programa da 2ª Conferência de Engenharia e Arquitectura da FEUAN

Conheça o programa da 2ª Conferência de Engenharia e Arquitectura da Faculdade de Engenharia (CEAFE) da Universidade Agostinho Neto. Após o processo de avaliação dos 30 resumos recebidos pela Comissão Científica da CEAFE, foram aceites para comunicação oral 26 (86.7 %) e recusados 4 (13.3 %). Relembra-se que a CEAFE, com o lema “A Engenharia e Arquitectura na Solução de Problemas da Sociedade”, realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de Outubro de 2018.

Centro Tecnológico Nacional Abre Novo Ciclo do Projecto Inclusão Digital com Conteúdos Educacionais

O Centro Tecnológico Nacional (CTN), órgão superentendido pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI),  iniciou no dia 9 de Outubro na Escola Móvel "Contentor MESCTI/SAMSUNG", actualmente no espaço CNIC/CTN – situado na Avenida Ho Chi Minh, em Luanda, o terceiro ciclo de interacção com crianças e adolescentes, no âmbito do projecto "Inclusão Digital com Conteúdos Educacionais".

O Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior: o que traz de novo?

O Estatuto da Carreira Docente do Ensino Superior, aprovado em Decreto Presidencial n.º 191/18, de 8 de Agosto, é um instrumento normativo que define a trajectória do pessoal docente do ensino superior, criando um elo entre progresso profissional e aquisição de conhecimentos, competências e  habilidades. O documento substitui o Estatuto da Carreira Docente Universitária que tinha o seu âmbito de aplicação limitado à Universidade Agostinho Neto. 

EVENTOS

Jornadas Científicas da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Univ. Jean Piaget

A Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Jean Piaget de Angola organiza eventos científicos (Workshops, Conferências, seminários e palestras) no sentido de partilhar conhecimentos Científicos das investigações realizadas, apresentando propostas para a melhoria de diversos aspectos das ciências e tecnologias aplicadas na resolução de diversas problemáticas do país, bem como actualizar e melhorar os conhecimentos relativos às áreas de Electromecânica, Refinação de Petróleos, Informática, Construção Civil, Pesquisa e Produção de Petróleos. Nesta senda, as jornadas em abordagem nesta circular, serão realizadas com objectivo de fornecer informações e ainda sensibilizar a comunidade académica, em particular, e a sociedade Angolana, em geral, sobre o impacto das Ciências e Tecnologias no desenvolvimento sustentável.

OPORTUNIDADES

Candidaturas Abertas para o Cargo de Director Executivo do Centro Internacional de Investigação do Atlântico – AIR CENTER

O Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Center) informou a abertura, até ao dia 31 de Outubro de 2018, das candidaturas ao cargo de Director Executivo, com vista a dirigir esta organização internacional recém-formalizada na segunda etapa da sua implementação, para o seu pleno funcionamento a partir de 2021. O AIR Center é uma organização internacional com uma estrutura central escassa (funcionários e escritórios) fornecida pela Associação para o Desenvolvimento do Centro de AIR (AD AIR Center), recentemente formalizada pela lei portuguesa, com sede na Ilha Terceira dos Açores e escritórios em Lisboa.  

ARTIGOS

Opinião

Incubadoras: conceito e principais caracterís-ticas

Natália Martins Nunes

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp. 

Actualmente, sócia do Escritório Nunes, Duarte & Maganha Advogados Associados, Brasil. 

Junto com a grande expansão das startups no mercado, surgiram importantes aliados na hora de pôr as ideias inovadoras em acção. Nesse contexto foram criadas as incubadoras. Tais agentes do ecossistema têm como papel acompanhar, avaliar e apoiar o negócio durante todo o período inicial, visando criar condições propícias para o seu desenvolvimento e fortalecimento no mercado. Em muitos casos, as incubadoras procuram apoiar startups e pequenas empresas de acordo com necessidades sociais prévias ou orientações do governo. Apenas para exemplificar, caso uma região necessite desenvolver o transporte local, projectos ligados a essa área serão incentivados.

PERGUNTA DO MÊS 

O que entende por uma Start-up?

 

a) Empresa nova ou em fase de arranque, de carácter inovador, ligada à tecnologia.

b) Empresa com um modelo de negócio e um produto bem definidos, adequados ao mercado.

e) Todas as anteriores.

f) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Que factores influenciam o preço do petróleo?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter