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Conheça Alguns dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação Apresentados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia

 

Os indicadores de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e de Inovação constituem uma ferramenta incontornável para situar Angola no ranking de desenvolvimento científico e tecnológico a nível regional e internacional. O levantamento de indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) visa aferir o grau de desenvolvimento científico e tecnológico por via da medição da realização de actividade de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Cada país precisa de definir os tipos de indicadores que deseja para monitorizar e aferir o impacto do investimento em I&D, em termos da produção científica e tecnológica e quiçá na economia.

Neste âmbito, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), com a co-organização do Ministério do Ensino Superior (MES), realizou no pretérito dia 18 de Julho de 2017, em Luanda, uma sessão de apresentação dos Resultados do 2º Inquérito dos Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. No discurso de abertura da actividade, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Prof.ª Doutora Maria Cândida Pereira Teixeira, reafirmou a importância dos indicadores de CTI tendo em conta que “através destes é possível obter uma percepção generalizada de como estamos em termos de financiamento à ciência e como estão focados ou como são eficientes e eficazes os actores do SNCTI, isto é, as Instituições de Ensino Superior (IES), de Investigação & Desenvolvimento (I&D), as empresas e ONGs, no tocante às realizações científicas, obtenção de resultados, valorização de produtos e inovação.

A actividade contou com 3 apresentações, nomeadamente: 

  • Introdução aos Indicadores de CTI e à Metodologia Aplicada, apresentada pelo Coordenador do Grupo Técnico Ad-hoc para os Indicadores de CTI, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto;
  • Resultados dos Indicadores de Investigação Científica e de Desenvolvimento Experimental, também apresentada pelo Prof. Doutor Domingos da Silva Neto;
  • Resultados dos Indicadores de Inovação, apresentado pelo MSc. Sebastião Mateus.

Contrariamente ao 1º Inquérito Nacional de CTI/2013, durante o 2º/2016, não foi possível enviar uma equipa multidisciplinar às instituições e/ou empresas. Assim, foi tomada a decisão de se realizar o 2º Inquérito Nacional de CTI por correio electrónico. Contudo, os conceitos e metodologias utilizados seguem o Manual de Oslo. Por outro lado, o acompanhamento e interacção fez-se essencialmente por correio electrónico, telefone ou através de encontros de trabalho no MINCT e raramente nas instituições ou empresas inquiridas, o que levou a actualização de formulários.

Com o levantamento das listas das Instituições de Ensino Superior (IES), de I&D, de empresas e ONGs, foram apuradas as informações concernentes ao tempo de existência das instituições, assim como estabelecido um contacto prévio para se confirmar os endereços e/ou contactos, definindo a amostra. As listas das instituições foram fornecidas pelo Ministério do Comércio (micro, pequenas e médias empresas), Ministério da Indústria (grandes empresas), Ministério da Ciência e Tecnologia (Instituições de I&D), Ministério do Ensino Superior (IES) e Instituto Nacional de Estatística (lista geral de empresas).

Em relação ao inquérito às I&D e às IES as taxas de resposta foram as seguintes: I&D: 77.4% (24/31) e IES: 24.1% (13/54). Ou seja, apenas 24.1% das IES responderam. Destaca-se, no entanto, que 61.5% (8/13) das IES públicas responderam e contra 12.2% (5/41) das IES privadas.  Assim, destacam-se os seguintes indicadores (I&D e IES) preliminares:

Gastos em CTI: 0.08 % do PIB

Número de investigadores nas instituições de I&D: 327

    • Doutores: 59, dos quais 74.6% são homens
    • Mestres: 93, dos quais 62.4% são homens
    • Licenciados: 175, dos quais 57.7% são homens

Contudo, em termos de Equivalente a Tempo Integral (FTE) os 327 passam para 266.5. Ou seja, 18.5% trabalha em tempo parcial.

Número de investigadores nas instituições de I&D, por área: 

    • Ciências agrárias (39.4%)
    • Ciências médicas (26.9%)
    • Ciências naturais (23.2%)
    • Engenharia e Tecnologia (7.6%)
    • Ciências sociais (2.1%)
    • Humanidades (0.6%)

Número de técnicos nas instituições de I&D: 258

Contudo, em termos de Equivalente a Tempo Integral (FTE) os 258 passam para 125.4. Ou seja, 51.4% trabalha em tempo parcial.

Número de docentes/investigadores nas IES públicas: 1073 

    • Doutores: 246, dos quais 82.9% são homens
    • Mestres: 471, dos quais 70.7% são homens
    • Licenciados: 356, dos quais 72.4% são homens

Contudo, em termos de Equivalente a Tempo Integral (FTE) os 1073 passam para 276.2. Ou seja, 74.3% trabalha em tempo parcial.

Número de docentes/investigadores nas IES públicas, por área:

    • Ciências agrárias (3.6%)
    • Ciências médicas (7.4%)
    • Ciências naturais (24%)
    • Engenharia e Tecnologia (6.8%)
    • Ciências sociais (49.3%)
    • Humanidades (6.3%)

Número de técnicos nas IES públicas: 178

Contudo, em termos de Equivalente a Tempo Integral (FTE) os 178 passam para 33.5. Ou seja, 81.2% trabalha em tempo parcial.

 

Quanto aos aos indicadores de inovação, a taxa de resposta das empresas foram as seguintes: 31.3% (41/131), sendo que 71.6% das empresas foram inquiridas em Luanda. Destacam-se os seguintes indicadores de inovação preliminares:

Empresas inovadoras por província:

    • Luanda: 35
    • Bengo: 2
    • Kwanza Sul: 1
    • Huambo: 1
    • Namibe: 1
    • Luanda Sul: 1

Percentagem de empresas por tipo de inovação

    • Processo: 61%
    • Organizacional: 58.5%
    • Inovação de marketing: 53.7%
    • Produto: 51.2%

Origem das inovações nas empresas

    • Resto de África: 24.4%
    • Europa: 24.4 %
    • EUA: 9.8%
    • Ásia: 4.9%

Origem de parceiro de cooperação

    • Europa: 9.8%
    • Ásia: 6.5%
    • África: 4.9%

Propriedade Intelectual

    • Registo de marca: 20.5%
    • Patente nacional: 15.4%
    • Registo internacional de patente: 2.6%
    • Registo de modelo industrial: 2.6%
    • Reivindicação de direito de autor: 2.6%
    • Licença de direito de propriedade intelectual: 2.6%

Principais factores que dificultam as actividades de inovação

    • Falta de fundos internos (empresa): 24.4%
    • Falta de financiamento externo: 17.1%
    • Custos de inovação muito altos: 14.6%
    • Dificuldade em encontrar parceiros: 9.8%
    • Falta de necessidade devido a inovações anteriores: 9.8%

 

 

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UAN Outorga Novos Graduados do Ano Académico de 2016

A Universidade Agostinho Neto (UAN) realiza hoje, dia 18 de Julho de 2017, a Cerimónia Central de Outorga de Diplomas a licenciados e mestres do ano académico 2016 a ter lugar no Campus Universitário, em Camama. 

Para o ano académico 2016, a UAN conta com 1606 licenciados e 119 mestres, perfazendo um total de 1725 graduados.

A Cerimónia Central de Outorga de Diplomas será orientada pela Magnífica Reitora da Universidade Agostinho Neto, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo e estará reservada aos 34 os melhores licenciados da UAN , e aos 119 mestres.

Os restantes licenciados receberão os seus Diplomas entre os dias 19 e 28 de Julho em cerimónias dirigidas por cada Unidade Orgânica da UAN. 

 

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Conheça a Khan Academy, um Recurso de Aprendizagem Personalizado para todas as Idades

A Khan Academy é um recurso online que oferece exercícios, vídeos de instrução e um painel de aprendizagem personalizado que permite as pessoas aprenderem ao seu próprio ritmo dentro e fora da sala de aula.  

Enquanto organização sem fins lucrativos, a Khan Academy tem por missão oferecer uma educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar. Esta organização privilegia assuntos relacionados com a matemática, a ciência, a programação de computadores, a história, a história da arte, a economia e muito mais. Relativamente à matemática, a Khan Academy procura guiar os estudantes do jardim de infância até ao cálculo, usando tecnologias adaptativas de ponta que identificam os pontos fortes e lacunas na aprendizagem. 

Com vista a oferecer conteúdos especializados, a Khan Academy tem parcerias com instituições como a NASA, o Museu de Arte Moderna, a Academia de Ciências da Califórnia e o MIT.

Conheça por dentro a Khan Academy em: https://pt.khanacademy.org/about

 

 

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Descobre a Tua Profissão! Conheça o Portal Design the Future.

O portal "Design the Future" é uma plataforma de exploração vocacional com vídeos e reportagens sobre as diversas profissões e opções formativas. Assim, qualquer pessoa pode descobrir a sua profissão! O portal baseia-se num motor de busca desenvolvido pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Portugal.

O portal permite que o utilizador introduza os seus interesses (ex. actividades práticas, sociais, literárias, etc), capacidades (ex. artísticas, físicas, intelectuais, etc.) ou ambiente de trabalho (ex. ar livre, laboratório, etc) e disponibiliza informação sobre profissões de acordo com os dados introduzidos. Também interessante é o facto de o portal disponibilizar o perfil de profissionais actualmente no activo (em Portugal).

Por outro lado, é também possível pesquisar cursos (ex. Profissionais, Licenciatura, Mestrado, etc.) ou instituições (em Portugal) por área introduzida pelo utilizador.

Adicionalmente, o perfil de cada profissão é descrito detalhadamente, permitindo assim que o utilizador tenha uma real noção de cada profissão do seu interesse. Por exemplo, o seguinte link mostra o perfil de um Engenheiro Civil (especialidade em pontes e viadutos):

http://www.designthefuture.pt/discover_job.aspx?e=engenheiro-civil-especialista-em-pontes-e-viadutos#desc

 

 

 

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Lançamento do Livro Aplicação da Didáctica no Ensino Superior

A Mayamba Editora (www.mayamba-editora.com)  e  os autores Felipe Silva Miranda e Hilda Ruiz Echevarría têm a honra e o grato prazer de convidar V. Exa a participar do acto de lançamento do livro  APLICAÇÃO DA DIDÁCTICA NO ENSINO SUPERIOR, a ter lugar HOJE, dia 21 de Junho de  2017 (Quarta-feira), às 16H00, na Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, sita na Av. 4 de Fevereiro (marginal), Luanda. 

A apresentação do livro estará a cargo da Professora Doutora Suzanete Nunes da Costa, Decana da Faculdade de Ciências. 

 

 

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Chamada de Artigos - Revista Ciências e Políticas Públicas

A Revista Ciências e Políticas Públicas convida todos os interessados a submeter artigos científicos originais em todas as áreas das Ciências Sociais e Políticas. 

A Ciências e Políticas Públicas é uma revista científica bianual, publicada pelo Centro de Administração e Políticas Públicas (Portugal) que procura ser um fórum de discussão de investigação em ciências públicas e políticas públicas, reunindo académicos, policymakers, policy enforcers e activistas. 

Esta publicação científica pretende ser um veículo, quer da análise para a política (analysis for policy) quer da análise da política (analysis of policy), levando em consideração a relevância dos contextos e das acções para as políticas públicas. Diferentes vertentes podem ser identificadas neste sentido: Política e Governo; Administração e Políticas Públicas; Comportamento Organizacional; Sociedade, Comunicação e Cultura. As duas primeiras estão mais próximas das Políticas Públicas em sentido estrito, enquanto as últimas tendem a incidir sobre o contexto e as acções. 

 

Normas de submissão 

Os artigos a submeter deverão estar escritos, preferencialmente, em Português ou em Inglês, sendo publicados numa destas línguas. Deverão também incluir um resumo em Português e em Inglês com um máximo 150 palavras e 4 palavras-chave. Os artigos devem ter uma extensão não superior a 7500 palavras (incluindo quadros, figuras, notas de rodapé e referências), em letra Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1.5 linhas. As referências bibliográficas deverão seguir as normas APA (American Psychological Association). 

Os artigos estarão sujeitos ao modelo da avaliação duplamente anónima. 

 

Submissão de Propostas 

As propostas devem ser enviadas por correio electrónico, em ficheiro Word, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Mais informação

http://capp.iscsp.ulisboa.pt/eventos/call-for-papers-call-for-projects/item/1962-chamada-para-artigos-ciencias-e-politicas-publicas 

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