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Oportunidade: Bolsas para o Curso de Diplomacia da Ciência

O Sistema de Pesquisa e Informação para Países em Desenvolvimento (RIS) e o Programa de Cooperação Técnica e Económica do Ministério das Relações Exteriores  da Índia (ITEC) informam que estão abertas, até o dia 7 de Dezembro de 2018, as candidaturas a bolsas de Estudo para o curso de Diplomacia da Ciência, que se realizará de 7 a 18 de Janeiro de 2019, na cidade de Nova Deli, Índia.

O curso destina-se a participantes interessados em questões relacionadas com a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e com a Cooperação Sul-Sul. O curso  tem como objectivo familiarizar os participantes sobre o papel e a importância da Diplomacia Científica nas relações internacionais, os benefícios da diplomacia de Ciência e Tecnologia (C&T) e o seu papel em estimular a capacidade de C&T nos seus respectivos países ao lidar com instituições parceiras a nível regional e multilateral, bem como organizações internacionais, incluindo a ONU e outras agências internacionais.

O curso inclui um momento de interacção com professores especialistas, estudos de caso, discussões em grupo e visitas de campo. O material didáctico e bibliográfico serão fornecidos aos participantes pelo RIS. 

Serão abordados os seguintes temas no curso:

  • Conceito e Contornos da Diplomacia Científica;
  • Modalidades da Diplomacia Científica nas Relações Bilaterais, Regionais e a Nível Multilateral;
  • Ciência, Tecnologia e Inovação: Desafios do Desenvolvimento e o Papel da Diplomacia Científica;
  • Comércio, Investimento e Tecnologia;
  • Cooperação Sul-Sul e Diplomacia Científica.

 

Subsídios

A Bolsa de Estudo cobre o bilhete de passagem, alojamento, subsídio de subsistência, subsídio para aquisição de material didáctico, etc., de acordo com as regras do Programa ITEC / SCAAP do Ministério das Relações Exteriores do Governo da Índia. Mais detalhes podem ser vistos no site do ITEC: www.itec.mea.gov.in

 

Inscrição

Os candidatos interessados deverão fazer a sua inscrição on-line no seguinte link: https://www.itecgoi.in/courses_list.phpsalt3=b2e5a3381a20182019&salt4=5101b375a237&salt=be20d13fcb99, e enviar o formulário devidamente preenchido às Embaixadas da Índia nos seus respectivos países.

 

Destinatários

Os membros da sociedade civil, comunidade diplomática, investigadores, media, académicos e funcionários públicos envolvidos em temas relacionados com a ciência, tecnologia e inovação (CTI) que lidam com as relações exteriores ou gestores de projectos internacionais em CTI são elegíveis para participar no curso.

 

Mais informação: https://www.itecgoi.in/courses_list.php?salt3=b2e5a3381a2018-2019&salt4=5101b375a237&salt=be20d13fcb99

 

 

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Prorrogação: Bolsas de Estudo para Mestrado em Engenharia de Petróleo na Noruega

 

A Aker Solutions Enterprises Lda. (AKSEL) e a Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU) em colaboração com a Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto (UAN), informam que estão abertas as candidaturas a 05 (cinco) bolsas de estudo para Mestrado em Engenharia de Petróleo através do Programa AKSEL Academy (Iniciativa Angolano-Norueguesa para o Ensino Superior).

O objetivo do Programa AKSEL Academy é contribuir para o fortalecimento do ambiente acadêmico da UAN e aumentar a oferta de Engenheiros qualificados para atender a demanda da indústria de petróleo em Angola.

O curso de Mestrado em Engenharia de Petróleo terá duração de 24 (vinte e quatro) meses, será leccionado por docentes da NTNU, ministrado integralmente na Língua Inglesa na cidade de Trondheim, Noruega e terá início em Agosto de 2019.

Aos que concluírem o curso será concedido o título de MASTER OF SCIENCE IN PETROLEUM ENGINEERING pela Norwegian University of Science and Technology e deverão comprometer-se a retornar a Angola por pelo menos 2 (dois) anos a fim de integrar o corpo docente da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.

O presente programa de bolsas de estudo está destinado aos candidatos que atendam os pré- requisitos relacionados abaixo:

  • Ter nacionalidade Angolana com residência permanente no País;
  • Ter idade não superior a 35 (trinta e cinco) anos;
  • Ser licenciado em Engenharia com grau outorgado em 2017 ou anos anteriores pela
    Universidade Agostinho Neto;
  • Proficiência na Língua Inglesa a nível intermediário (a ser avaliado por escola credenciada);
    Ter média igual ou superior a 14 valores nas disciplinas de Matemática (Cálculo I, II, III) e
    Estatística;
  • Disponibilidade para frequentar o curso de inglês preparatório obrigatório para o Exame TOEFL
    (Test of English as a Foreign Language aplicado via internet) para os candidatos que forem
    seleccionados na 3a fase do processo de selecção;
  • Atingir a nota mínima de 90 pontos, exigida pela Universidade Norueguesa de Ciência e
    Tecnologia no exame TOEFL aplicado na 4a fase do processo de selecção.

O formulário de inscrição e o Edital detalhado deverão ser retirados no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da UAN, sito na Avenida 21 de Janeiro, em Luanda no período de 7 a 10 de Dezembro de 2018 no horário das 10:00 às 17:00 horas. O formulário poderá ser baixado clicando aqui.

Os formulários de inscrição preenchidos e os documentos exigidos deverão ser devolvidos no Departamento de Investigação Científica e Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia da UAN na seguinte data e horário:

12 de Dezembro de 2018 das 09:00 às 11:00 horas

Para efeitos de candidatura serão exigidos os seguintes documentos:

  • Formulário de Inscrição preenchido;
  • Cópia legível do diploma de licenciatura em Engenharia pela Universidade Agostinho Neto;
  • Cópia legível do Certificado de Habilitações ou declaração com notas discriminadas do
    curso de Engenharia emitido pela Direção dos Assuntos Académicos da Universidade
    Agostinho Neto;
  • Cópia legível do Bilhete de Identidade de Cidadão Nacional;
    Atestado de residência;
  • Registo criminal autenticado pelo MIREX;
  • 1 fotografia colorida recente em formato tipo passe (passaporte) 4,5cm x 3,5cm;
  • Cópia legível da 1a, 2a e 3a páginas do passaporte com validade mínima de 3 (três) anos;
  • 02 Cartas de recomendação com informações de contacto da pessoa de referência;
  • Cópia legível do Cartão de Vacinas Internacional.

A selecção dos candidatos que atendam os pré-requisitos e que apresentem toda a documentação exigida será realizada pela comissão de selecção composta por membros da AKSEL, da UAN e da NTNU.

O processo de selecção será realizado em 4 fases, de carácter eliminatório e classificatório, que consistirá em:

1ª Fase Análise dos Formulários de Inscrição e documentos 13 de Dezembro de 2018
2ª Fase Teste de nível de proficiência em Inglês

Janeiro de 2019 (data a ser definida)

3ª Fase Entrevistas individuais em Português e Inglês Janeiro de 2019 (data a ser definida)
4ª Fase Exame TOEFL* Maio de 2019 (data a ser definida)

*O Programa AKSEL Academy oferecerá um curso intensivo de Inglês obrigatório de 14 de Janeiro à 06 de Maio de 2019 aos candidatos que forem seleccionados na 3ª Fase do processo de selecção.

 

O valor da Bolsa de Estudo de Mestrado inclui ajuda de custo para alimentação e acomodação. Passagem aérea e seguro de viagem serão custeados pelo programa AKSEL Academy durante a duração do Mestrado.

O resultado final do processo de selecção será publicado em Maio de 2019 no Jornal de Angola (data a ser definida).

Contatos através do email:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Para baixar o Edital em PDF, clique aqui.

O formulário poderá ser baixado clicando aqui.

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