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MINCT abre concurso para 16 bolsas de doutoramento em ciência

O Ministério da Ciência e Tecnologia abriu inscrições para candidaturas a 16 bolsas de doutoramento nas mais várias áreas das ciências, ao abrigo da edição de 2015, do Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento (PGCD), do Instituto Gulbenkian de Ciência em colaboração com a Fundação Ciência e Tecnologia (FCT), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Brasil (CAPES), e com o apoio do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação (MESCI) de Cabo Verde.

A recepção das candidaturas decorre até ao dia 30 de Agosto de 2014, no Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC), sita na Avenida Ho-Chi-Min, junto às instalações do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto.

O programa compreende duas fases: a primeira, de 8 meses, terá lugar em Cabo Verde e será de aulas e seminários dados por especialistas mundiais.

A segunda fase de 40 meses, será para desenvolvimento de projectos de investigação que possam dar origem a teses de doutoramento a ter lugar em centros de excelência de Portugal ou do Brasil.

Os estudantes com aproveitamento terão acesso a bolsas durante os 4 anos de programa com início em Janeiro de 2015.

 

Requisitos para a pré-candidatura

·      Ser cidadão Angolano (fotocópia do B.I.)

·      Ter até 35 anos de idade

·      Ter grau de licenciatura ou de mestre (diploma e certificados)

·      Falar fluentemente inglês

·      Duas cartas de recomendação de professores, pesquisadores ou de pessoas de reconhecida competência na área de estudos do candidato

·      Carta de motivação

 

Áreas de formação

Podem candidatar-se ao programa, os detentores de grau de licenciatura em: Engenharia Química ou Química, Biologia, matemática, Física, Veterinária, Agronomia, Farmácia, Biotecnologia, biomedicina, medicina, Laboratório Clínico, Bioquímica, Microbiologia e Segurança Alimentar.

Todos os pré-candidatos serão entrevistados com o objectivo de avaliar à sua qualidade científica, motivação e empenho, pensamento crítico, raciocínio estruturado, compromisso com os objectivos do programa, condições de adaptação a novas circunstâncias e perspectivas de actuação após a finalização do curso.

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