Menu
RSS

novembro 2019

MESCTI Alinhado ao Programa do Executivo Vocacionado ao Combate à Pobreza

No dia 25 de Novembro do ano em curso, o Secretário de Estado para Ciência Tecnologia e Inovação, em representação da Sua Excelência Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), recebeu em audiência os técnicos dos Órgãos Auxiliares da Presidência da Republica e os técnicos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em cumprimento ao mapeamento e monitoramento dos programas do Executivo vocacionados para redução da pobreza, promoção do crescimento sustentado e inclusivo.

Os técnicos do MESCTI informaram que no âmbito do PDN 2018-2022, estão sendo desenvolvidas as seguintes actividades:

  • Atribuição de Bolsas de estudo pelo INAGBE;
  • Financiamento de Bolsas de estudo para Mestrados, Doutoramentos e Pós Doutoramento, sendo 55% destas bolsas atribuídas à mulheres, pelo Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia - PDCT;
  • Financiamento de bolsas de estudo a 250 meninas do Ensino Médio, com certificado de pertencer a um grupo vulnerável, pelo PDCT;
  • Acções de Detenção de Talentos, pela Direcção Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (DNDTI);
  • Construção do Museu da Ciência;
  • Formação e Capacitação dos Professores, pela Direcção Nacional de Formação Pós-Graduada.

 Para mais informação faça o downlod do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza e o PDN 2018-2022.

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, aos 26 de Novembro de 2019.

 

 

 

 

Ler mais ...

Chamada de candidaturas de 2020 para apoio à investigação na África Austral do IFAS

O Instituto Francês da África do Sul (IFAS) divulga a chamada de candidaturas de 2020 para o apoio à investigação sobre a África Austral. São elegíveis projectos de investigação, trabalhos de campo, eventos científicos e publicações no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Os candidatos podem ser mestres, estudantes de doutoramento, estudantes de pós-doutoramento e investigadores seniores, além de unidades de investigação.

O IFAS é um instituto francês de investigação no estrangeiro, no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do CNRS, que abrange toda a África Austral (UMIFRE 25, USR 3336): África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto,Malawi, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Suazilândia e Zimbabwe).

É encorajada a apresentação de propostas de projectos transregionais, de projectos que desafiem fronteiras epistemológicas e propostas relacionadas com a África Lusófona, sendo a excelência científica o principal critério de selecção.


Termos e Condições:

1. Sem exigência de nacionalidade.
2. Projectos em consonância com os programas do Instituto de Investigação:

  • Arqueologia e Pré-História
  • História das Sociedades da África Austral
  • Dinâmicas Contemporâneas: estudos urbanos e mudanças democráticas e económicas.

Data limite de submissão das candidaturas: 31 de Dezembro de 2019.

Para mais informações, visite o site do IFAS.

 

Ler mais ...

Assista Aqui a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia!

  • Publicado em Eventos

É já nesta terça-feira, 12 de Novembro de 2019, que decorrerá a abertura da 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia (CNCT), no Centro de Convenções de Talatona em Luanda, a partir das 14:00. A grande novidade, é que poderá assistir a conferência clicando AQUI, e estar por dentro de todas as matérias.

A 6ª CNCT decorrerá de 12 a 14 de Novembro do corrente ano, com o objectivo de apresentar e discutir resultados de investigação científica e trocar experiências sobre a contribuição da ciência na melhoria da qualidade do ensino, no apoio à economia e na resolução dos problemas sociais. 

No mesmo dia e local (12/11), será feito o corte da fita da 1ª Edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica – FIEBaT. A FIEBaT é um evento que tem como objectivo divulgar e premiar os produtos, serviços e processos inovadores com potencial económico e social para o desenvolvimento sustentável que tenham sido produzidos em Angola nas IES (Instituições de Ensino Superior) e II&D (Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento). 

O credenciamento dos participantes para o evento ocorrerá a partir das 10:00, isto é, 4 horas antes do início do evento.

Para ter acesso ao programa e ao livro de resumos da 6ª CNCT basta clicar nos links abaixo. 

 

Programa da 6ª CNCT.

Livro de Resumos da 6ª CNCT.

 

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais