Menu
RSS

setembro 2019

Bolsas Criar Lusofonia 2019 - Prazo 31 de Outubro - Inscreva-se Já!!!

Decorre, até 31 de Outubro de 2019, o prazo para candidatura ao programa Bolsas Criar Lusofonia, gerido pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal.
O concurso Criar Lusofonia tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para cidadãos de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Com estas bolsas, pretende-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores/investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono. São instituídas duas bolsas de criação/investigação literária que permitirão estadias de quatro meses em Portugal ou num dos outros sete países lusófonos. Pelo menos uma das bolsas será atribuída a um português. Será atribuída a cada bolsa a quantia de 3000 €.

Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação escritores e investigadores com obra publicada nos respectivos países e, preferencialmente, também fora deles.

Calendário

• Selecção pelo júri: até 31 de Dezembro de 2019:
• Entrega pelos bolseiros de programas individuais de desenvolvimento do projecto: entre 15 e 30 de Janeiro de 2020;
• Desenvolvimento dos projectos: entre Março e Setembro de 2020;
• Entrega de relatórios finais de estada e das obras realizadas: até 31 de Outubro de 2020;
• Entrega da obra final no prazo de 1 ano após o último relatório.


Regulamento - Bolsas Criar Lusofonia 2019 [PDF]


Mais informações e esclarecimentos: Centro Nacional de Cultura www.cnc.ptEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Ler mais ...

MESCTI Divulga a Lista dos Resultados Finais dos Candidatos às Bolsas de Mérito.

 

No âmbito da materialização do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado à luz do Decreto Presidencial n.º 67/19, de 22 de Fevereiro, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vem por meio desta, divulgar os resultados finais do processo de selecção dos candidatos às bolsas de mérito.

Para ter acesso a pauta de resultados finais, clique aqui.


Luanda, aos 26 de Setembro de 2019.

 

 

Ler mais ...

Assinado Acordo para Implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, entre o Governo de Angola e a UNESCO

Considerando que o Governo deseja reforçar a sua cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) colocando à sua disposição fundos para suportar a implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, (doravante referido como PNFD-CTI), foi assinado no dia 18 de Setembro de 2019, aquando da abertura da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, o Acordo entre o Governo Angolano e a UNESCO para implementação do referido programa.

O Acordo foi assinado pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, em representação ao Governo Angolano, e pela Directora Geral da UNESCO, Dra. Audrey Azoulay.
Especificamente, o Acordo prevê as seguintes componentes:
• Estabelecimento e gestão de um mecanismo de bolsas de Doutoramento, para formação de 165 doutores até 2027;
• Actividades de capacitação e infra-estrutura de instituições de investigação científica angolanas;

O Governo Angolano também suportará o destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO para apoiar na implementação do PNFD-CTI.
As componentes do PNFD-CTI estarão sujeitas a um projecto e orçamento detalhados, separados, preparados pela UNESCO, que serão aprovados pela UNESCO e pelo Governo por meio de troca de notas e serão parte integrante do referido Acordo.
O destacamento de funcionários angolanos para a UNESCO será formalizado através de acordos de destacamento específicos propostos pela UNESCO, de acordo com as suas regras e regulamentos.

 

Ler mais ...

9ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa – FORGES 2019

  • Publicado em Eventos

Comunica-se aos dirigentes, investigadores e interessados na Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa que será realizada em Brasília, Brasil, de 20 a 22 de Novembro de 2019, a 9ª Conferência da FORGES, sob o lema: "O Ensino Superior e a Promoção do Desenvolvimento Humano: Contextos e Experiências nos Países e Regiões de Língua Portuguesa".

Co-Organizada pela Universidade de Brasília e a FORGES, em parceria com o Instituto Federal de Brasília, a 9ª conferência tem como objectivo discutir sobre o modo de actuação das instituições de ensino superior, no sentido de promover valores como a democracia, a ética, a liberdade, a responsabilidade social, o pensamento científico e crítico, que, por sua vez, trazem influências nos âmbitos político, social e cultural.

A Submissão de resumos de comunicações poderá ser feita até 30 de Setembro de 2019 obedecendo aos seguintes sub-temas:

  1. Políticas do Ensino Superior para a promoção do desenvolvimento humano;
  2. A comunicação entre as instituições de ensino superior e a sociedade;
  3. O papel da Pedagogia do Ensino Superior na promoção do desenvolvimento humano integral;
  4. Impacto das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento local e
    comunitário;
  5. Estratégias institucionais de gestão para suporte às políticas nacionais,
    regionais e internacionais de desenvolvimento humano sustentável;
  6. O ensino superior como regulador dos sistemas educativos para a promoção e inclusão sociais;
  7. Perspectivas de educação superior no âmbito da nova era de convergência científica e tecnológica;
  8. Ensino superior, empreendedorismo e emprego.

 

Modalidades de inscrição e datas importantes:

  • Submissão de resumos de comunicações das Sessões Paralelas: Até 30 de Setembro de 2019;
  • Notificação da aceitação de comunicações para Sessões Paralelas: Até 7 de Outubro de 2019;
  • Envio do texto final para publicação nas Atas: Até 25 de Outubro de 2019.


Para mais informação: http://www.aforges.org/

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais