Menu
RSS

janeiro 2021

Concurso para Atribuição de 2 Bolsas de Investigação de Pós-doutoramento - Prazo: 25 de Janeiro 2021

Encontra-se aberto até o dia 25 de Janeiro de 2021, o concurso para a atribuição de 2 Bolsas de Investigação para bolseiro de pós-doutoramento no âmbito do projecto VAST- VALUES ACROSS SPACE AND TIME, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT)/NOVA FCSH, com a referência VAST (EU 101004949), financiado por fundos Europeus através da Comissão Europeia (H2020), nas seguintes condições:

a) Área Científica genérica: Literatura

b) Área Científica específica: Literatura Tradicional

c) Requisitos de admissibilidade:

  • Obtenção do grau de doutoramento há menos de 3 anos;
  • Tese de doutoramento em Letras;
  • Sólidos conhecimentos e experiência em investigação literária e arquivística;
  • Interesses de investigação centrados na relação entre contos populares e cultura (preferencial);
  • Familiaridade com índices de contos, nacionais e internacionais, como o ATU, e com os contos de Grimm (preferencial);
  • Familiaridade com conceitos das humanidades digitais e gestão de bases de dados;
  • Capacidade comprovada de organização, independência e trabalho em equipa;
  • Fluência em língua inglesa e portuguesa.

d) Duração da(s) bolsa(s):

A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto a 15 de fevereiro de 2021, eventualmente renovável.

e) Valor do subsídio de manutenção mensal

O montante da bolsa corresponde a 1616 EUR, pago mensalmente e por transferência bancária, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

f) Métodos de seleção:

Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular e entrevista. Os candidatos admitidos a concurso serão avaliados em duas fases: a primeira fase consistirá na avaliação curricular (AC) e a segunda na Entrevista (E), com as seguintes ponderações: AC 0-90 pontos e E 0-10 pontos. Apenas os candidatos com classificação da AC de 80 pontos ou mais passarão à segunda fase (E).

g) As candidaturas devem ser submetidas por email acompanhadas dos seguintes documentos:

  • Curriculum Vitae (máx. 4 páginas), com evidência dos elementos requeridos na AC;
  • Certificado de grau de doutoramento;
  • No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionada/o. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa;
  • Carta de motivação (máx. 1 página).

As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a referência VAST (EU 101004949) BIPD1

Mais informação: http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=130263&lang=pt

 

Ler mais ...

Oportunidade: Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia - Candidaturas até 15 de Março de 2021

Estão abertas as candidaturas para o Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia, até o dia 15 de Março de 2021. Este prémio visa promover e homenagear a excelência nas ciências básicas, definidas para incluir as disciplinas de química, física, matemática e biologia, a base sobre a qual o conhecimento científico pode ser propagado e que são fundamentais para o avanço da inovação e do desenvolvimento sustentável.

A UNESCO convida os governos dos Estados Membros, em consulta com suas Comissões Nacionais, as organizações não governamentais que mantêm parcerias oficiais com a UNESCO e atuam em áreas relevantes cobertas pelo Prêmio, as Cátedras UNESCO, os Centros de Categoria 2, as uniões científicas internacionais e universidades propor candidatos individuais para a edição de 2021 do Prêmio Internacional Mendeleev de Ciências Básicas da UNESCO-Rússia.

O Prémio, concedido anualmente a dois vencedores, tem como objetivo recompensar os indivíduos por suas principais realizações em termos de desenvolvimento, difusão e cooperação internacional nas ciências básicas, que tiveram um impacto transformador, significativo em escala regional ou global. Cada um dos dois vencedores individuais receberá um prêmio financeiro de US $ 250.000,00, bem como uma medalha de ouro e um diploma.

As candidaturas devem ser feitas online (em inglês ou francês) por meio de um modelo dedicado disponível na página do processo de inscrição, que se encontra no seguinte link: https://en.unesco.org/stem/basic-sciences-prize/apply

Mais informação em: https://en.unesco.org/stem/basic-sciences-prize

Ler mais ...

Candidaturas Abertas para o Programa Bolsas de Estudo em Economia e Políticas Públicas da Universidade de Tsukuba (Japão)

A Universidade de Tsukuba do Japão, informa que estão abertas as candidaturas ao Programa de Bolsas de Estudo em Economia e Políticas Públicas, até ao dia 5 de Fevereiro de 2021.

O Programa de Bolsas de Estudo em Economia e Políticas Públicas (PEPP) é um programa ministrado em inglês, que oferece um mestrado em Políticas Públicas Internacionais. O programa visa fornecer a formação e as competências necessárias para a concepção, delineação e implementação de políticas públicas com ênfase em habilidades quantitativas em economia com tecnologias modernas, como análise de Big Data, econometria, análise GIS, análise de imagens de satélite, análise de inquéritos domiciliares, análise de dados populacionais e investigação em saúde em países em desenvolvimento.


Critérios de Elegibilidade

Para serem considerados elegíveis os candidatos devem:

  • Ter um diploma de licenciatura e ter concluído 16 anos de educação escolar (até o nível de graduação);
  • Ter uma sólida formação em economia e métodos quantitativos associados (álgebra linear, cálculo e estatística), sendo estes obrigatórios.

Nota: Os candidatos que concluíram sua educação universitária em países onde a escolaridade formal dura menos de 16 anos, que têm pelo menos 22 anos e que passaram pelo menos um ano em uma pesquisa ou instituição semelhante, também podem se inscrever preenchendo e envio do formulário fornecido (Certificado de Atividades de Pesquisa).

  • Demonstrar proficiência no uso da língua inglesa. Confirmar o nível de proficiência enviando as pontuações do TOEFL ou outra evidência considerada apropriada pela Escola de Pós-Graduação. Uma pontuação TOEFL de iBT100, PBT600 ou superior é preferível para admissão.

As candidaturas são feitas online no link https://pepp-cepgt-oas.hass.tsukuba.ac.jp/.

 

Para mais informação, aceda: http://pepp-cepgt.hass.tsukuba.ac.jp/admission/

Ler mais ...

Governo de Angola reafirma compromisso com a UNESCO na implementação do Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação

No âmbito da implementação do Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciências, Tecnologias e Inovação (NPDT-STI) realizou-se no dia 18 de Janeiro de 2021, uma reunião virtual presidida por Sua Excelência Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Profª. Doutora Maria do Rosário Bragança que contou com a participação de Sua Excelência Embaixadora Ana Maria de Oliveira, Delegada Permanente da República de Angola junto da UNESCO; a Directora Geral Adjunta da UNESCO para as Ciências Exactas e Naturais, a Senhora Shamila Nair-Bedouelle; o Coordenador Internacional da Bienal de Luanda e Director da Antena da UNESCO em Luanda, o Senhor Enzo Fazzino; o Director da Academia Mundial de Ciências (TWAS), o Senhor Romain Murenzi; dentre outros altos funcionários do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Delegação Permanente da República de Angola junto da UNESCO e dos diferentes sectores da UNESCO.

O objectivo geral deste projecto visa o desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza, através da criação de um Programa Nacional de Formação Doutoral que irá fortalecer as instituições de investigação nacionais angolanas em Ciência, Tecnologia e Inovação e beneficiará 165 jovens estudantes angolanos, no grau de Doutoramento entre 2020 e 2027. Este acordo de cooperação educacional foi assinado pela Directora-Geral da UNESCO, a Senhora Audrey Azoulay, e a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Maria do Rosário Bragança, durante a cerimónia inaugural do Fórum dos Parceiros da Primeira Edição da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de paz, em Setembro de 2019.

O Programa de Formação Doutoral regista actualmente um atraso de execução devido aos constrangimentos provocados pela pandemia da COVID-19, que reduziu drasticamente a capacidade dos países em executar projectos. A reunião virtual permitiu identificar os aspectos mais importantes para o arranque do Programa, tendo em conta as implicações financeiras e a disponibilidade dos quadros para a sua execução.

Na ocasião, a Ministra Maria do Rosário Bragança reafirmou o compromisso do Executivo Angolano na implementação deste Programa estratégico através da disponibilização no primeiro trimestre do corrente ano de uma verba inicial para a sua operacionalização e a identificação de potenciais candidatos junto das instituições académicas e de investigação nacionais. Por seu lado, a Directora Geral Adjunta da UNESCO para as Ciências Exactas e Naturais garantiu total engajamento da Organização no acompanhamento da implementação deste Programa modelo para o continente africano e o compromisso na identificação imediata de instituições académicas parceiras para o lançamento do Programa em Setembro de 2021.

 

Fonte: Delegação Permanente da República da Angola junto da UNESCO.

Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Equipamento Informático para o Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual do IAPI, Incluindo a sua Instalação

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATOS

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

 

Um dos principais objectivos é equipar o Instituto Angolano da Propriedade Industrial (IAPI). Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público "Equipamento Informático para o Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual do IAPI, Incluindo a sua Instalação" que foi aberto. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link:

1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Equipamento Informático para o Sistema de Gestão da Propriedade Intelectual do IAPI, Incluindo a sua Instalação"

 

 

 

Ler mais ...

SARIMA: Chamada para Manifestação de Interesse até 20 de Janeiro de 2021

Estão abertas até o dia 20 de Janeiro de 2021, as candidaturas à manifestação de interesse dirigido à especialistas interessados ​​em trabalhar com a Associação de Gestão de Investigação e Inovação da África Austral (SARIMA) para desenvolver artigos sobre a aplicação e uso do Quadro de Competências Profissionais (PCF) para gestão de investigação no contexto de um projecto intitulado “Construindo a profissão de gestão de investigação por meio do Programa de Reconhecimento Profissional de Gerentes de Investigação”.

O projecto é financiado pelo Programa Especial de Investigação e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR), patrocinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e co-patrocinado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICHEF), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial; e a ESSENCE on Health Research (Grant número P20-00003).

Detalhes de submissão de candidatura

Para candidatar-se o interessado deverá:

  1. Preencher o formulário de manifestação de interesse;
  2. Enviar um curriculum vitae actualizado e uma citação descrevendo a abordagem proposta com prazos, horas necessárias e as taxas para o seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Por favor, indique no e-mail o seguinte na linha de assunto: EOI - Seu nome e sobrenome.

Para mais informação, o candidato deverá contactar a Dra. Karin Dyason (Gerente de Projecto) no seguinte e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Ler mais ...

BOLSAS DE MÉRITO 2021: Candidaturas abertas de 11 de Janeiro a 31 de Março!

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação vem, por este meio, tornar público que no dia 11 de Janeiro de 2021 estarão abertas as candidaturas às bolsas de estudo no âmbito do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 67/19, de 22 de Fevereiro, e encerrarão no dia 31 de Março de 2021.

Bolsas de estudo disponíveis por níveis de ensino, para o ano de 2021:

  • Especialidades médicas;
  • Mestrado;
  • Doutoramento.

As candidaturas serão feitas, exclusivamente, no site www.inagbeangola.com.

Requisitos:

  1. Idade:
  • Até 30 anos – Mestrado e Especialidade Médica;
  • Até 35 anos – Doutoramento;
  1. Curso:
  • Mestrado (ter licenciatura) e Especialidade Médica(ter a licenciatura ou mestrado em medicina);
  • Doutoramento – ter mestrado;
  1. Ter média igual ou superior a 16 (dezasseis) nos níveis precedentes (Licenciatura e Mestrado);
  2. Ter situação militar regularizada, para os candidatos do sexo masculino;
  3. Interessados, com visto de estudante e até 2 anos de permanência no país de formação, aceites ou a frequentar um curso de pós-graduação (1º ano de Mestrado, ou 1°/2° ano de Doutoramento), numa universidade colocada no ranking das 600 melhores universidades do mundo em 2019, dentro de um dos rankings: Times Higher Education Ranking, QS World University Ranking e ARWU- Shangai Ranking, localizada num dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Austrália, Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Dinamarca, Espanha, EUA, França, Holanda, Hungria, Itália, Japão, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Rússia, Singapura, Suíça e Ucrânia.

Processo de Selecção

O processo de selecção decorrerá em Angola e será assegurado por um Júri Nacional, sendo constituído por 7 (sete) fases consecutivas e eliminatórias, nomeadamente: (1) Candidatura, (2) Análise Documental, (3) Testes de Conhecimento, (4) Entrevista Centrada nas Competências, (5) Entrevista Final, (6) Exames Médicos e (7) Selecção pela Instituição de Ensino Superior Estrangeira. Os candidatos já aceites ou a frequentar cursos de pós-graduação em instituições no estrangeiro referidas no número III.5, estão isentos das fases 3, 4, 6 e 7 deste processo selectivo.

 Documentação necessária:

  • Fotocópia do Bilhete de Identidade;
  • Fotocópia do Passaporte;
  • Comprovativo da situação militar regularizada (para candidatos do sexo masculino);
  • Carta de recomendação de um professor, e/ou do orientador, empregador ou ex-empregador que conheça o candidato;
  • Declaração de frequência de estudos da instituição (para os que estão em pós-graduação numa Instituição de Ensino Superior estrangeira de referência);
  • Diploma e Certificado de Licenciatura, com notas discriminadas, para candidatos a bolsa de Mestrado;
  • Diploma e Certificado de Mestrado, com notas discriminadas, para candidatos a bolsa de Doutoramento;
  • Declaração ou Recibo de Homologação/Reconhecimento dos estudos emitido pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior;
  • Esboço do projecto de investigação, para os candidatos ao Doutoramento;
  • Declaração de compromisso, caso seja seleccionado, em como regressa ao país, após a conclusão da formação.

 

Para mais informação, envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., ou entre em contacto no seguinte número: +244 922157333.

Baixe aqui o Edital das Bolsas de Mérito 2021: Versão 1, Versão 2.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais