Menu
RSS

fevereiro 2021

Anúncio de 4 Vagas para Pessoal – Nó Nacional SASSCAL Angola - Prazo: 19 de Abril 2021

O Centro da África Austral para Ciência e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL) informa que estão abertas, até o dia 19 de Março de 2021, as candidaturas para 4 vagas nas seguintes categorias:

  1. Coordenador do Programa;
  2. Oficial Científico;
  3. Oficial do Programa;
  4. Assistente de Administração e Finanças.

O Centro da África Austral para Ciência e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL) foi estabelecido por cinco países da África Austral nomeadamente: Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, e Zâmbia com apoio financeiro da República Federal da Alemanha. O Ministério Federal da Educação e Investigação Científica (BMBF) é o principal doador do SASSCAL. O objectivo geral do SASSCAL é o de melhorar os meios de subsistência das pessoas e aumentar o uso adaptativo dos solos e o desenvolvimento económico sustentável na África Austral sob condições de mudanças globais, com o foco particular em cinco áreas temáticas nomeadamente: Agricultura, Biodiversidade, Clima, Florestas e Água. O SASSCAL concentra-se na investigação científica, desenvolvimento de capacidades e o fornecimento de produtos e serviços apropriados, visando mitigar e / ou lidar com alguns dos prováveis impactes das alterações climáticas.

Processo de Aplicação

Os candidatos devem enviar uma carta de apresentação e um currículo com detalhes da experiência relevante e três árbitros rastreáveis.
As inscrições devem ser enviadas para: 

  • A Diretora Executiva, Dra. Jane Olwoch, Secretariado Regional do SASSCAL, Avenida Robert Mugabe, 28 (esquina da Robert Mugabe com a Newton Street), P.O. Box 87292, Windhoek, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os candidatos selecionados serão notificados até o dia 30 de abril de 2021.

Para mais detalhes faça download dos anúncios aqui: Anúncio de Vagas-Português / Anúncio de Vagas-Inglês / Passport-SASSCAL

 

Ler mais ...

Relançamento do Convite a Apresentação de Propostas para o Sector da Agricultura em Angola - Programa DeSIRA (União Europeia)

A União Europeia lança uma iniciativa em prol do desenvolvimento de inovação inteligente adaptada ao clima através da investigação em agricultura e sistemas alimentares em países em desenvolvimento.

O objectivo global deste convite a apresentação de propostas é contribuir para transformar o sector agrícola em Angola através da inovação e investigação.

O objectivo específico é que a investigação aplicada e inovação possam melhorar a resposta à adaptação à alteração climática e resiliência da agricultura familiar das províncias do Sul de Angola.

As subvenções solicitadas devem ter um montante entre 800.000 e 1.000.000 EUR.

Referência: EuropeAid/169451/FOOD/ACT/AO

Data limite para submissão de propostas: 16 de Abril de 2021

Mais informações, aceda ao link: https://cutt.ly/2lw9kJx

Ler mais ...

Candidaturas Abertas para as Bolsas e Prémio Científico "António Coutinho Science Awards" - 30 de Abril de 2021

Em homenagem ao Professor António Coutinho, antigo Diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e impulsionador da ciência a nível nacional que garantiu a projeção internacional do conhecimento científico, o IGC, em parceria com a Fundação Merck (FM) empresa de ciência e tecnologia, e o Município de Oeiras (MO), criaram um programa anual em seu nome que inclui duas bolsas e um prémio.

Os António Coutinho Science Awards são dirigidos a estudantes dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) ou descendestes de nacionais dos PALOP residentes em Portugal, bem como a estudantes e investigadores doutorados residentes nos PALOP. Estão abertas as candidaturas para a 3ª edição, que irá atribuir duas Bolsas de Investigação e um Prémio Científico.

Esta premiação vêm reforçar o estímulo à diversidade na comunidade científica, dinamizando as carreiras de investigação de excelência nas áreas das ciências da vida, ciências da saúde ou ciências exatas.

Dedicadas a estudantes cidadã(o)s dos PALOP, ou afrodescendentes, inscrito(a)s em programas de mestrado tanto em Portugal como nos PALOP, estas bolsas financiam estágios de investigação experimental desenvolvidos em instituições de investigação portuguesas.

Esta iniciativa distinguirá investigadores dos PALOP com a melhor proposta de trabalho de investigação que fomentem colaborações internacionais, a actualização contínua de conhecimento e promovam transferência de tecnologias.

As candidaturas estarão abertas até o dia 30 de Abril de 2021.
 

Todas as informações sobre o Prémio, as Bolsas e as candidaturas encontram-se: https://gulbenkian.pt/ciencia/pt-pt/centro-colaborativo-gulbenkian/premios/acsa/3a-edicao-2021/

 

Ler mais ...

Declaração sobre o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

DECLARAÇÃO SOBRE O DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E MENINAS NA CIÊNCIA

No dia 11 de Fevereiro celebra-se, pela 6ª vez, o “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”.

É inegável o papel crucial da ciência e da igualdade de género na melhoria do desenvolvimento humano e no alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, pelo que a ciência precisa da participação, cada vez maior, das mulheres e das meninas. Assim, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) apela às mulheres e meninas angolanas a contribuírem, de forma efectiva e relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável do nosso país.

Como forma de sublinhar a importância das mulheres e meninas na busca de soluções para os principais desafios mundiais, com vista à celebração do “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”, 11 de Fevereiro de 2021, a UNESCO destaca o tema “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a COVID-19”.

A COVID-19 tem afectado as relações de ensino/aprendizagem, profissionais, de lazer e afectivas devido às restrições impostas para travar a doença e salvar vidas. Apelamos às mulheres e meninas que continuem a contribuir com a mesma força e determinação como têm feito até aqui, para o reforço da consciencialização pública sobre a necessidade do cumprimento das medidas de combate à COVID-19.

O Governo de Angola, por intermédio do MESCTI e do seu Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, tem em curso acções para reforçar a inserção das mulheres e meninas na ciência, destacando-se, por um lado, o suporte com bolsas de estudo a 250 meninas do ensino secundário, de todas as províncias do país, que frequentam cursos que se adequam ao perfil de entrada para o ingresso em cursos superiores em áreas das ciências naturais, tecnologias, engenharias e matemáticas. Por outro lado, está em fase avançada a avaliação das candidaturas para a atribuição de 155 bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, pretendendo-se que 55% se destinem a mulheres. Certamente que com os resultados obtidos nestas acções, as mulheres e meninas angolanas estarão mais aptas a responder aos diversos desafios que a Organização das Nações Unidas lançou para este ano, tendo declarado 2021 como “Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil”, “Ano Internacional dos Trabalhadores de Saúde e Cuidadores”, áreas em que as mulheres jogam um papel importante, “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”, visando reforçar a segurança alimentar, melhorando a produção alimentar saudável e sustentável, bem como reduzindo as perdas e os desperdícios alimentares.

Em qualquer destes desafios existe um campo vasto para a ciência, quer no domínio das ciências sociais, das ciências da saúde e das ciências agrárias, dentre outros, em busca de soluções inovadoras para os problemas da sociedade, esperando-se um maior envolvimento das mulheres e meninas.

Celebremos o Dia internacional das mulheres e meninas na ciência, com a consciência de que é preciso tudo fazer para que as mulheres e as meninas tenham mais acesso e maior participação na ciência.

Luanda, aos 11 de Fevereiro de 2021

 

A MINISTRA

MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA

Ler mais ...

PDCT: Anúncio de Adjudicação de Contratos - Projecto, Fiscalização da Construção e Modelo de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATOS

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação. Um dos principais objectivos é construir e apetrechar um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT). Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso público "Projecto, Fiscalização da Construção e Modelo de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda" que foi aberto. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando nos seguintes links:

1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Projecto, Fiscalização da Construção e Modelo de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda" Fase 1: Projecto e Modelo de Negócio.

2. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Projecto, Fiscalização da Construção e Modelo de Negócio do Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda" Fase 2: Fiscalização da construção.

 

 

 

Ler mais ...

LISPA cria Programa de Ideação de Negócios para Estudantes Universitários - Candidaturas até 28 de Fevereiro de 2021

Tendo como um dos seus objectivos desenvolver projectos de novas tecnologias que potencializam o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo, o Banco Nacional de Angola através do LISPA “Laboratório de Inovação do Sistema do Sistema de Pagamentos de Angola” e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, inclui no seu leque de ofertas o programa Beta-Shift.

O Beta-Shift LISPA consiste num programa de formação intensivo de três (3) dias para capacitar indivíduos e aspirantes a empreendedores sobre os diferentes conceitos do desenvolvimento de um negócio: desde a validação de negócio, modelo de custo e receitas, às fases de protótipo, de teste e de pitch à investidores.

A iniciativa (Beta-Shift LISPA) inclui 3 dias de workshops, sessões de mentoria e trabalho em equipa, com o apoio de mentores com experiência comprovada no mercado. O programa é composto por duas edições, que irão decorrer de 03 a 05 de Fevereiro de 2021 e de 17 a 19 de Março de 2021.

No formato online, o evento é coordenado pelo Acelera Angola com o apoio do Beta-i. As candidaturas estarão abertas para todos os estudantes universitários até 28 de Fevereiro de 2021. Para inscrever-se aceda ao website do LISPA (www.lispa.ao) com apenas uma ideia.

 

Para informações adicionais queiram por favor, utilizar o seguinte contacto: Pedro Moniz - 940647374, ou envie um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais