Menu
RSS

julho 2022

MESCTI publica o Calendário Académico 2022/2023

 

 

 

REPÚBLICA DE ANGOLA
MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

 

DECRETO EXECUTIVO N.º 40/2022 
DE 19 DE JULHO

Considerando que o Decreto Presidencial n.° 6/21, de 5 de Janeiro, determina que o Departamento Ministerial responsável pela gestão do Subsistema de Ensino Superior deve, anualmente, aprovar o calendário especifico respeitante a cada ano académico a vigorar nas Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas;

Havendo necessidade de se fixar o Calendário do Ano Académico2022/2023, de modo a operacionalizar o Calendário Académico do Subsistema de Ensino Superior, em conformidade com o disposto no artigo 16.° do Decreto Presidencial n.° 6/21, de 5 de Janeiro;

Em conformidade com os poderes delegados pelo Presidente da República, nos termos do artigo 137.° da Constituição da República de Angola, e de acordo com o disposto no n.° 3 do Despacho Presidencial n.° 289/17, de 13 de Outubro, conjugado com a alínea k) do n.° 1 do artigo 5.° do Decreto Presidencial n.° 221/20, de 27 de Agosto, determino:

ARTIGO 1.º
(Aprovação)

É aprovado o Calendário do Ano Académico2022/2023 a vigorar nas Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas, constante do anexo I ao presente Diploma, de que é parte integrante.

ARTIGO 2.°
(Princípios orientadores)

Os princípios orientadores respeitantes à organização e concretização do Calendário do Ano Académico 2022/2023 constam do Anexo II ao presente Diploma, de que é parte integrante.

ARTIGO 3.°
(Aplicação obrigatória)

1. O Calendário do Ano Académico 2022/2023, ora aprovado, é de aplicação obrigatória em todas as Instituições de Ensino Superior Públicas, Público-Privadas e Privadas.

2. O Titular do Órgão Singular de Gestão de cada Instituição de Ensino Superior tem a responsabilidade de assegurar o cumprimento integral das acções prescritas no Calendário Académico Anual, aprovado pelo presente Diploma.

ARTIGO 4.°
(Direito aplicável)

O Calendário do Ano Académico 2022/2023 é aplicável de acordo com as disposições constantes na legislação vigente no Subsistema de Ensino Superior.

ARTIGO 5.º
(Dúvidas e omissões)

As dúvidas e omissões resultantes da aplicação e interpretação do presente Diploma são resolvidas pelo Titular do Departamento Ministerial responsável pela gestão do Subsistema de Ensino Superior.

ARTIGO 6.°
(Entrada em vigor)

O presente Decreto Executivo entra em vigor na data da sua publicação em Diário da República.

 

Publique-se.

Luanda, aos 19 de Julho de 2022.

 

A MINISTRA

MARIA DO ROSÁRIO BRAGANÇA

 

Em anexo: Calendário Académico e Princípios Orientadores

Ler mais ...

Ministra Maria do Rosário Bragança Inaugura o Instituto Superior Politécnico do Bengo!

O Instituto Superior Politécnico do Bengo (ISPBengo) é a segunda Instituição Pública de Ensino Superior a entrar em funcionamento na Província do Bengo e mais nova instituição pública de ensino superior no país, criada pelo Decerto Presidencial nº285/20, de 29 de Outubro. Foi inaugurado Quinta-Feira, 21 de Julho de 2022, pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, para o arranque no ano académico 2022-2023.
 
A responsável referiu que “com esta inauguração, o Executivo dá o exemplo dos passos a seguir para criação e funcionamento de instituições do ensino superior, evitando erros do passado", tendo apelado à presidência da instituição para fazer valer o cumprimento das normas.
 
O ISP Bengo, localizado na comuna das Mabubas , município do Dande, está projectado para ministrar 8 cursos, e iniciará o ano académico 2022-2023 com o curso de Tecnologia Agro alimentar, com três departamentos (Administração e Negócios, Ciências Agrárias, Engenharia e Tecnologias), com 10 docentes e 60 estudantes.
 
A Governadora Provincial do Bengo, Mara Quiosa, manifestou a sua satisfação e alegria, frisando que "a província ganha mais uma fábrica do saber, que vem responder a umas das grandes solicitações dos nossos jovens, que se prende com a necessidade da formação em ciências agrárias, pelo facto da nossa província ser essencialmente agrícola”. Adiantou que o ISP Bengo vai requerer “a nossa atenção e cuidado para superar as barreiras e obstáculos”, tendo augurado uma formação de qualidade nesta instituição, que vai beneficiar cientificamente o sector agrícola da província de forma geral e as cooperativas em particular”.
 
Durante a inauguração foi assinado o memorando de cooperação entre ISP Bengo e a Universidade Rainha Njinga de Malanje, no âmbito da troca de experiências referente ao curso de Tecnologia Agro-Alimentar.
 
Fonte e Imagens: Governo Provincial do Bengo (DCI)
Adaptação: MESCTI (GTICI)
 
Ler mais ...

FUNDECIT realiza Sessão de Esclarecimento Colectivo de Dúvidas sobre os Editais para Financiamento de Projectos no dia 19 de Julho!

A Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) tem a honra de convidar aos Gestores de Instituições do Ensino Superior (IES) e Gestores de Instituições de Investigação Científica (I&D) localizadas em todo o país, assim como os docentes e investigadores interessados, para participarem virtualmente na segunda e última sessão de esclarecimento colectivo de dúvidas sobre os editais para financiamento de projectos pela FUNDECIT, que terá lugar no próximo dia 19 de Julho (terça-feira) a partir das 10h00, com duração máxima de 90 minutos através das seguintes credenciais:

Na expectativa da dignificante participação dos Gestores das IES e I&D, extensiva aos docentes investigadores das mesmas instituições, a FUNDECIT subscreve com melhores cumprimentos.

Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em Luanda, 13 de julho de 2022

 

Por favor, baixar o anexo: Convite

Ler mais ...

Oportunidade: Vaga para Embaixador da Elsevier em Angola

 

Estão abertas as candidaturas para a vaga de Embaixador da Elsevier em Angola, até o dia 18 de Julho de 2022.

O Embaixador terá como responsabilidade trabalhar com os parceiros e clientes da Elsevier para garantir que as soluções/produtos inscritos sejam bem utilizados pelos investigadores e ofereçam valor real. Os embaixadores trabalham em rede com os investigadores, bibliotecários e lideranças acadêmicas para fornecer informação sobre as necessidades dos mesmos, à medida que usam as nossas soluções ou as soluções de nossos concorrentes.

Os Embaixadores da Elsevier trabalharão nos programas de capacitação dos investigadores para ajudar a desenvolver a produção e a qualidade da pesquisa para nossos clientes.

De forma a obter bons resultados, o Embaixador saberá tudo sobre o fluxo de trabalho do investigador em seu portfólio. O mesmo trabalhará em conjunto com os Consultores e Gerentes de Contas da Elsevier para garantir interações bem-sucedidas com os clientes, atendimento excepcional ao cliente e expandir as parcerias existentes.

Factores importantes de sucesso são o aprendizado contínuo, o trabalho em equipe e a partilha de conhecimentos e experiências entre os diferentes membros da equipe e sub-regiões.

O Embaixador reportará ao Consultor Regional de Clientes e Gerente de Contas o seguinte portfólio de produtos:

 

Responsabilidades do Embaixador:

  • Viajar e estabelecer contacto com todas as Universidades de Angola;
  • Gerenciar e expandir relacionamentos com os principais stakeholders do cliente e acadêmicos e investigadores influentes;
  • Garantir o sucesso da implementação e adoção da solução nos clientes;
  • Desenvolver planos de projecto e engajamento com o cliente;
  • Organizar e fornecer treinamento para clientes da Elsevier (presencial e virtual), incluindo (mas não limitado a) investigadores, liderança acadêmica e bibliotecários;
  • Preparação de materiais de treinamento actualizados;
  • Supervisionar activamente compromissos complexos conforme atribuído pelo Consultor de Cliente ou Gerente de Conta;
  • Criar e definir o plano de engajamento de solução específica para o portfólio com o plano holístico de engajamento do cliente de propriedade do gerente de contas;
  • Compreender o cenário nacional e internacional de universidades de pesquisa e impulsionadores da competição global;
  • Expandir o alcance do acadêmico primário para os segmentos de mercado adjacentes - organizações de desenvolvimento corporativo, governamental e econômico. etc.

 

Requisitos:

  • Residência em Angola;
  • Diploma universitário com experiência em investigação científica;
  • Totalmente bilíngue: português e inglês;
  • Ter trabalhado com investigadores ou num laboratório ou centro de investigação;
  • De preferência pesquisa/formação acadêmica;
  • Experiência em treinamento e ensino, presencial ou a distância (virtual);
  • Experiência em engajamento com o cliente e promoção da adoção do cliente;
  • Fortes habilidades de comunicação (verbal, incluindo entrega on-line e escrita) e de apresentação. Deve falar inglês.
  • Gerenciamento de conteúdo local através dos canais de mídia social da Elsevier;
  • Forte networking entre liderança acadêmica e investigadores;
  • Uma paixão pelo envolvimento do cliente, motivação, entusiasmo e energia;
  • Esteja disposto a comprometer um compromisso de tempo de pelo menos 6 horas por semana

A Elsevier oferece ao candidato um ambiente verdadeiramente global, dinâmico e desafiador, com grandes oportunidades para se desenvolver. O candidato fará parte da rede de embaixadores em África, trabalhando com a equipe da Elsevier África e além.

Os benefícios da Elsevier são muito competitivos. A remuneração será baseada nos treinamentos organizados e realizados. Outras atribuições serão baseadas em taxa horária.

Uma avaliação ou business case pode fazer parte do nosso processo de seleção. O candidato deverá estar ciente de que solicitamos referências e uma cópia do seu diploma na fase de oferta, bem como um CV e carta de motivação que deverá ser enviado para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ler mais ...

Sob o Lema: "Consolidar um Ensino Superior de Qualidade", Angola e Moçambique celebraram 60 Anos de Ensino Superior.

No dia 28 de Junho do corrente ano, deslocou-se à cidade de Maputo, República de Moçambique, uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação liderada pela sua Titular, a Ministra Maria do Rosário Bragança, para a celebração dos 60 Anos de Ensino Superior de Angola e Moçambique, que culminou de 29 de Junho a 1 de Julho com uma Conferência Internacional sob o lema: “Consolidar um Ensino Superior de Qualidade”.
 
O presente ano marca os sessenta (60) anos do ensino superior em Angola e Moçambique. Com efeito, decorreram seis décadas desde que os Estudos Gerais Universitários de Angola (EGUA) e os Estudos Gerais Universitários de Moçambique (EGUM) foram estabelecidos, por Decreto, a 21 de Agosto de 1962, criando, deste modo, a primeira instituição de ensino superior nas então colónias portuguesas.
 
As celebrações dos sessenta (60) anos do ensino superior em Angola e em Moçambique, proporcionaram uma ocasião fundamental para os Governos destes dois (2) países mobilizarem os diversos actores da sociedade, nacionais e estrangeiros, que participaram em debates sobre as reformas das políticas públicas do ensino superior e as consequentes acções, na busca de propostas exequíveis para responder aos principais desafios, através de conferências nacionais, regionais, internacionais, eventos virtuais e de outras modalidades, que colheram o melhor da inteligência colectiva da esfera pública que, à posterior, poderão ser transformadas em planos de acção concretos.
 
A Conferência Internacional alusiva aos 60 anos de Ensino Superior de Angola e Moçambique, decorreu em formato híbrido (presencial e on-line). As apresentações dos trabalhos científicos estiveram  organizadas em Conferências Principais, Sessões paralelas e Mesas redondas. A Conferência esteve dividida em eixos ou áreas temáticas gerais, nomeadamente:
  1. Ensino e aprendizagem no ensino superior;
  2. Investigação no ensino superior;
  3. Extensão e inovação no ensino superior;
  4. Governação, administração e gestão do ensino superior
  5. Assuntos estratégicos e transversais ensino superior, i.e., ICT e Transição Digital, Mudanças Climáticas, COVID-19, etc.
O discurso de abertura da Conferência Internacional foi proferido pelo Presidente da República de Moçambique, Eng.º Filipe Jacinto Nyusi, que na sua alocução afirmou que a realização da Conferência Internacional "representa também um marco importante na caminhada de ambos os países na busca de respostas em relacção aos desafios do Subsistema, através da reflexão em torno do passado, do presente e dos desafios e perspectivas do Ensino Superior enquanto fonte de conhecimento para o desenvolvimento do país". Na sua abordagem, enfatizou que "apesar dos ganhos observados, Angola e Moçambique estão longe de ter pessoal suficiente e devidamente qualificado, e o calcanhar de aquiles continua a ser a necessidade de alargar o número de acesso ao Ensino Superior e ao mesmo tempo salvaguardar um ensino de qualidade que seja útil para os graduados, empregadores e a sociedade."
 
 
Para o Presidente Filipe Nyusi o ensejo é de que, a Conferência resulte na partilha de melhor informação, ideias inovadoras e bem estruturadas sobre políticas, estratégias e práticas do Ensino Superior que se podem adoptar para o melhor posicionamento dos países (Angola e Moçambique) na sua missão de formar estudantes, na investigação científica, na extensão, inovação, e na qualificação de docentes, para que os produtos resultantes das Instituições de Ensino Superior Angolanas e Moçambicanas sejam de qualidade relevante para o mercado e a sociedade.
 
Ainda no dia 1 de Julho do presente ano, no culminar da Conferência Internacional, a Ministra Maria do Rosário Bragança (MESCTI - Angola) e o Ministro Daniel Daniel Nivagara (MCTES - Moçambique) assinaram um acordo de cooperação nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação. O acordo estabelece dentre várias acções a cooperação na mobilidade de docentes, discentes e investigadores das IES e I&D, formação graduada e pós-graduada em áreas de conhecimento relevantes para o desenvolvimento social e económico das partes e dos recursos humanos em particular, partilha de documentos legais nos domínios do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação, colaboração entre as entidades responsáveis pela avaliação e acreditação de cursos e programas de graduação e pós-graduação, com vista a assegurar a qualidade do ensino superior e da ciência, fortalecendo a cooperação e a confiança mútua. 
 
Fizeram parte da delegação Directores Nacionais e Consultores do MESCTI, Magníficos Reitores e Vice-Reitores das IES Públicas e Privadas, Professores Catedráticos, Docentes e Investigadores.
 
Para assistir a conferência na íntegra, aceda aos links: Conferência Internacional - Abertura,  Conferência Internacional - Encerramento
 
Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 04 de Julho de 2022.
Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais