Newsletter - Março 2019

 Março - 2019
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Termina a 1ª Semana de Ciência Angola-Portugal

De 18 a 20 de Março realizou-se a Iª Semana de Ciência Angola-Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Bragança, em Portugal, com o objectivo de estabelecer a interacção entre investigadores angolanos e portugueses, para o reforço da rede de cooperação entre as instituições e os investigadores, com a realização de projectos conjuntos de investigação.

MESCTI Recebe Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, recebeu no dia 12 de Março do ano em curso, às 11:45, no edifício sede deste Departamento Ministerial, sito em Talatona, o Ministro dos Negócios Estrangeiros da Finlândia, Sr. Timo Soini, no quadro da sua visita a Angola.

INAGBE Inicia o Processo de Renovação de Bolsas de Estudo Internas de Graduação e Pós-Graduação – 2019

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) informa que decorre de 25 de Março a 18 de Abril de 2019 em Luanda, e de 1 a 18 de Abril de 2019 noutras províncias, o processo de renovação de Bolsas de Estudo Internas de Graduação e Pós-Graduação. Solicita-se aos estudantes bolseiros que assegurem a emissão das declarações de aproveitamento académico e outras informações relevantes dos estudantes bolseiros, dando cumprimento do estipulado no artigo 33.º do Decreto Presidencial n.º 154/14, de 13 de Junho, que aprova o regulamento de Bolsas de Estudo Internas.

EVENTOS

Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila realiza o Iº Congresso Internacional de Ciências Médicas - Inscrições: 02 de Abril 2019

A Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila realiza de 17 a 20 de Abril de 2019, nas suas Instalações, localizada na Rua Sociedade Geografia, em Benguela, o Iº Congresso Internacional de Ciências Médicas sob o lema “A universalização dos cuidados de saúde na comunidade e a formação de profissionais: um desafio para a solução dos problemas de saúde em Angola”.

OPORTUNIDADES

Chamada para Candidaturas: OPAQ-TWAS-IAP - Workshop sobre Política e Diplomacia para Investigadores

A Academia Mundial de Ciências (TWAS), em colaboração com a InterAcademy Partnership (IAP), realiza, de 9 a 13 de Setembro de 2019, na sede da Academia Mundial de Ciências (TWAS), em Trieste, Itália, a 3.ª Edição do Workshop sobre “Política e Diplomacia para Investigadores: Introdução às Práticas de Investigação Responsável em Ciências Químicas e Bioquímicas”.    

OPORTUNIDADES

Doutoramento em Saúde Pública na UAN

Estiveram abertas as candidaturas, até ao dia 31 de Março de 2019, para o Doutoramento em Saúde Pública na Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, aprovado pelo Decreto Executivo N.º27/17 de 25 de Janeiro, do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, publicado no Diário da República I Série N.º14, de 25 de Janeiro de 2017. O Doutoramento decorrerá de Abril de 2019 a Dezembro de 2022, e está a cargo do Departamento de Ensino e Investigação de Saúde Pública (DEI/SP) da Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto (FMUAN).    

ARTIGOS

Opinião

Revisão por Pares – Sobre as Estruturas e os Conteúdos

Ernesto Spinak 

Colaborador da SciELO, Engenheiro de Sistemas e Licenciado em Biblioteconomia, com Diploma de Estudos Avançados pela Universitat Oberta de Catalunya e Mestre em “Sociedad de la Información” pela  Universidade Oberta de Catalunya, Barcelona – Espanha. 

Ao longo da história da comunicação científica, (pelo menos desde o século XVIII, quando a Royal Society nomeou um Committee of Papers), o processo de avaliação por pares foi fundamental na selecção de manuscritos para assegurar que reunissem um conjunto de critérios de qualidade. A prática da avaliação por pares, em que pese as limitações e múltiplas críticas, manteve-se estável por longo tempo, até à introdução da Internet.

PERGUNTA DO MÊS 

No campo da ciência, a revisão por pares diz respeito a um método de avaliação de trabalhos, em que:

 

a) Os trabalhos submetidos para publicação numa revista científica são avaliados por cientistas do mesmo campo.

b) Apenas trabalhos possuem um alto nível científico são aceites para publicação.

c) Todas as anteriores.

d) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Que nome se dá a glândula mestra do organismo responsável por produzir hormónios que regulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription){/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2019 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter