Newsletter - Maio 2019

 Maio - 2019
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

INAGBE Realizará candidaturas às Bolsas Internas de Graduação e Pós-graduação Online

Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo - INAGBE anunciou que a submissão de candidaturas a bolsas de estudo internas de Graduação e Pós-graduação decorreu de 24 de Maio a 22 de Junho de 2019, e que foram feitas Online. O Executivo disponibilizou para 2019, um total de 6.500 bolsas internas. 

Angola na Sessão Anual da Comissão das Nações Unidas para Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, em Genebra, Suíça

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, participou, em Genebra, na 22ª sessão anual da Comissão das Nações Unidas para Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CSTD), para analisar as oportunidades e desafios resultantes de descobertas científicas para o desenvolvimento sustentável. Durante a abertura da sessão anual, a Ministra Maria do Rosário Bragança Sambo, que se fez acompanhar da representante de Angola em Genebra e demais organizações internacionais, Margarida Izata, considerou o encontro bastante positivo, por constituir uma soberana oportunidade de intercâmbio e troca de experiência entre os distintos países, através de uma discussão de alto nível de temas que convergem para a melhor implementação da Agenda 2030.

Workshop com Bolseiras do Ensino Secundário no Âmbito do PDCT

No âmbito do processo de atribuição de 250 bolsas de estudo para meninas vulneráveis, do ensino Secundário, nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), realizou no dia 3 de Abril de 2019, um Workshop com as bolseiras da província de Luanda, no auditório do Magistério Mutu Ya Kevela, que contou com o Coordenador do PDCT, a Assistente de Monitoria e Avaliação do PDCT,  Directores Pedagógicos, Directora Nacional do Ensino Técnico-Profissional do Ministério da Educação, 87% das bolseiras e os seus Encarregados de Educação.

EVENTOS

14.º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), a Associação Cabo-Verdiana de Recursos Hídricos (ACRH) e a Associação Aquashare Moçambique informam que o 14.º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Portuguesa realizar-se-á de 16 a 20 de Setembro de 2019, na Biblioteca Nacional da Cidade da Praia, Cabo Verde, sob o lema “SILUSBA 25 anos construindo a Comunidade da Água da CPLP”.

OPORTUNIDADES

Aberto o Edital para Financiamento de Projectos de Investigação Científica do SASSCAL

O Centro da África Austral para Ciência e Serviços para Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos (SASSCAL) informa que estão abertas, até ao dia 16 de Agosto do corrente ano, as candidaturas para o financiamento de projectos de investigação.O financiamento resulta de uma iniciativa do Ministério Federal da Alemanha de Educação e Pesquisa (BMBF) que visa financiar actividades de investigação que auxiliem no desenvolvimento do capital humano requerido e apoiam o desenvolvimento de ferramentas de tomada de decisão para a acção futura orientada e fornecimento de soluções inovadoras para uma sociedade e economia sustentáveis em regiões-chave, que são severamente afectadas pelas mudanças climáticas. A África Austral é uma dessas regiões-chave.    

 

Programa de Bolsas FLAIR | Chamada de candidaturas

O Programa de Bolsas FLAIR (Future Leaders - African Independent Research) é uma iniciativa da African Academy of Sciencies e da Royal Society, com o apoio do Global Challenges Research Fund (GCRF). As bolsas destinam-se a investigadores talentosos em início de carreira investigativa em África, oferecendo-lhes a oportunidade de construírem uma carreira de investigação independente numa instituição da África Subsaariana, e realizar investigação científica focada nas necessidades do continente. Serão concedidas, em 2019, até 30 bolsas FLAIR. As candidaturas estiveram abertas, online, até 15 de Maio de 2019, através do Sistema de Gestão de Bolsas da Royal Society Flexi-Grant®.    

ARTIGOS

Opinião

9 Conselhos para o Início da Vida Académica

Adelane Rodrigues 

Consultoria Linguística | Produção de Conteúdo | Revisão Textual. 

Se você, hoje, pudesse voltar lá para os seus primeiros dias de aulas no ensino superior, o que você diria para si? É comum que, após o término da graduação, reflictamos sobre os caminhos que percorremos no universo académico. Hoje, entendo a importância de orientar quem está a começar um percurso que já fizemos. Por isso, como iniciei meu estágio de docência neste período, decidi escrever um texto de boas-vindas aos alunos. O texto que eu gostaria de ter recebido na minha época de caloira. Com a ideia em mente, fiz uma publicação no LinkedIn com a pergunta inicial deste texto. Muitas pessoas responderam e contribuíram bastante. Algumas das respostas estão destacadas ao longo deste artigo que é o texto que entreguei, porém com alguns trechos adaptados. As citações das pessoas só foram inseridas aqui mesmo. Vamos lá!!

PERGUNTA DO MÊS 

Quais são os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) actualmente?

 

a) Avaliação de Desempenho das Instituições de Ensino Superior.

b) Licenciamento de Instituições de Ensino Superior.

c) Homologação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior

d) Todas as anteriores.

e) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Qual das seguintes propriedades de uma onda sonora determina o volume de um som?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription){/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2019 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter