Newsletter - Nº6 2019

 Nº6 - 2019
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Angola Participa da Reunião Anual da Rede de Biociências para África Austral

Realizou-se a Reunião Anual da Rede de Biociências para África Austral (SANBio), que decorreu entre os dias 21 e 22 de Maio no Conselho para Investigação Científica e Industrial (CSIR - Council for Scientific and Industrial Research) em Pretória, África do Sul, sob o lema: “Além do vale: contos não contados dos bio-empreendedores”.

CNIC realiza Workshop no âmbito do Projecto de Obtenção de Culturas Ambientalmente Sustentáveis

O Centro Nacional de Investigação Científica (CNIC) realizou no dia 16 de Maio de 2019, pelas 09:30, no seu Auditório, um Workshop cujo tema teve como foco a exploração das potencialidades da Energia Atómica para fins civis, especificamente no melhoramento genético de plantas e na obtenção de novas variedades de interesse económico. O evento enquadra-se no projecto, em curso, de Obtenção de Plantas Resistentes à Seca, aos solos da Província do Cunene, através da indução de mutação por radiação gama.

EVENTOS

Jornadas Europeias de Investigação e Inovação 2019

A Comissão Europeia realiza, de 24 a 26 de Setembro do corrente ano, no Centro Pompidou, em Bruxelas, as Jornadas Europeias de Investigação e Inovação, um evento político anual que reúne líderes mundiais da indústria, finanças, universidades e empresas para debater e moldar o futuro cenário de investigação e inovação. As Jornadas visam mobilizar os cidadãos da União Europeia (EU) e aumentar a consciencialização e compreensão da importância da investigação e inovação na abordagem dos desafios que a sociedade enfrenta. Será uma celebração da melhor investigação e inovação que UE tem para oferecer.

 

Participe na 6ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) organiza a 6ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de 12 a 14 de Novembro de 2019.  Conheça os painéis, inscrições, prazos e contactos.

OPORTUNIDADES

Candidaturas a Bolsas de Estudo Externas de Pós-Graduação Oferecidas pelo Governo Chinês

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) anunciou que decorreu, até ao dia 16 de Junho, o processo de candidaturas a bolsas de estudos externas oferecidas pelo Governo Chinês, para cursos de Mestrado e Doutoramento. Os candidatos destinavam-se a funcionários públicos ou vinculados a uma instituição privada, bem como ser, obrigatoriamente, proficientes na língua inglesa, comprovada através de um certificado IELTS ou TOEFL.    

 

Bolsas de Estudo de Graduação e Pós-graduação para Estudar em Universidades Japonesas

No âmbito da cooperação bilateral entre Angola e o Japão, a embaixada do Japão em Angola informou que estiveram abertas, até ao dia 14 de Junho de 2019, as inscrições para as candidaturas ao programa de bolsas de estudo de Graduação e Pós-Graduação, para o ano académico 2020, do Governo Japonês, através do Ministério da Educação, Cultura, Desportos, Ciência e Tecnologia (MEXT), para estudar em universidades japonesas.    

ARTIGOS

Opinião

4 Habilidades Sem as Quais a Inovação Não Floresce

Thomas Brieu 

Director da empresa DO IT Brasil, Palestrante e Professor da Universidade de São Paulo, Especialista em Escutatória, Storytelling ao vivo, Comunicação Ágil. 

Operamos no mundo por meio de modelos mentais que nos permitem navegar pela vida de forma eficaz, ainda assim, em um mundo em franca transformação e ebulição, talvez não sejam os mais eficientes. A miscigenação das gerações, das culturas, dos diferentes níveis de formação, dos idiomas, dos homens e das mulheres nas organizações, das próprias formas organizacionais que misturam modelos piramidais, matriciais e de redes exige, cada vez mais, competências comportamentais por parte das lideranças. As exigências do chefe não podem mais ser pautadas pelo argumento de que ele é uma autoridade, ou de que possui o conhecimento técnico, ou de que sabe mais do que os outros.

PERGUNTA DO MÊS 

As bolsas de mérito do Programa de Envio Anual de 300 Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo (DP 67/19), destinam-se a:

 

a) Licenciados/Mestres angolanos residentes no país.

b) Licenciados/Mestres angolanos residentes no exterior.

c) Licenciados/Mestres em medicina

d) Todas as anteriores.

e) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Quais são os serviços prestados pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) actualmente?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription){/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2019 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter