Newsletter - Nº7/2019

 Nº7 - 2019
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

Bolsas de Estudo de Mérito: Consulte aqui o Edital

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação tornou público a abertura das candidaturas às bolsas de estudo de Mérito, no âmbito do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados/Mestres Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 67/19, de 22 de Fevereiro.

Angola Marca Presença no Lançamento do Centro Internacional de Formação em Ciências Fundamentais em Portugal

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, participou, em Lisboa, na cerimónia oficial de lançamento do “Centro Internacional para a Formação Avançada em Ciências Fundamentais de Cientistas Oriundos dos Países de Língua Portuguesa - Ciência LP”. O acto, dirigido pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, contou ainda com a presença dos Ministros da Educação Nacional e Ensino Superior da Guiné-Bissau, Dautarin Costa, e da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde, Maritza Rosabal Peña.

EUA com o Pior Desempenho Global em 16 anos no Ranking Mundial de Universidades (QS)

O sistema de ensino superior dos Estados Unidos da América (EUA) registou o seu pior desempenho em 16 anos e está acelerando sua taxa de declínio, de acordo com a 16.ª edição da QS World University Rankings. A classificação, divulgada em 19 de Junho, mostra que 72,6% das 157 universidades classificadas dos EUA baixaram na classificação. Os EUA também registaram um menor número de universidades no ranking das 100 principais universidade do mundo.

União Europeia incentiva a participação de Angola em programas académicos internacionais

O reforço do ensino superior constitui uma das prioridades de cooperação da União Europeia com a África, especialmente com Angola. É assim que, no quadro dessa cooperação, uma Delegação da União Europeia organizou, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, e que reuniu representantes de instituições de ensino superior e estudantes, uma jornada de informação sobre dois programas de mobilidade académica financiados pela União Europeia e acessíveis a candidatos angolanos, nomeadamente o Programa de Mobilidade Académica Intra-África  e Programa Erasmus +.

EVENTOS

Convenção Bio África 2019

A Associação AfricaBio, em colaboração com o Departamento de Ciência e Tecnologia da África do Sul, organizou de 26 a 28 de Agosto de 2019, a Convenção BIO Africa, na cidade de Durban, África do Sul.

OPORTUNIDADES

2.ª Fase de Candidaturas ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em História

Esteve aberta a 2.ª Fase de Candidaturas ao Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: Mudança e Continuidade num Mundo Global (PIUDHist) para o ano lectivo 2019/2020. O PIUDHist é um programa doutoral que resulta da parceria de cinco instituições universitárias portuguesas: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Évora, tratando-se do primeiro programa de doutoramento a assentar numa base interuniversitária em Portugal.    

 

Oportunidade de Emprego: Coordenador do Projecto de Apoio ao Ensino Superior em Angola, Financiado pela União Europeia

A Agência Francesa de Cooperação Técnica Internacional - Expertise France, informou sobre a abertura de candidaturas para a vaga de Coordenador do Projecto de Apoio ao Ensino Superior em Angola. O Projecto é financiado pela União Europeia e implementado pela Expertise France, com uma duração total de 60 meses (2019-2024).    

ARTIGOS

Opinião

O Impacto da Internet Sobre as Neurociências

Sílvia Helena Cardoso, PhD 

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil; Pós-Doutora em Neurociências pela Universidade da Califórnia em Los Angeles, EUA, e Pós-Doutora em Informática Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil. 

Vivemos e nos movemos hoje na plenitude da era da informação. A sobrevivência humana tem exigido máxima actualização da informação. A velocidade do acumulo do conhecimento aumenta de forma vertiginosa em quase todas as actividades humanas. Com a Internet, a gigantesca rede de computadores do planeta, houve uma aceleração ainda maior na curva do conhecimento. Na área médica e científica, a Internet tem figurado como um ambiente essencial, não somente para difusão da informação, mas também para a cooperação entre instituições. Ela tem permitido ao profissional desta área, pensar e agir a nível global, e gerar com maior eficiência e rapidez, produtos de valor para a comunidade.

PERGUNTA DO MÊS 

Na sua perspectiva qual das opções melhor descrevem um inventor?

a) O inventor é uma pessoa que investiga continuamente.

b) O inventor é uma pessoa que inventa, descobre ou cria uma coisa nova, susceptível de ser industrializada.

c) O inventor é necessariamente um engenheiro ou cientista.

d) Todas as anteriores.

e) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>--------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

As bolsas de mérito do Programa de Envio Anual de 300 Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo (DP 67/19), destinam-se a:

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2019 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter