Newsletter - Nº8-9/2019

 Nº 8-9 /2019
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

MESCTI abriu Inscrições para 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia: Actualizado - 5 de Novembro

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informou sobre a abertura das inscrições para a 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, que se realizou no Centro de Convenções de Talatona, de 12 a 14 de Novembro de 2019, em Luanda.

MESCTI Abriu Inscrições para a FIEBAT 2019

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação informou que, no âmbito da realização da 6ª Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia, realizou paralelamente, a primeira edição da Feira de Ideias, Invenções, Inovação e Empreendedorismo de Base Tecnológica - FIEBAT.

Assinado Acordo para Implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, entre o Governo de Angola e a UNESCO

Considerando que o Governo deseja reforçar a sua cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) colocando à sua disposição fundos para suportar a implementação do “Programa Nacional de Formação Doutoral em Ciência, Tecnologia e Inovação”, (doravante referido como PNFD-CTI), foi assinado no dia 18 de Setembro de 2019, aquando da abertura da Bienal de Luanda - Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz, o Acordo entre o Governo Angolano e a UNESCO para implementação do referido programa.

MESCTI Divulga a Lista dos Resultados Finais dos Candidatos às Bolsas de Mérito

No âmbito da materialização do Programa de Envio Anual de 300 Licenciados Angolanos com Elevado Desempenho e Mérito Académico para as Melhores Universidades do Mundo, aprovado à luz do Decreto Presidencial n.º 67/19, de 22 de Fevereiro, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação divulgou os resultados finais do processo de selecção dos candidatos às bolsas de mérito.

Prof. Doutor Filomeno Fortes é o Novo Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) congratulou o Professor Doutor Filomeno Fortes por ocasião da sua eleição ao cargo de Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, no concurso internacional, realizado no pretérito dia 31 de Julho do ano em curso, seguindo procedimentos e critérios de elevado rigor, exigência, transparência, competência e competitividade próprios de uma instituição científica europeia da sua dimensão e prestígio.

MESCTI dá início ao Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação pretende proceder ao levantamento dos docentes universitários e investigadores científicos angolanos na diáspora, considerando informação sobre o número de residentes no exterior com formação em áreas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação. Esta iniciativa surge no âmbito do Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora, inserido no objectivo específico “Capacitação dos Recursos Humanos” da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto Presidencial Nº 201/11, de 20 de Julho), que visa responder ao Programa de Governação 1.2.7: Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica.

EVENTOS

9ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa – FORGES 2019

Comunica-se aos dirigentes, investigadores e interessados na Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa que foi realizada em Brasília, Brasil, de 20 a 22 de Novembro de 2019, a 9ª Conferência da FORGES, sob o lema: "O Ensino Superior e a Promoção do Desenvolvimento Humano: Contextos e Experiências nos Países e Regiões de Língua Portuguesa". Co-Organizada pela Universidade de Brasília e a FORGES, em parceria com o Instituto Federal de Brasília, a 9ª conferência tem como objectivo discutir sobre o modo de actuação das instituições de ensino superior, no sentido de promover valores como a democracia, a ética, a liberdade, a responsabilidade social, o pensamento científico e crítico, que, por sua vez, trazem influências nos âmbitos político, social e cultural.

ISPTEC Realiza 4.ª Jornadas Científicas e Tecnológicas

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) realizou as 4.ª Jornadas Científicas e Tecnológicas sob o lema: “Desafios para o Desenvolvimento de Angola: Industrialização e Diversificação da Economia”. As Jornadas tinham como objectivo principal contribuir para o aumento da cultura científica e tecnológica dos estudantes, pretendendo ser um fórum privilegiado para o debate de novas ideias e propostas de linhas estratégicas de investigação científica que possam ser desenvolvidas num cenário devidamente enquadrado com a realidade económica do País.

OPORTUNIDADES

Chamada de candidaturas de 2020 para apoio à pesquisa na África Austral do IFAS

O Instituto Francês da África do Sul (IFAS) divulga a chamada de candidaturas de 2020 para o apoio à pesquisa sobre a África Austral. São elegíveis projectos de pesquisa, trabalhos de campo,eventos científicos e publicações no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Os candidatos podem ser mestres, estudantes de doutoramento, estudantes de pós-doutoramento e investigadores seniores, além de unidades de investigação.    

Bolsas Criar Lusofonia 2019

Decorreu, de 16 de Setembro a 31 de Outubro de 2019, o prazo para candidatura ao programa Bolsas Criar Lusofonia, gerido pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal. O concurso Criar Lusofonia tem por objectivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita para cidadãos de países da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa.    

ARTIGOS

Opinião

Um PhD para Melhorar a Sociedade, não para Perseguir Elogios Académicos

Julian Kirchherr, PhD 

Professor e Investigador da Universidade de Utrecht, na Holanda. 

Autor do livro "The Lean PhD: Melhore radicalmente a eficiência, a qualidade e o impacto da sua pesquisa". 

Quando se olha para as estatísticas, é difícil não concluir que o actual sistema de doutoramento está fundamentalmente fragmentado. Questões de saúde mental são comuns: aproximadamente um terço dos estudantes de doutoramento correm o risco de ter ou desenvolver um distúrbio psiquiátrico como a depressão. O alto nível de abandono é igualmente preocupante – e possivelmente outro sintoma do mesmo problema. Estudos sugerem que, em média, 50% dos estudantes de doutoramento deixam a pós-graduação sem a terminar – com números mais altos em algumas instituições.

PERGUNTA DO MÊS 

Sobre a Taxa de Câmbio (TC) quais das seguintes opções são verdadeiras:

 

a) A TC é o preço da moeda de um país em termos da moeda de outro país.

b) O Kwanza forte pode diminuir as exportações angolanas.

c) O Kwanza fraco afecta negativamente os importadores angolanos.

d) Todas as anteriores.

e) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>---------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

Na sua perspectiva qual das opções melhor descrevem um inventor?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 {modify}SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription){/modify}

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2019 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter