Menu
RSS

dezembro 2017

Foi Lançado o Angosat-1, o Primeiro Satélite de Comunicações de Angola

 

O primeiro satélite de comunicações de Angola, denominado Angosat-1, foi ontem lançado de Baikonur, Cazaquistão. Em Junho de 2009, o Governo de Angola acordou com a Rússia (RKK Energiya) a construção e lançamento do Angosat-1. Depois de estudos preliminares, a implementação do projecto iniciou em Dezembro de 2012.

O Angosat-1, construído na Rússia, irá permitir serviços de telecomunicações em zonas remotas, incluindo serviços de televisão por satélite, serviços de telefonia móvel, serviços de Internet, etc. Foi projectado para uma vida útil de 15 anos, possui antenas que permitirão comunicações por todo o continente africano e custou aproximadamente 300 milhões de dólares americanos.

Do ponto de vista técnico, o Angosat-1 possui uma massa de aproximadamente 1647 kg, irá operar nas bandas de frequência C e Ku, sendo que o número de repetidores é de 16 na banda C e 6 na banda Ku. Por outro lado, o Angosat-1 é um satélite geoestacionário, ou seja, orbita a cima do equador seguindo a direcção de rotação da terra. Este facto faz com que quando o satélite é visualizado da terra pareça estar parado, o que vai permitir que as antenas em terra possam estar paradas apontando apenas para um ponto fixo no espaço (o satélite). Adicionalmente, o satélite está equipado com thrusters (jatos de gás) que são usados para manobrar o satélite de forma a manter-se na sua órbita. Está ainda equipado com painéis solares.

O centro de controlo do Angosat-1 está localizado em cacuaco, na província de Luanda, considerando que na zona escolhida a interferência electromagnética é baixa. O centro possui além das antenas, geradores, transformadores de potência e estação de tratamento de água.

Finalmente, foram formados vários técnicos angolanos que darão suporte ao projecto.

 

Clique nos seguintes links para ver os vídeos relacionados com o transporte e lançamento do Angosat-1.

https://youtu.be/nGu4kRgrR88

https://www.youtube.com/watch?v=bBT3IshjEtA

Ler mais ...

Candidaturas Abertas para o Curso em Gestão de Ciência para Investigadores dos PALOP

A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação la Caixa, com o apoio do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça e do Instituto de Saúde Global de Barcelona, informam que estão abertas, até ao dia 9 de Janeiro de 2018, as candidaturas para o curso de Gestão de Ciência para investigadores nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). 

O curso tem como objectivo capacitar os participantes com uma variedade de conhecimentos especializados e competências para lidar com os desafios da colaboração internacional na investigação em saúde global.

 

Condições de elegibilidade

  • O curso destina-se a investigadores e/ou gestores que trabalhem na área da investigação em saúde, nacionais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa;
  • Os candidatos devem ter um mínimo de cinco anos de experiência profissional;
  • Idade inferior a 50 anos;
  • Uma carta de apoio à frequência do curso, assinada pelo director da instituição onde trabalha.

 

Duração

  • De 5 a 9 de Fevereiro de 2018, na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, Portugal.
  • De 10 a 14 de Setembro de 2018, na Fundação la Caixa, em Barcelona, Espanha.

 

Como concorrer

As candidaturas devem ser obrigatoriamente submetidas através do formulário online, disponível em: https://gulbenkian.pt/iniciativas/parcerias-desenvolvimento/candidaturas/. 

 

Mais Informações 

Para mais informações consulte: https://gulbenkian.pt/grant/curso-em-gestao-de-ciencia-para-investigadores-dos-palop/

Ler mais ...

MESCTI "Recupera" Literatura Científica de Portugal

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), na legislatura anterior, a partir do então Ministério da Ciência e Tecnologia no cumprimento da sua missão (Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017), “recuperou” de Portugal 201 exemplares de literatura científica sobre Angola (revistas, livros, relatórios, comunicações, memórias, trabalhos, artigos,  boletins, teses de Doutoramento, dissertações de Mestrado, cadernos, etc.), essencialmente produzida antes de 1975 e sobretudo sobre o sector da agricultura.

Assim que esteja disponível, o MESCTI dará a conhecer à comunidade científica como aceder a este material.

Para aceder à lista da literatura científica recuperada clique aqui.

 

Ler mais ...

MESCTI Realizou Conselho Nacional do Ensino Superior e Conselho Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no Hotel de Convenções de Talatona em Luanda, nos dias 11 e 12 de Dezembro, o Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES) e o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), respectivamente.

De acordo com o Estatuto Orgânico do MESCTI, o CNES é o órgão de consulta da Ministra para análise das principais questões relativas ao desenvolvimento do ensino superior. Por sua vez, o CNCTI é o órgão multidisciplinar e multissectorial de consulta da Ministra, para análise das políticas e programas de fomento e promoção de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Os Conselhos realizados contaram com a participação dos Magníficos Reitores, dos Directores Gerais e Gestores das diferentes instituições de ensino superior e de investigação científica públicas e privadas, bem como com quadros do MESCTI e outros distintos convidados.

O CNES teve a seguinte ordem de trabalho: 

  • Quadro actual de desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior;
  • Avaliação dos Docentes e Investigadores: Experiencia da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto;
  • Rankings das Instituições de Ensino Superior;
  • Reformulação das Regiões Académicas;
  • Ingresso no Ensino Superior.

O CNCTI teve como pontos da agenda os seguintes: 

  • Quadro actual do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação:

- Ponto de Situação da CTI em Angola;

- Resultados do IIº Inquérito Nacional da CTI.

  • Avaliação das Instituições de Investigação Cientifica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e seus Actores;
  • Estratégia de Divulgação da Ciência.

Após cada apresentação ocorreu um debate extremamente interessante, tendo o MESCTI tomado nota das várias preocupações/recomendações apresentadas. 

 

Ler mais ...

Angola Participa na 3ª Edição do Fórum de Ciência da África do Sul

A República Sul Africana realizará nos dias 7 e 8 de Dezembro, a 3ª Edição do Fórum de Ciência 2017, que ocorrerá no Centro Internacional de Convenções, em Pretória, África do Sul. Com base no sucesso dos dois primeiros Fóruns, ocorridos em Dezembro de 2015 e 2016, esta edição permitirá um debate público, dinâmico e robusto sobre a interface entre a ciência e a sociedade.

O programa de dois dias reunirá investigadores, funcionários do governo, líderes da indústria, estudantes e representantes da sociedade civil, não só da África do Sul e do resto do continente africano, mas também de outros parceiros internacionais. Angola terá a sua participação no 1º Painel do Fórum com o tema “Reforçar a investigação e a inovação - o papel do governo e das organizações internacionais de Investigação” pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo (na quinta-feira, 7 de Dezembro de 2017).

O programa abordará uma variedade de temas relacionados com a ciência, com foco especial na cooperação Pan-africana e na inovação para o desenvolvimento inclusivo, bem como tópicos que dizem respeito aos desafios face aos desequilíbrios do género na ciência, à promoção da integridade da investigação e ao desenvolvimento da próxima geração de trabalhos de conhecimento. O Fórum também incluirá uma exposição, que demonstrará a excelência na ciência, bem como oportunidades para parcerias globais.

Mais informações sobre o Fórum estão disponíveis em: www.sfsa.co.za

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais