Menu
RSS

março 2020

UNESCO mobiliza 122 países para promover a ciência aberta e o reforço da cooperação face à COVID-19

Ontem, segunda-feira, 30 de Março, a UNESCO realizou uma reunião on-line com ministros responsáveis pela ciência e seus representantes incluindo 122 países e organizações internacionais. Entre os participantes estavam 77 ministros, bem como representantes de organismos internacionais como: Sarah Anyang Agbor, Comissária da União Africana para Recursos Humanos, Ciência e Tecnologia, Mariya Gabriel, Comissária Europeia para Inovação, Pesquisa, Cultura, Educação e Juventude, Moses Omar Halleslevens Acevedo, ex-vice-presidente da Nicarágua e Dr. Soumya Swaminathan, investigador chefe da Organização Mundial da Saúde.

Por Angola participou a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo, fazendo-se acompanhar do Director Nacional para Ciência e Investigação Científica, Prof. Doutor António de Alcochete e do Director Nacional para Formação Pós-Graduada, Prof. Doutor Emanuel Catumbela.

A reunião teve como objectivo trocar pontos de vista sobre o papel da cooperação internacional em ciência e aumentar o investimento no contexto do COVID-19.

O tópico principal da reunião foi a ciência aberta, para a qual a UNESCO trabalha em uma recomendação internacional desde Novembro de 2019. Em relação à ciência aberta, a reunião teve a seguinte agenda de trabalho:

  • A união de conhecimentos, medidas de apoio à investigação científica e a redução da lacuna de conhecimento entre países;
  • Mobilização de tomadores de decisão, investigadores, inovadores, editores e sociedade civil para permitir o livre acesso a dados científicos, resultados de investigação, recursos educacionais e instalações de investigação;
  • Reforço dos vínculos entre as decisões científicas e políticas, para atender às necessidades da sociedade;
  • A abertura da ciência à sociedade enquanto as fronteiras estão fechadas.

A Directora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, apelou aos governos o reforço na cooperação científica e a integração da ciência aberta nos seus programas de investigação científica para prevenir e mitigar crises globais.

“A pandemia do COVID-19 aumenta a nossa consciência da importância da ciência, tanto na investigação, quanto na cooperação internacional. A crise actual também demonstra a urgência de intensificar a partilha de informações por meio da ciência aberta. Chegou a hora de nos comprometermos todos ”, declarou a Directora-geral.

A Sra. Anyang Agbor, da União Africana, enfatizou que “a África precisa de uma colaboração mais forte entre instituições de investigação científica que mobilize a academia e os sectores público e privado. A União Africana, no final de 2019, reconheceu a Ciência Aberta (Open Science) como um divisor de águas no tratamento das desigualdades".

A mensagem da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança, incluiu, dentre outros aspectos, a necessidade de livre acesso a informações e publicações científicas, de apoio para criação de uma plataforma interativa para detecção e notificação de casos ao nível nacional, com emissão de estatísticas e outras correlações, permitindo acompanhar em tempo real a dinâmica e o desenvolvimento da epidemia nos países. Essa ferramenta também poderá ser utilizada para outras doenças, de acordo com o perfil epidemiológico de cada país, no nosso caso, como malária, dengue, infecções respiratórias.

Ao longo destas últimas semanas a comunidade científica internacional tem sido mobilizada em torno da emergência, compartilhando e disponibilizando universalmente os resultados de investigação científica e realizando uma reforma sem precedentes nos seus métodos de trabalho (as principais revistas científicas tornaram o conteúdo sobre o vírus acessível a todos, mais de 1.000 artigos foram publicados em acesso aberto ,em resposta ao apelo da OMS, em poucos dias estabeleceram-se consórcios internacionais de investigação científica permitindo um progresso rápido, incluindo o sequenciamento do ADN do vírus em apenas algumas semanas).

“Todos nós dependemos da ciência para sobreviver”, concluiu Marcos Pontes, Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação do Brasil.

 

Fonte:https://en.unesco.org/news/unesco-mobilizes-122-countries-promote-open-science-and-reinforced-cooperation-face-covid-19

 

Luanda, 31 de Março de 2020.

Ler mais ...

Mensagem às Instituições de Ensino Superior (COVID-19)

Caros Membros da Comunidade Académica
Estudantes, Docentes, Investigadores, Funcionários não Docentes, Directores Gerais e Magníficos Reitores das instituições de ensino superior (IES), públicas, privadas e público-privadas

Decretámos, ontem, a suspensão das actividades lectivas no Subsistema do Ensino Superior, no quadro das medidas preventivas de COVID-19. Não encerrámos instituições. Por conseguinte, todas as actividades não lectivas deverão manter-se, com a devida salvaguarda das medidas preventivas emanadas das autoridades nacionais que a situação impõe, cabendo-nos contribuir para a sua ampla difusão no seio das IES.

Esta é uma oportunidade para privilegiar o atendimento digital, a comunicação electrónica e para usar as plataformas digitais de apoio ao ensino presencial. Algumas IES têm experiências de uso destas plataformas digitais, como a Moodle (só para citar um exemplo), que se revelaram bastante úteis e que será bom revitalizar e partilhar.

Mantenhamos a serenidade, estejamos atentos às informações oficiais e combatamos a desinformação e as “Fake News” que apenas nos enfraquecem nesta luta contra a pandemia COVID-19 que é um teste à resiliência humana.

Saudações Académicas!

 

Prof. Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo

Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

 

Decreto Executivo 02/20 de 19 de Março

Ler mais ...

COVID-19, o que você precisa saber!

Os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV). A doença de coronavírus (COVID-19) é uma nova cepa que foi descoberta em 2019 e não foi identificada anteriormente em seres humanos.

Caracterizar o Covid-19 como uma pandemia não é uma indicação de que o vírus se tornou mais mortal. É sim um reconhecimento da propagação geográfica da doença. Tem se divulgado muitos mitos e informações erradas sobre o coronavírus online – incluindo como o Covid-19 se propaga, como se manter seguro e o que fazer se estiver preocupado com a contaminação pelo vírus. Portanto, é importante ter cuidado ao procurar informações e conselhos.

Como o vírus Covid-19 se propaga?

O vírus é transmitido pelo contacto directo com gotículas respiratórias de uma pessoa infectada (gerada por tosse e espirros) e o toque de superfícies contaminadas. O vírus Covid-19 pode sobreviver em superfícies por várias horas, mas desinfectantes simples podem eliminá-lo.

Quais são os sintomas do coronavírus?

Os sintomas podem incluir febre, tosse e falta de ar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia ou dificuldades respiratórias. Mais raramente, a doença pode ser fatal.
Esses sintomas são semelhantes aos da gripe ou do resfriado comum, que são muito mais frequentes do que Covid-19. É por isso que os testes são necessários para confirmar se alguém tem Covid-19. É importante lembrar que as principais medidas de prevenção são as mesmas: lavagem frequente das mãos e higiene respiratória (quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um cotovelo flexionado ou um lenço de papel e depois jogue fora o lenço de papel em uma lixeira que tenha tampa).

Como posso evitar o risco de infecção?

Aqui estão as três precauções que poderá tomar para evitar a infecção:

 

 

Qual é a melhor maneira de lavar as mãos correctamente?

  • Passo 1: Molhe as mãos e os pulsos com água corrente;
  • Passo 2: Aplique sabão suficiente para cobrir as mãos e os pulsos molhados;
  • Passo 3: Esfregue todas as superfícies, incluindo as costas das mãos, entre os dedos e as unhas, por pelo menos 20 segundos;
  • Passo 4: Enxagúe abundantemente com água corrente;
  • Passo 5: Seque as mãos com um pano limpo ou toalha de uso individual.

Lave as mãos frequentemente, principalmente antes de comer, depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar, e depois de ter ido a casa de banho. Se a água e o sabão não estiverem prontamente disponíveis, use um desinfectante para as mãos à base de álcool com pelo menos 70% de álcool.

Devo usar uma máscara cirúrgica?

O uso de máscara cirúrgica é recomendado caso apresente sintomas respiratórios (tosse ou espirro) para proteger os outros. Caso não apresente nenhum sintoma, não há necessidade de usar uma máscara. O uso de máscara cirúrgica não é suficiente para interromper as infecções, deve ser combinado com a lavagem frequente das mãos, cobrindo a boca e o nariz quando espirrar e tossir, e evitando o contacto próximo com qualquer pessoa com sintomas de gripe ou resfriado (tosse, espirro, febre).

Covid-19 afecta crianças?

Esse é um vírus novo e ainda não sabemos o suficiente sobre como ele afecta crianças ou mulheres grávidas. Sabemos que é possível que pessoas de qualquer idade sejam infectadas pelo vírus, mas até agora houve relativamente poucos casos de Covid-19 entre crianças. O vírus é fatal em casos raros, até agora principalmente entre pessoas idosas com condições médicas preexistentes.

O que devo fazer se minha criança tiver sintomas de Covid-19?

Se os sintomas se agravarem, procure atendimento médico, mas lembre-se de que os sintomas da Covid-19, como tosse ou febre, podem ser semelhantes aos da gripe ou do resfriado comum – que são muito mais frequentes.
Continue com as boas práticas de higiene respiratória e das mãos, como lavar as mãos regularmente, e mantenha as vacinas de suas crianças actualizadas – para que estejam protegidas contra outros vírus e bactérias que causam outras doenças. Como em outras infecções respiratórias, como a gripe, procure atendimento o quanto antes se você ou sua criança perceber o agravamento dos sintomas.

 

Mais informação: https://www.unicef.org/brazil/coronavirus-o-que-voce-precisa-saber

Baixe aqui o poster informativo sobre as medidas de prevenção do COVID-19.

 

Ler mais ...

COMUNICADO: Comissão Interministerial para a Resposta à Pandemia do Coronavírus avalia Medidas de Prevenção e o Plano Nacional de Contingência para o controlo da Pandemia COVID-19

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Comissão Interministerial para a Resposta à Pandemia do Coronavírus, reuniu hoje em Luanda, para avaliar as medidas de Prevenção e o Plano Nacional de Contingência para o controlo da Pandemia COVID-19. Da reunião recomendou-se o seguinte:

  • Necessidade de intensificar o trabalho de Educação Cívica para a prevenção e medidas de contenção da Pandemia, em especial aos viajantes e aos grupos de risco (idosos, crianças, doentes crónicos, entre outros);
  • Recomendar medidas de contenção social, evitando-se ao máximo possível, grupos com grandes aglomerados, em actividades desportivas, culturais, religiosas, familiares e de lazer e evitar espaços fechados;
  • Garantir a protecção das fronteiras do país com base no Regulamento Sanitário Internacional para um controlo reforçado a nível nacional da entrada de viajantes, pelos aeroportos, portos, terminais ferroviários e fronteiras terrestres, para o seu cumprimento, fortalecendo a cooperação Intersectorial para implementar as medidas de controlo e prevenção, pelos organismos da Administração Central e Local do Estado e parceiros;
  • Foi analisado o impacto social e económico da Pandemia no mundo, em África, e em especial na região da SADC, e avaliadas as possíveis consequências no nosso País e as medidas estratégicas a serem adoptadas;
  • Recomenda-se ao público a, observar frequentemente medidas de higiene, participar em reuniões pequenas e estritamente necessárias, evitar deslocações desnecessárias, no interior e para o exterior do País;

A Comissão Interministerial apela a toda a sociedade, em especial à Sociedade Civil, Igrejas, Autoridades Tradicionais, Sector Privado, e outras instituições, a desencadear iniciativas para a educação, sensibilização e prevenção junto das comunidades. Encoraja a sociedade em geral a zelar pelas regras de civismo, comprometimento social, solidariedade, respeito pelas normas e recomendações sanitárias e de segurança, perante um desafio colectivo de toda a Nação.

Chamamos a atenção para a necessidade de ter em consideração o seguinte Comunicado do Ministério da Saúde cujo cumprimento é de carácter obrigatório:

  • Considerando a evolução da pandemia do COVID 19, doença altamente contagiosa que atinge os cinco continentes e mais de 150 países do Mundo;
  • Baseando-se no disposto no Regulamento Sanitário Internacional ratificado pelo Estado Angolano através da Resolução nº 32/2008, de 1 de Setembro da Assembleia Nacional, conjugado com o estipulado no Regulamento Sanitário Nacional aprovado através da Lei 5/87, de 23 de Fevereiro;

Auscultado o Comité de Especialistas Nacionais e Peritos da OMS face a magnitude da Pandemia, o Ministério da Saúde decidiu adoptar adicionalmente as seguintes medidas:

  • Alargar a quarentena obrigatória, a partir do dia 18 de Março de 2020, de no mínimo catorze dias, a todos os cidadãos Nacionais ou Residentes, que em qualquer momento, no decurso desta pandemia, tenham estado em países com transmissão comunitária do novo coronavírus, nomeadamente China, Coreia do Sul, Irão, Itália, Portugal, Espanha e França ou em contacto com doentes afectados pelo COVID 19;
  • Manter a proibição da visita aos cidadãos abrangidos por esta medida enquanto permanecerem nos Locais de Quarentena;
  • Manter a interdição do acesso público às áreas de Quarentena;
  • Reforçar as equipas e as acções de resposta rápida e de vigilância epidemiológica nos níveis Central, Provincial e Municipal bem como nos pontos de entrada do País;
  • Recomendar a todos os organismos públicos e privados, a Quarentena, de no mínimo 14 dias, de todos os funcionários que tenham regressado de países com transmissão comunitária activa;
  • Evitar eventos públicos com a aglomeração de mais de 200 pessoas respeitando-se as demais orientações das autoridades sanitárias;
  • Em caso de suspeita da doença, contactar o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) através do número 111.

 

A COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA A RESPOSTA À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, em Luanda, 17 de Março de 2020.

Ler mais ...

MESCTI ausculta as Empresas e Associações Empresariais Angolanas

O desenvolvimento tecnológico e a inovação em suas diferentes vertentes, seja de produtos, processos, organizacional ou de marketing, têm contribuído para o desenvolvimento sustentável dos países, revolucionando os mercados com a oferta de novos produtos, serviços e emprego.

A contribuição do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) para actual legislatura passa essencialmente pela realização de actividades que respondam aos objectivos e metas dos Programas 1.2.7. “Melhoria da qualidade do ensino e da investigação científica e tecnológica” e 2.2.4. “Transferência de tecnologia e inovação” inscritos no Plano Nacional de Desenvolvimento “PDN 2018 – 2022”.

Na perspectiva de emprestar o potencial da investigação científica na resolução de problemas estruturais, funcionais e de produção da indústria angolana, através do financiamento de projectos conjuntos ciência-indústria, o MESCTI realiza uma auscultação às empresas e associações empresariais angolanas para identificar problemas passíveis de serem resolvidos com a participação efectiva da comunidade científica angolana.

 

Para participar, basta preencher a ficha em anexo, e enviar para os seguintes correios electrónicos: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 11 de Março de 2020.

Ler mais ...

Abertas as Inscrições para o Programa de Visitas de Cooperação Científica TWAS-DFG

O Programa de Visitas de Cooperação Científica TWAS-DFG oferece aos investigadores de pós-doutoramento da África Subsaariana, incluindo a África do Sul, a oportunidade de realizar uma 'Visita de Cooperação Científica' durante três meses a um instituto de investigação na Alemanha.

O objectivo da visita é dar inicio a colaboração científica entre investigadores africanos e alemães para desenvolver vínculos de longo prazo, por meio de outros programas da Deutsche Forschungsgemeinschaft (DFG, ou German Research Foundation). A DFG cobrirá despesas relativas ao seguro de saúde, despesas de viagem e custos de subsistência para a estadia dos candidatos na Alemanha. A administração e operação financeira do TWAS são realizadas pela UNESCO de acordo com um acordo assinado pelas duas organizações.

Elegibilidade

Os candidatos devem possuir seguintes requisitos de elegibilidade:

  • Um doutoramento obtido até antes de 2015;
  • Ser nacional de um país da África Subsaariana, incluindo a África do Sul, e ocupar uma posição de investigação em um país da África Subsaariana;
  • Os candidatos já presentes na Alemanha ou com uma colaboração estabelecida com o host pretendido não são elegíveis;
  • Os destinatários anteriores de uma visita de cooperação do TWAS-DFG não podem se inscrever novamente. Para uma segunda visita, o anfitrião alemão pode solicitar financiamento no âmbito do Programa de Iniciação Internacional à Colaboração da DFG;
  • As mulheres investigadoras são especialmente incentivadas a candidatar-se;
  • Todos os campos académicos serão considerados.

Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição online. Durante o preenchimento da inscrição online, os candidatos também deverão fazer o upload da seguinte documentação:

  • Cópia digitalizada do seu passaporte, mesmo que tenha expirado (página com seu nome e sobrenome);
  • CV, no máximo duas páginas, incluindo uma lista de no máximo 6 publicações;
  • uma carta convite recente de uma instituição anfitriã alemã - no papel timbrado da instituição anfitriã - que deve conter o tempo proposto para a visita (até 3 meses) e deve referir à cooperação proposta.
  • Duas cartas de referência de investigadores seniores familiarizados com o trabalho do candidato. As cartas precisam estar em papel timbrado e assinadas;
  • Cópia do certificado de doutoramento;
  • Evidência de proficiência em inglês ou alemão;
  • declaração de apoio do Director / Director do instituto de origem do requerente: deve confirmar que o Director / Director é favorável à solicitação e que o candidato terá permissão para realizar a visita de cooperação na Alemanha, se for concedido.

Prazo final de submissão de candidatura: 18 de Maio de 2020

Mais informação emhttps://twas.org/opportunity/twas-dfg-cooperation-visits-programme

 

Ler mais ...

Concorra à Vaga de Consultor de Diagnóstico sobre a Pós-graduação em Angola, do Programa de Apoio ao Ensino Superior da Agência Expertise France

Estão abertas até o dia 12 de Março de 2020, as candidaturas à vaga de Consultor de diagnóstico sobre a Pós-graduação em Angola, do Programa de Apoio ao Ensino Superior da Agência Expertise France.

O Programa de Apoio ao Ensino Superior - PAES - é financiado pela União Europeia e implementado pela Agência Expertise France, com uma duração total de 60 meses (Dezembro de 2019 - Dezembro de 2024). O programa apoia o sistema de ensino superior na produção de conhecimento e inovação com fundos para investigação, criação de novos cursos pós-graduados e ensino de competências relevantes para formar quadros mais especializados.
Este programa tem como objectivo aumentar a diversificação económica do país e a criação de empregos em sectores prioritários.

 

Descrição da prestação

O consultor terá de trabalhar em estreita colaboração com a técnica perita do PAES, a Direcção Nacional da Formação Pós-graduada (DNFPG) e o Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatísticas (GEPE) do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) de acordo com a metodologia co-definida a fim de realizar as seguintes actividades:

  • Fase I: Preparação da consultoria:
    - Reunião preliminar durante a qual se especificam as expectativas, metas, metodologia e cronograma para o processo de elaboração do estudo diagnóstico;
    - Redacção de uma nota de enquadramento da missão;
  • Fase II: Recolha de dados primários e secundários;
  • Fase III: Analise, síntese, organização dos dados e redacção do diagnóstico

 

Competências Requeridas

  • Ter um diploma de mestrado ou doutoramento em ciências sociais, economia, direito, estatísticas, estudos de desenvolvimento, educação;
  • Excelente conhecimento do mundo académico angolano;
  • Experiência prévia em concepção e realização de diagnósticos;
  • Excelente capacidade de redacção;
  • Excelente capacidade de análise e síntese;
  • Bom domínio de organização de dados estatísticos;
  • Excelente domínio de Word e Excel. Conhecimento de SPSS seria uma vantagem;
  • Capacidade de trabalho autónomo e em equipa, grandes qualidades relacionais.

 

Lugar, Duração e Modalidade de Execução

  • Lugar: Sede do MESCTI (Talatona) - Luanda e possíveis deslocações nas províncias em função das necessidades de recolha de dados;
  • Data de início da prestação: 23 de Março 2020;
  • Data de entrega dos produtos: 22 de Junho 2020.

Para candidatar-se por favor indique a referência PAES_ESTUDO 1 no assunto do correio electrónico de candidatura. As propostas devem ser submetidas por e-mail a Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até o dia 12 de Março as 15:00 e devem incluir os seguintes documentos:

  • Um CV (Currículo)
  • Uma nota técnica que descreve a boa compreensão dos termos de referência e uma proposta de metodologia de trabalho (recolha e análise de dados);
  • Uma proposta financeira para o serviço;
  • Um comprovativo do registo nacional das empresas ou a capacidade de emitir facturas.

Os candidatos que não respeitaram as seguintes condições serão excluídos do processo.

 

Para mais informações, por favor baixe Aqui o PDF

Ler mais ...

Abertas às Candidaturas para o Programa de Bolsas de Investigação da TWAS-CUI, para Pós-Doutoramento em Ciências Naturais e Sociais

Estão abertas até o dia 16 de Março de 2020, as candidaturas para o Programa de Bolsas de Investigação da TWAS-CUI, para Pós-Doutoramento em ciências naturais e/ou sociais, destinada a jovens investigadores dos países em desenvolvimento (excepto o Paquistão).


Detalhes do programa

As bolsas de pós-doutoramento da TWAS-CUI são atribuídas ​​nos departamentos e laboratórios do campus da Universidade COMSATS Islamabad (CUI), e tem um período mínimo de duração de seis meses a um período máximo de doze meses. Em 2018, o Instituto de Tecnologia da Informação COMSATS (CIIT) mudou seu nome para COMSATS University Islamabad (CUI).

O Programa também oferece bolsas nas seguintes ciências sociais e económicas:

  • Estudos de Desenvolvimento;
  • Economia Internacional;
  • Economia do Desenvolvimento;
  • Educação e Educação Científica;
  • Estudos de Género;
  • Relações Internacionais;
  • Ciência Política.

 A CUI atribuirá igualmente uma bolsa mensal, para cobrir despesas inerentes aos custos de vida, nomeadamente: alimentação, acomodação e seguro de saúde. Os cursos são ministrados em inglês.

 

Elegibilidade

Para se candidatarem, os interessados deverão obedecer os seguintes critérios:

  • Ser nacional de um país em desenvolvimento (que não seja o Paquistão);
  • Não residir no Paquistão;
  • Não possuir visto de residência temporária ou permanente no Paquistão ou em qualquer país desenvolvido;
  • Ter um doutoramento em ciências naturais;
  • Solicitar a bolsa após um período máximo de cinco anos, após a obtenção do título de Doutor;
  • Estar regularmente empregado em um país em desenvolvimento (que não seja o Paquistão) e a realizar um trabalho de investigação no seu país de origem;
  • Apresentar um atestado médico;
  • Apresentar uma Carta de Aceitação oficial do CIIT (veja exemplo no formulário de inscrição). Os pedidos de aceitação devem ser enviados ao Sr. Kashif Masood, secretário adjunto (Internacional), por e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., que facilitará a designação de um supervisor anfitrião. Ao entrar em contato com o Sr. Kashif Masood, os candidatos devem fazer-se acompanhar de uma Carta de Aceitação com cópia de seu CV e um esboço do projecto de investigação;
  • Ter proficiência comprovada na língua inglesa;
  • Apresentar uma declaração de compromisso em como retornará ao seu país de origem após a conclusão da bolsa;
  • Não assumir outras designações durante o período de sua bolsa;
  • Ser financeiramente responsável por qualquer membro da família que o acompanhe.

 

Mais informação: https://twas.org/opportunity/twas-cui-postdoctoral-fellowship-programme

Ler mais ...

Chamada Transnacional Conjunta para Projectos de Investigação sobre Poluentes Aquáticos 2020

As três Iniciativas de Programação Conjunta (JPIs) sobre Água, Oceanos e Resistência Antimicrobiana (AMR) anunciam a abertura da chamada transnacional conjunta para projectos de investigação e inovação sobre riscos colocados à saúde humana e ao meio ambiente por poluentes e patógenos presentes nos recursos hídricos.

A convocação apoiará projectos de investigação e inovação que estabeleçam abordagens integradas e intersectoriais para a gestão de riscos, combinando as áreas de investigação de contaminantes de interesses emergentes (CECs), patógenos e resistência antimicrobiana. Todo o ciclo da água, desde a nascente até as bacias hidrográficas e, eventualmente, até os estuários e oceanos, deve ser considerado.

 

Temas de Chamada

A chamada é dividida em 3 temas com vários subtemas. As propostas de investigação e inovação são convidadas a responder a pelo menos um dos seguintes temas:

  • Medição - Comportamento ambiental de contaminantes de interesse emergente (CECs), patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos;
  • Avaliação - Avaliação e gerenciamento de riscos de CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos dos ecossistemas aquáticos (interior, costeiro e marinho) para a saúde e o ambiente humanos.
  • Tomar medidas - Estratégias para reduzir CECs, patógenos e bactérias resistentes a antimicrobianos em ecossistemas aquáticos (interior, costeira e marinha)

 

Datas da Chamada

  • Pré-propostas de prazo: 16 de Abril de 2020
  • Convite para apresentação de propostas completas: Junho 2020
  • Propostas completas para o prazo final: 14 de Agosto de 2020
  • Decisão de financiamento anunciada: Outubro de 2020
  • Início dos projectos: Dezembro de 2020 - Março de 2021
  • Projecto termina: 30 de Junho de 2024

 

Mais informação: http://www.waterjpi.eu/joint-calls/joint-call-2020-aquaticpollutants

Ler mais ...

Abertas às Inscrições para a 15ª Conferência Anual do Consórcio "IST-Africa 2020" até 09 de Março.

  • Publicado em Eventos

A Direcção Nacional de Ciência e Investigação Científica (DNACIC), do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, leva ao conhecimento da comunidade académica, investigadores e demais interessados que o Consórcio IST-África 2020, realiza a décima quinta série anual de Conferências de Investigação Científica e Inovação em Desenvolvimento Sustentável e Tecnologia de Nível Ministerial, em Kampala, Uganda, de 06 a 08 de Maio de 2020.

Esta edição será organizada pelo Governo da Uganda através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e tem o apoio da Comissão Europeia, Comissão da União Africana, Conselho da África para o IEEE, Secção do IEEE Uganda e Capítulo SSIT do IEEE do Reino Unido e Irlanda.

O IST-Africa é uma comunidade única que reúne interessados ​​interdisciplinares do sector público, privado, educação e investigação científica, sector social e comunidades de usuários finais focados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e Investigação Científica e Inovação em CTI. Fornece uma plataforma para fortalecer os diálogos políticos e oferece uma oportunidade para identificar parceiros, com potencial para cooperação futura em investigação científica, no Horizonte 2020.

O IST-Africa Advance Program incorpora 32 sessões temáticas com mais de 130 apresentadores de organizações públicas, privadas, de educação, investigação científica e sociedade de 31 países. As áreas temáticas abordadas incluem: cooperação internacional, cibersegurança, eSaúde; eAgricultura e Sustentabilidade Ambiental; e-governo; Infraestruturas electrónicas; Computação de próxima geração; Tecnologias de conteúdo; Implicações sociais da tecnologia; ICT4D; e Aprendizado aprimorado pela tecnologia.

O registo do apresentador está disponível até 09 de março e o registo de delegados até 27 de Março.

 

Mais informação consulte: http://www.ist-africa.org/home/ ou baixe aqui o PDF

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais