Menu
RSS

dezembro 2021

Participe na 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa de 12 a 16 de Setembro de 2022, em Cabo Verde.

De 12 a 16 de Setembro de 2022 realizar-se-á a 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa, sob o tema: "A Física para o Desenvolvimento Sustentável", na cidade de Praia, em Cabo Verde.

O evento é promovido pela União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV), e conta com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, e o Patrocínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da Sociedade Portuguesa de Física (SP Física), da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) e da Sociedade Física Europeia (EPS).

O objectivo desta série de conferências é a partilha de conhecimento científico e técnico entre países de diferentes saberes, mas com muito em comum desde a língua aos desafios da actualidade.

A União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV) têm a honra de convidar os interessados a submeterem trabalhos para a 4ª Conferência de Física dos Países da Língua Portuguesa.

A conferência tem, sem excluir outros não mencionados, em destaque os seguintes temas:

  1. Divulgação e ensino da Física (incluindo ensino digital e aplicações);
  2. Meio ambiente, mudanças climáticas;
  3. Poluição oceânica e prevenção de calamidades;
  4. Fontes sustentáveis de energia;
  5. Contribuições da física para a engenharia;
  6. Física para a vida;
  7. Tecnologia espacial, em particular utilização de nanosatélites;
  8. Sistemas complexos;
  9. Inteligência artificial;
  10. Nanotecnologias;

O evento terá lugar na Universidade de Cabo Verde em setembro de 2022.


Datas Importantes

  • Submissão dos trabalhos: 31 de Janeiro de 2022
  • Resposta aos autores: Abril de 2022
  • Inscrição: Maio de 2022

Mais Informação, aceda: https://4cfplp.sci-meet.net/pt

Ler mais ...

PDCT-MESCTI: Anúncio de Adjudicação de Contrato - Obras de Reabilitação dos Laboratórios do “Liceu da Centralidade do Lobito”

REPÚBLICA DE ANGOLA

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

 

ANÚNCIO DE ADJUDICAÇÃO DE CONTRATO

O Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é um projecto do Governo de Angola, em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), financiado em 90% através de um empréstimo do Banco Africano de Desenvolvimento (DP n.°11/16, de 25 de Janeiro). O PDCT é de âmbito nacional e visa contribuir para a diversificação da economia através da inovação científica e tecnológica. Especificamente, o PDCT envolve o i) apoio às actividades de investigação científica nos domínios prioritários para a diversificação da economia e a ii) criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação.

Uma das 3 componentes do PDCT é a "Criação de um ambiente favorável à ciência, tecnologia e inovação", na qual se inclui o apetrechamento de laboratórios de física, química e biologia de 18 escolas secundárias (uma por província) seleccionadas pelo Ministério da Educação. Assim, o PDCT vem por este meio divulgar os resultados do concurso restrito, aberto para "Execução de obras de reabilitação e conservação de Laboratórios do Liceu da Centralidade do Lobito, na Província de Benguela. Os detalhes poderão ser obtidos, clicando no seguinte link:

1. Anúncio de Adjudicação de Contrato "Execução de obras de reabilitação e conservação de Laboratórios do “Liceu da Centralidade do Lobito”, na Província de Benguela"

 

 

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais