Menu
RSS

setembro 2022

MESCTI e Programa UNI.AO realizam Capacitação em Matéria de Ensino à Distância

Arrancou de 28 a 30 de Setembro, no Hotel Monalisa, em Luanda, a primeira edição de capacitação em B-learning. Uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em parceria com o Programa UNI.AO. A formação, ministrada pela Digital Factory, visa capacitar 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva e contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Dr. Emanuel Catumbela, bem como da equipa do Programa UNI.AO.

Na sua intervenção, João Júlio, Coordenador da equipa da Digital Factory, começou por agradecer pela presença de todos, afirmando que o primeiro dia tratava-se apenas do pontapé de saída e conta com a colaboração de todos os envolvidos para garantir o sucesso desta iniciativa. Já a Dra. Jeanne Vivet, Perita Técnica do Programa UNI.AO, realçou que o B-learning irá facilitar o maior acesso à formação pós-graduada por parte dos estudantes e que a iniciativa contribuirá para o processo de digitalização do ensino superior em Angola.

O Secretário de Estado saudou os formandos, augurando um bom desempenho, para que a implementação do B-learning nas IES seja uma realidade. Frisou ainda que "essa formação vai garantir a viabilização dos projectos ligados à aprendizagem e ensino, daí a sua relevância por ser uma modalidade de ensino que tem tudo para dar certo". Terminou agradecendo a iniciativa do Programa UNI.AO, sublinhando o profissionalismo da Digital Factory e desejando “um bom trabalho para que haja resultados em que podemos nos orgulhar e garantir o desenvolvimento do ensino superior”.

Saiba e veja mais em: https://www.facebook.com/programauniao/

 

Ler mais ...

Delegação do MESCTI participa na 39ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e tecnologia (PDCT), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como principal objectivo a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, uma delegação angolana participa na 39ª Conferência Mundial Sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação, realizada na cidade de Sevilha, Espanha, de 27 a 30 de Setembro.

A Conferência Mundial é organizada pela Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), sob o lema “Mudança verde e digital induzida pela inovação – o papel dos ecossistemas de inovação”.

A referida delegação é composta pelo Coordenador do PDCT, Dr. Ricardo Queirós, pelo Director Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. António de Alcochete, pelo Director Geral do Centro Nacional de Investigação Científica, Dr. Adérito da País Cunha, pelo Consultor de Aquisições do PDCT, Sr. Cristino Veiga, e pelo Assistente de Engenharia Civil do PDCT, Engº Baltazar Cristovão.

O objectivo da delegação angolana é participar numa acção de formação sobre parques de ciência e áreas de inovação, colher experiências sobre construção e gestão de parques de ciência e áreas de inovação, estabelecer contactos para futuras parcerias, bem como participar em reuniões de trabalho com o Consórcio que irá fiscalizar a obra que iniciará este ano.

Para informações sobre o futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, consulte o link: https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos/item/1202-anuncio-de-adjudicacao-de-contrato-construcao-do-parque-de-ciencia-e-tecnologia-de-luanda

Sevilha, 27 de Setembro de 2022

Ler mais ...

EEP-HCFMUSP apresenta Webinar com o tema "O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente Crónico na Saúde Digital". Participe!

  • Publicado em Eventos

A Escola de Educação Permanente - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, realiza no dia 27 de Setembro, um Webinar (gratuito) com o tema "O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente Crónico na Saúde Digital. 

O Webinar terá como intervenientes os seguintes:

  • Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro Carvalho - Director da Divisão de Pneumologia InCar-HCFMUSP, Director da Saúde Digital HCFMUSP (Moderador);
  • Sidney Klajner - Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (Palestrante);
  • Linamara Batistela - Professora Titular de Fisiatria, Medicina Física e Reabilitação, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Palestrante).
Para aceder, segue o convite para o WEBINAR:
 
Tema: O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente
Crônico na Saúde Digital
Dia: 27/09/2022
Horário: 19 horas ou 7 p.m. (horário de São Paulo-Brasil)
 
 
Saiba mais sobre a EEP-HCFMUSP em: https://eephcfmusp.org.br/portal/
 
 
Ler mais ...

Abertas as Inscrições para a Edição 2022 do Concurso de Startups "928 Challenge" - Até 30 de Setembro de 2022

  • Publicado em Eventos

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de Setembro, para a Edição 2022 do Concurso de Startups 928 Challenge.

O concurso 928 Challenge realizar-se-á de 3 a 29 de Outubro. Trata-se de uma competição de startups que visa fortalecer as trocas comerciais e de negócios entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Equipas de universidades e de incubadoras de startups da China e dos Países de Língua Portuguesa apresentarão suas ideias e os finalistas serão selecionados para uma apresentação perante potenciais investidores.

Este ano estarão em competição 2 Trilhas: Uma para Universidades e outra para startups. As 3 equipas vencedoras receberão um prêmio de serviço em espécie de 30.000 MOP (USD 3600) dos serviços de nuvem do Alibaba e 70.000 MOP (USD 8500) em prêmios monetários no total.

O objetivo da competição centra-se na apresentação de ideias inovadoras em seis áreas fundamentais: Turismo, Assistência Médica, Fintech, Agronegócios e Alimentos, Economia Azul e Energias Renováveis.

Datas importantes:

- Ultimo dia para registo das equipas: 30 setembro
- Bootcamp: 3 a 12 de outubro (Não é mandatório mas recomendado).
- Mentoring: 13 e 14 de outubro.
- Finais – Investor Pitch: 29 de outubro

 

Para mais informação: https://928challenge.org/

 

Ler mais ...

Fundação Calouste Gulbenkian realiza o Seminário MAPIS (Mapeamento da investigação em ciências da saúde dos PALOP) - Participe!!!

A Fundação Calouste Gulbenkian realiza o seminário “Mapeamento da Investigação em Ciências da Saúde nos PALOP (MAPIS).
O seminário “Mapeamento da Investigação em Ciências da Saúde nos PALOP (MAPIS): Um estudo das redes de produção científica e de financiamento entre 2008 e 2020” tem como objetivo, com base nos resultados do estudo, apresentar um panorama da investigação em ciências da saúde desenvolvida nos PALOP, e do seu financiamento.

O Seminário pretende também fomentar a reflexão conjunta sobre os desafios futuros e o envolvimento de um conjunto de actores relevantes nesse processo, a nível nacional e internacional.

O estudo analisa, entre 2008 e 2020, a evolução da produção científica internacional em ciências da saúde nestes países, as redes de colaboração internacional em que esta se alicerça e as fontes de financiamento.

O estudo revela um forte crescimento da produção científica durante este período, a sua articulação com tópicos de importância nos sistemas de saúde locais e perfis diferenciados de colaboração e de financiamento entre estes países.

 

PROGRAMA

09:30 / Boas-vindas

Maria Hermínia Cabral – Diretora do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, Fundação Calouste Gulbenkian

09:40 / Apresentação do estudo 

Tiago Santos Pereira – Coordenador do estudo, Centro de Estudos Sociais-Universidade Coimbra, Portugal

10:00 / Comentários

Michael Kahn – Stellenbosch University, África do Sul

10:15 / 1.º Painel: A investigação em ciências da saúde nos PALOP – Desenvolvimento institucional e internacionalização

Francisco Saúte – Diretor do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, Moçambique
Baltazar Cá – Investigador do Projeto Saúde de Bandim, Guiné-Bissau
Pamela Borges – Investigadora do Hospital Universitário Agostinho Neto, Cabo Verde
Paula Paixão – Diretora adjunta do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, Angola

Moderação: João Rosário – RTP África

– PAUSA PARA CAFÉ –

11:30 / 2.º Painel: Estratégias de financiamento para potenciar o impacto da investigação em saúde nos PALOP

Comentários iniciais: “Um olhar sobre as políticas de investigação e financiamento em África” por Joanna Chattaway – Departamento de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Políticas Públicas, University College London. (Vídeo-conferência)

Michael Makanga – Diretor da European and Developing Countries Clinical Trials Partnership (EDCTP)
Lídia Brito – Diretora Regional da UNESCO para África Austral. (Vídeo-conferência)
Sandra Almeida – Diretora de Conhecimento e Parcerias, Fundação Aga Khan
SAR Infanta Cristina De Borbón – Diretora da área internacional, Fundação “la Caixa”
Nosa Orobaton – Consultor sénior para a saúde, África, Fundaçao Bill & Melinda Gates (a confirmar)
Eurídice Furtado Monteiro – Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde
António Cruz Serra – Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian

Moderação: João Rosário – RTP África

13:00 / Encerramento

Amélia Apolónia – Vogal do Conselho de Administração da Fundação para a Ciência e Tecnologia
António Feijó – Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian

Para mais informação: https://gulbenkian.pt/agenda/seminario-mapis/

Ler mais ...

Conheça os Manuais de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior lançados pelo INAAREES

O INAAREES lançou oficialmente no pretérito dia 14 de Junho do corrente ano, no Hotel Epic Sana, em Luanda, os Manuais de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, que servirão de grande utilidade para o fortalecimento do Sistema Nacional de Garantia da Qualidade do Ensino Superior de Angola.

O acto de lançamento teve como objectivo divulgar e partilhar com as IES, em particular, e a sociedade, em geral, os instrumentos de auto-avaliação e avaliação externa e acreditação do ensino superior nacional. A prática da avaliação externa e acreditação no Subsistema de Ensino Superior iniciará com o suporte deste e doutros instrumentos publicados. Augura-se que a sua aplicação seja rigorosa, para que se possa, de forma crítica, aferir as insuficiências e encontrar soluções para a melhoria do Sistema de Garantia de Qualidade do Ensino Superior em Angola.

Para mais informação, faça o download dos Manuais em anexo:

Ler mais ...

Oportunidade: Candidaturas para o Programa de Bolsas de Estudo Chevening - Prazo de Candidaturas até 1 de Novembro de 2022

A Embaixada Britânica em Angola informa que estão abertas, até dia 1 de Novembro de 2022, as candidaturas para o Programa de Bolsas de Estudo Chevening.

O Chevening é o programa internacional de bolsas de estudo e de pesquisa do Governo do Reino Unido. Financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Commonwealth e do Desenvolvimento (FCDO, na sigla em inglês) do Reino Unido e organizações parceiras, o programa Chevening oferece a líderes destacados e emergentes a oportunidade de estudar no Reino Unido.

O Programa Chevening oferece dois tipos de concessões:

  • Bolsas de estudos Chevening: concedidas a indivíduos talentosos que buscam cursar um mestrado totalmente financiado em uma universidade líder do Reino Unido.
  • Bolsas de pesquisa Chevening: concedidas a profissionais em meio de carreira que buscam estudar, realizar projetos de pesquisa ou fazer um estágio profissional no Reino Unido.

Os candidatos bem-sucedidos vêm de diversos países e origens, mas todos trazem consigo a paixão, a visão e as habilidades necessárias para influenciar na realização de mudanças positivas em seus países de origem.

A bolsa de estudos Chevening inclui:

  • Cobertura total das despesas de ensino ou do programa;
  • Despesas de estadia e voos de retorno ao Reino Unido;
  • Acesso a eventos exclusivos de networking e da comunidade de alumni do Chevening;
  • Estágios;
  • Oportunidades de voluntariado.

Requisitos

Não há um limite máximo de idade para candidatar-se às bolsas de estudo Chevening, mas para estar qualificado, o candidato(a) deve:

  • Ser cidadão de um dos países ou territórios autorizados pelo programa Chevening;
  • Retornar ao local de origem por um período mínimo de dois anos após a conclusão do mestrado;
  • Ter concluído um curso de graduação (licenciatura) que possibilite a candidatura a um curso de pós-graduação em uma Universidade do Reino Unido;
  • Apresentar experiência profissional de, no mínimo, dois anos;
  • Não ter estudado anteriormente no Reino Unido por meio de bolsas de estudo financiadas pelo Governo do Reino Unido.

Para mais informação: https://www.chevening.org/

Flyer Informativo: Português / Inglês.

Ler mais ...

Oportunidade - SASSCAL: Vagas disponíveis para o Projecto de Hidrogénio Verde (na Namíbia) - Candidaturas até 15 de Setembro

O Centro da África Austral de Ciências e Serviços para à Adaptação às Alterações Climáticas e Gestão Sustentável dos Solos “SASSCAL” é uma iniciativa conjunta de Angola, Botswana, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e a Alemanha que visa dar resposta aos desafios das Alterações globais. O Ministério Federal da Educação e Pesquisas da Alemanha (BMBF) é o principal doador do SASSCAL. Em Angola, o SASSCAL está representado pelo Nó Nacional do SASSCAL, na província do Huambo.  O objectivo geral do SASSCAL é melhorar os meios de subsistência das pessoas, o uso adaptativo dos solos e o desenvolvimento econômico sustentável na África Austral sob condições de alterações globais, com foco particular em cinco áreas temáticas: Agricultura, Biodiversidade, Clima, Silvicultura e Água. O SASSCAL concentra-se na pesquisa, desenvolvimento de capacidade e fornecimento de productos e Serviços adequados e destinados a mitigar e/ou lidar com alguns dos prováveis impactos de alterações climáticas.

HISTORÍCO DO PROJECTO

O SASSCAL está empenhado em fornecer energia limpa, segura e confiável através do projecto CP_ Green_Energy_H2 para melhorar a vidas das pessoas nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). O SASSCAL é responsável por coordenar e supervisionar todos os projectos de hidrogênio verde e energia renovável na África Austral e na região da SADC em nome do BMBF. O projecto é responsável por identificar os factores que facilitam a expansão dos projectos piloto nos países da SADC, reunir todos os dados e relatórios sobre energia renovável e hidrogénio verde, e aumentar sua visibilidade através de publicações regulares. Além disso, serviços relacionados a energia renovável e hidrogênio verde serão explorados e desenvolvidos para responder as às necessidades da região e relatar o progresso do projecto, estratégia e entregas aos BMBF.

A exploração científica dos resultados é o método de exploração mais importante. Ocorre durante e imediatamente após a conclusão do projecto na forma de publicações e contribuições para conferências- Além disso, os resultados do projecto devem ser disponibilizados a um amplo círculo de representantes da ciência, política, sociedade civil e negócios. Para melhorar o desenvolvimento de capacidade, o projecto também visa treinar jovens cientistas e fortalecer a competência da indústria em energia renovável, hidrogênio verde e eficiência energética nos países da SADC. 

O SASSCAL abre inscrições para as seguintes vagas no Secretariado Regional:

  1. Assistente de Projecto;
  2. Pessoal de Apoio Geral ao Projecto;
  3. Investigador de Energia;
  4. Oficial Científico de Energia;
  5. Especialista em Energia.

A descrição de cada vaga, responsabilidades e requerimentos mínimos necessários podem ser encontrados em anexo:

Local de Trabalho: Secretariado Regional do SASSAL, em Windhoek, Namíbia.  

Língua de Trabalho: Inglês (Excelentemente escrito e falado)

Processo de candidaturas: 

O prazo para inscrições é 15 de setembro de 2022.

  • Os candidatos devem enviar uma carta de apresentação, cópias de suas qualificações e um CV com detalhes de experiência relevante e três referências rastreáveis.
  • As candidaturas devem ser enviadas para:

A Diretora Executiva, Dra. Jane Olwoch SASSCAL Secretaria Regional

28 Robert Mugabe Avenue (esquina de Robert Mugabe e Newton Street)

Caixa Postal 87292, Windhoek

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.   

Por favor, note que apenas os candidatos pré-selecionados serão notificados até 31 de Dezembro de 2022.

Para mais informações, visite https://opportunities.sasscal.org/

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais