Menu
RSS

maio 2023

Programa UNI.AO e Universidade José Eduardo dos Santos realizam o Primeiro Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário

O Programa de apoio ao Ensino Superior (UNI.AO), em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), realiza nos dias 08 e 09 de Junho de 2023, na Chianga (Huambo), na Faculdade de Ciências Agrárias da mesma Universidade, o Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Sector Agropecuário.

O Fórum visa reflectir sobre as principais formas e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade, os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar na criação e implementação de uma plataforma formal de coordenação entre as IES, as empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos locais. Espera-se organizar actividades que promovam a aproximação entre a comunidade acadêmica e a sociedade, particularmente as empresas do sector produtivo e as organizações da sociedade civil.

O Programa UNI.AO realizou em 2021 um estudo-diagnóstico sobre os sectores psicológicos prioritários para a criação de cursos de pós-graduação. Este diagnóstico comprovado das dificuldades do sector privado em encontrar quadros especializados no mercado angolano com o perfil e as competências competentes. Da mesma maneira, sublinhou a necessidade de haver maior interacção a nível local entre as Instituições de Ensino Superior, o sector privado e a sociedade civil no desenvolvimento de currículos actualizados e mais adequados às necessidades locais do mercado, bem como aos desafios sociais.

Durante dois dias, propõe-se discutir as problemáticas inerentes aos três grandes pilares do ensino superior e investigação (ensino, extensão e investigação):

  1. Como melhorar a oferta formativa para que melhor se enquadre com as necessidades do mercado (maior empregabilidade que inclui o autoemprego e a capacidade dos diplomados de criar empresas, metodologias de ensino, dos inspiradores, ligação IES/empresas) e quais perfis de quadros são desejados?
  2. Quais são as contribuições das IES e do empreendedorismo universitário aos desafios da sociedade? De que maneira as IES podem prestar serviços as comunidades?
  3. Qual é o papel da investigação científica desenvolvida nas universidades no desenvolvimento do sector privado? Como criar mais sinergias e intercâmbios entre IES, empresas e agricultura familiar (e as associações que dão apoio)? Como o aprendizado nas IES pode ser útil para o sector?

O evento será prestigiado com a presença da Sra. Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Professora Doutora Maria do Rosário Bragança, da Embaixadora da União Europeia, Sra. Jeannette SEPPEN, da Governadora da Província do Huambo, Dra. Lotti Nolika, da Magnífica Reitora da UJES, Professora Doutora Virgínia Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, do Chefe da Cooperação da Embaixada da França, Sr. René QUIRIN, do Secretário de Estado do MINAGRIF, Doutor João Cunha, do Diretor Nacional do Ensino Superior, Dr. José Luís Mateus Alexandre, do Chefe da equipa do Programa UNI.AO, Benjamim Buclet, Decanos de diversas faculdades, Coordenadores de cursos relacionados com o sector, engenheiros, empresários, entre outras individualidades.

 

SOBRE O PROGRAMA UNI.AO

O Programa de Apoio ao Ensino Superior de Angola, UNI.AO, é um projecto implementado pela Expertise France, em parceria com o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), e financiado pela União Europeia.

Saiba mais em:

https://www.facebook.com/programauniao

https://www.facebook.com/UJESHUAMBO

Ler mais ...

Conheça o Projecto TEST (Tertiary Education, Science and Technology) - MESCTI & Banco Mundial

O Projecto do Ministério do Ensino Superior, Ciência Tecnologia (abreviadamente designada por TEST, isto é Tertiary Education, Science and Technology), irá complementar os esforços do Governo de Angola no processo de diversificação económica e desenvolvimento financiado pelo Banco Mundial.

Projecto TEST tem como Objectivo apoiar a implementação da Estratégia Angolana para o Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, com foco em: i) acesso e equidade (especialmente alcançar a paridade de género), ii) qualidade e relevância (priorizando competências de adaptação climática) e iii) governação e financiamento.

O conteúdo do documento em anexo, contém, além do enquadramento inicial, Acrónimos e Abreviaturas, os seguintes Capítulo temáticos:

  1. Descrição do Projecto;
  2. Identificação de Stakeholders e Análises;
  3. Programa de Envolvimento das Partes Interessadas, e;
  4. Mecanismo de Feedback e Resolução de Reclamações (GRM), e).

Faça o download do documento e saiba mais sobre o Projecto em causa: PROJECTO_TEST (MESCTI & BANCO MUNDIAL)

Ler mais ...

República de Angola e República das Maurícias Perspectivam Oportunidades de Cooperação no Domínio do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, realiza de 4 a 5 de Maio do corrente ano, uma visita de trabalho à República das Ilhas Maurícias. Esta missão surge a convite da Vice-Primeira Ministra e Ministra da Educação, Educação Terciária, Ciência e Tecnologia das Maurícias, Leela Devi Dookun Luchoomun, em virtude da intenção manifestada de cooperação no domínio do ensino superior e da ciência, tecnologia e inovação com o Governo das Ilhas Maurícias.

Acompanhada por quadros seniores do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (com destaque para o Director do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo), do Ministério das Relações Exteriores (representante da Direcção de Assuntos Jurídicos, Tratados e Contencioso) e pela Missão Diplomática angolana nesta jurisdição [3ª Secretária da Embaixada de Angola na Tanzânia (em representação de Sua Excelência Embaixador) e pelo Cônsul de Angola nas Ilhas Maurícias], a Ministra Maria do Rosário Bragança tem traçado para esta missão de serviço os seguintes objectivos:

  1. Conhecer a experiência da gestão do ensino superior nas Maurícias;
  2. Recolher contributos das principais tendências e políticas de garantia da qualidade no sector;
  3. Visitar Instituições do Ensino Superior (IES) locais e perspectivar propostas de parcerias com IES de prestígio.

Durante o encontro de cortesia com a anfitriã daquele país, a Ministra manifestou o interesse em estabelecer uma cooperação mutuamente vantajosa entre as partes no domínio do ensino superior e da investigação científica, propondo engajar as instituições de ensino superior das Ilhas Maurícias e de Angola em acções de intercâmbio, mediante a perspectiva de assinatura de acordos de cooperação neste domínio.

Após um breve enquadramento sobre o crescimento exponencial da população estudantil universitária de Angola, a Ministra angolana frisou na sua intervenção que “conciliar o aumento do acesso ao ensino superior com a qualidade do ensino é um dos maiores desafios que temos, sobretudo numa fase em que os recursos financeiros não abundam". Nestes termos, a Ministra aproveitou o ensejo para apresentar algumas iniciativas do Governo Angolano, como a aposta no empreendedorismo acadêmico.

A delegação angolana liderada pela Ministra Maria do Rosário Bragança fez uma visita à Autoridade de Garantia de Qualidade (QAA) e à Comissão de Ensino Superior (HEC) da República das Maurícias

 

O segundo dia desta missão (5 de Maio) estará reservado para visitas às seguintes IES: Universidade das Maurícias (UoM), Universidade Aberta das Maurícias (Open University of Mauritius), o Instituto Superior de Educação das Maurícias (Mauritius Institute of Education), e o Instituto Superior Politécnico das Maurícias (Polytechnics Mauritius Ltd. — PML).

O Gabinete de Tecnologias de Informação e Comunicação Institucional do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 4 de Maio de 2023.

Ler mais ...

MESCTI realiza Simpósio sobre Desafios e Oportunidades da Educação na era Digital para a Equidade e a Igualdade do Género - 12 de Maio de 2023

  • Publicado em Eventos

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizará no dia 12 de Maio de 2023, às 09H00, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas - ENAPP, sito na Estrada do Futungo – Corimba, em Luanda, o Simpósio sobre Desafios e Oportunidades da Educação na era Digital para a Equidade e a Igualdade do Género

Este Simpósio, que será realizado em formato híbrido (presencial e online), tem como objectivo promover o debate, a partilha de experiências, de lições aprendidas e boas práticas que substanciam desafios e oportunidades da educação na era digital para a equidade e a igualdade do género, no âmbito de contributos sobre a “Inovação tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género (desafios e oportunidades) ”, no Fórum Internacional para a Participação da Mulher na Liderança para a Paz e Democracia, no âmbito da Bienal de Luanda 2023 – “Fórum Pan-Africano para a Cultura de Paz”.

Espera-se como resultados deste Simpósio:

  • Contributos para a abordagem do tema sobre “Inovação tecnológica e educação para o alcance da igualdade do género (desafios e oportunidades) ”, no Fórum Internacional para a participação da Mulher na Liderança para a Paz e Democracia;
  • Apropriação das boas práticas de instituições de Ensino Superior para vencer as barreiras da inclusão digital de meninas e mulheres e da promoção do seu maior acesso à formação e à educação em áreas  STEM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática).

Serão os oradores do evento:

  • Representantes do Banco Mundial em Angola;
  • Docentes Universitários;
  • Investigadores de Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais;
  • Convidados do Sector Privado.
Participantes:
  • Gestores de Instituições de Ensino Superior Nacionais e Estrangeiras;
  • Docentes Universitários;
  • Ministério da Educação;
  • Unidade Técnica de Gestão do Plano Nacional de Formação de Quadros;
  • Representantes de Departamentos Ministeriais.

Faça a sua inscrição online clicando AQUI

Para mais informações sobre os preparativos do Simpósio, queira contactar: 923615107 (Prof.ª Dra. Conceição Barbosa, Presidente do ISCED Benguela – Coordenadora do Evento), 930541463 (Dra. Helena Gaspar, Consultora da Ministra do ESCTI), ou através do e-mail: simposio.informaçãEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Ler mais ...

UniLuanda realiza a 1ª Conferência Científica Anual 2023 - Prazo para submissão de trabalhos: 05 de Maio de 2023

  • Publicado em Eventos

A Conferência Científica é um evento Internacional e anual, inter e multidisciplinar da Universidade de Luanda e privilegia a apresentação e discussão de resultados de trabalhos de investigação científica e também a difusão dos avanços científicos nos mais variados campos do saber.

O evento realizar-se-á na semana das comemorações do dia da Universidade de Luanda (24 de Maio), com uma duração de 3 a 4 dias. Para esta Iª edição, a ConferÊncia inclui as seguintes actividades: Cerimónia de Abertura, Apresentações de Trabalhos, Exposição Artística, Iª Edição da Feira de Empreendedorismo, Inovação, Ciência e Tecnologia (FEITec), Concursos, Visitas Técnicas, Cerimónia de Encerramento e Iª Gala UniLuanda (GUL).

As actividades decorrerão nos dias 23, 24, 25 e 26 de Maio de 2023, no Auditório e espaços adjacentes ao Instituto Politécnico de Gestão, Logística e Transportes (IPGEST) da Universidade de Luanda, sob o lema “Agir no presente para garantir uma Cultura de Investigação Científica e Inovação no Futuro”. Espera-se que os resultados sirvam de base para a geração de novos conhecimentos e que estes sejam aproveitados para a elaboração de tecnologias atinentes à resolução de problemas que afligem a sociedade.

A conferência tem como objectivo proporcionar um espaço de partilha, divulgação e discussão de resultados de investigação científica, inovação e extensão realizados por docentes, investigadores, estudantes e especialistas.

 

Condições para Inscrição de Participantes :

Os interessados ​​em participar na Iª Conferência Científica da UniLuanda, deverão efetuar um registo através do link: Clique para Inscrever-se .

A taxa de inscrição para apresentadores de comunicação oral, pôster e realização de workshops é de Akz 10.000,00 para preletores externos, Akz 5.000,00 para preletores internos. Estudantes do nível interno, pagam uma taxa bonificada de Akz 0.0,00 e externos Akz 1.500,00 . Estudantes do nível de Pós-Graduação interno Akz 2.500,00 e externos Akz 3.500,00 . Taxa de participação na Conferência sem comunicação: Docentes, Investigadores Akz 5.000,00 , Pessoal Administrativo Akz 3.500,00 , Estudantes de Graduação, Akz 500, 00 e Estudantes de Pós-Graduação Akz 1.000,00. Taxa dos expositores: Empresas – Akz 50.000,00 a 100.000,00 e individual – Akz 25.000,00 . Taxa para Visitas Técnicas Akz 1.000,00 . Taxa de mini cursos – Akz 10.000,00 a 20.000,00 (em função da disponibilidade). Ingresso a Iª Gala UniLuanda – Akz 10.000,00 ou produtos não perecíveis no valor equivalente.

O depósito deve ser feito na Conta Única do Tesouro (CUT) a ser indicado pela Secretaria Geral. O comprovante do mesmo deverá ser enviado para o endereço da Conferência, indicado mais abaixo.

E-mail para envio de resumos de comunicações orais, de pôsteres, propostas de workshops, artigos completos, envio de comprovante de pagamento e solicitação de esclarecimentos adicionais: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

Saiba mais em: https://uniluanda.ao/wp/eventos/cientificos/

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais