Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

3º Inquérito Nacional Sobre Ciência, Tecnologia e Inovação

Os indicadores de Investigação e Desenvolvimento Experimental (I&D) e de Inovação constituem uma ferramenta incontornável para situar Angola no ranking de desenvolvimento científico e tecnológico a nível regional e internacional (Dec. Pres. 201/11, de 20 de Julho). O estabelecimento de indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) visa aferir o grau de desenvolvimento científico e tecnológico por via da medição da realização de actividade de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Cada país precisa de definir os tipos de indicadores que deseja para monitorizar e aferir o impacto do investimento em I&D, em termos da produção científica e tecnológica e quiçá na economia.

Assim, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realiza o 3º Inquérito Nacional Sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, relativo ao período 2015-2018, que tem como objectivo quantificar os insumos, resultados e recursos aplicados à:

  1. Investigação Científica e Desenvolvimento Experimental;
  2. Inovação;
  3. Transferência de tecnologia, nas Instituições de Ensino Superior, de Investigação Científica e de Desenvolvimento Experimental, Empresas Públicas e Privadas e ONGs.

 

Downloads:

  • Ficha de Recolha de Dados Sobre Indicadores de Investigação e Desenvolvimento Experimental (Destina-se às Instituições de Ensino Superior, de Investigação Científica e Desenvolvimento, às Empresas Públicas e Privadas e às ONGs, que desenvolvem actividades de I&D);
  • Ficha de Recolha de Dados Sobre Indicadores de Inovação (Destina-se às empresas públicas e privadas);
  • Ficha de Recolha de Dados Sobre Indicadores de Transferência de Tecnologia (Destina-se às Instituições de Ensino Superior, de Investigação Científica e Desenvolvimento, às Empresas Públicas e Privadas, às ONGs e às Fundações).

 

Como preencher

  1. Preencha apenas os campos abertos ou por selecção de opção em cada um dos modelos incluindo os seus anexos;
  2. Envie a ficha preenchida e assinada para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Parque de Ciência e Tecnologia: Projecto de Arquitectura e Modelo de Gestão

  • Publicado em PDCT

Um dos principais objectivos do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) é conceber e implantar um Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) sustentável em Luanda, com enfoque tecnológico generalizado, que contribua, através dos seus serviços, para melhorar o ecossistema de inovação angolano, conduzindo ao desenvolvimento económico. Os objectivos específicos são os seguintes:

  • Melhorar o crescimento da economia local, criando novas empresas inovadoras baseadas em conhecimento / tecnologia (ex. startups, spin-offs), levando à criação de emprego sustentável;
  • Transferir tecnologia e resultados de investigação científica das universidades para empresas / indústria;
  • Apoiar as empresas existentes a serem mais inovadoras e a desenvolver redes nacionais / internacionais;
  • Estimular o empreendedorismo baseado no conhecimento;
  • Proporcionar serviços de consultoria empresarial de alto nível às Pequenas e Médias Empresas;

O PDCT está actualmente no processo de contratação de uma empresa que conceberá o Projecto de Arquitectura e o Modelo de Gestão do futuro Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda.

  • Publicação no Jornal de Angola do pedido de manifestação de interesse (REOI) - Concluído;
  • Criação da Comissão de Avaliação - Concluído;
  • Elaboração do relatório de avaliação - Em curso;
  • Envio do Pedido de Propostas (RFP) - Maio 2019;
  • Avaliação das propostas recebidas - Julho 2019;

Workshop com Bolseiras do Ensino Secundário no Âmbito do PDCT

No âmbito do processo de atribuição de 250 bolsas de estudo para meninas vulneráveis, do ensino Secundário, nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), realizou no dia 03 de Abril de 2019, um Workshop com as bolseiras da província de Luanda, no auditório do Magistério Mutu Ya Kevela, que contou com o Coordenador do PDCT, a Assistente de Monitoria e Avaliação do PDCT,  Directores Pedagógicos, Directora Nacional do Ensino Técnico-Profissional do Ministério da Educação, 87% das bolseiras e os seus Encarregados de Educação.

O Workshop enquadra-se no âmbito das actividades do PDCT e teve os seguintes objectivos:

  • Apresentação do PDCT
  • Destaques da Nota Conceptual sobre a Fomento à Participação de Meninas Carenciadas/Vulneráveis na Ciência, Tecnologia e Inovação
  • Destaques do Acordo de Financiamento
  • Esclarecimento de dúvidas / Recepção de Preocupações
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais