Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

MESCTI e Programa UNI.AO realizam Capacitação em Matéria de Ensino à Distância

Arrancou de 28 a 30 de Setembro, no Hotel Monalisa, em Luanda, a primeira edição de capacitação em B-learning. Uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em parceria com o Programa UNI.AO. A formação, ministrada pela Digital Factory, visa capacitar 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo Secretário de Estado para o Ensino Superior, Prof. Dr. Eugénio Adolfo Alves da Silva e contou com a presença do Director Nacional do Ensino Superior, Dr. Emanuel Catumbela, bem como da equipa do Programa UNI.AO.

Na sua intervenção, João Júlio, Coordenador da equipa da Digital Factory, começou por agradecer pela presença de todos, afirmando que o primeiro dia tratava-se apenas do pontapé de saída e conta com a colaboração de todos os envolvidos para garantir o sucesso desta iniciativa. Já a Dra. Jeanne Vivet, Perita Técnica do Programa UNI.AO, realçou que o B-learning irá facilitar o maior acesso à formação pós-graduada por parte dos estudantes e que a iniciativa contribuirá para o processo de digitalização do ensino superior em Angola.

O Secretário de Estado saudou os formandos, augurando um bom desempenho, para que a implementação do B-learning nas IES seja uma realidade. Frisou ainda que "essa formação vai garantir a viabilização dos projectos ligados à aprendizagem e ensino, daí a sua relevância por ser uma modalidade de ensino que tem tudo para dar certo". Terminou agradecendo a iniciativa do Programa UNI.AO, sublinhando o profissionalismo da Digital Factory e desejando “um bom trabalho para que haja resultados em que podemos nos orgulhar e garantir o desenvolvimento do ensino superior”.

Saiba e veja mais em: https://www.facebook.com/programauniao/

 

Delegação do MESCTI participa na 39ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação

No âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e tecnologia (PDCT), em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como principal objectivo a construção de um Parque de Ciência e Tecnologia em Luanda, uma delegação angolana participa na 39ª Conferência Mundial Sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação, realizada na cidade de Sevilha, Espanha, de 27 a 30 de Setembro.

A Conferência Mundial é organizada pela Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP), sob o lema “Mudança verde e digital induzida pela inovação – o papel dos ecossistemas de inovação”.

A referida delegação é composta pelo Coordenador do PDCT, Dr. Ricardo Queirós, pelo Director Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. António de Alcochete, pelo Director Geral do Centro Nacional de Investigação Científica, Dr. Adérito da País Cunha, pelo Consultor de Aquisições do PDCT, Sr. Cristino Veiga, e pelo Assistente de Engenharia Civil do PDCT, Engº Baltazar Cristovão.

O objectivo da delegação angolana é participar numa acção de formação sobre parques de ciência e áreas de inovação, colher experiências sobre construção e gestão de parques de ciência e áreas de inovação, estabelecer contactos para futuras parcerias, bem como participar em reuniões de trabalho com o Consórcio que irá fiscalizar a obra que iniciará este ano.

Para informações sobre o futuro Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda, consulte o link: https://ciencia.ao/projectos-mescti/pdct/concursos/item/1202-anuncio-de-adjudicacao-de-contrato-construcao-do-parque-de-ciencia-e-tecnologia-de-luanda

Sevilha, 27 de Setembro de 2022

EEP-HCFMUSP apresenta Webinar com o tema "O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente Crónico na Saúde Digital". Participe!

  • Publicado em Eventos

A Escola de Educação Permanente - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Brasil, realiza no dia 27 de Setembro, um Webinar (gratuito) com o tema "O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente Crónico na Saúde Digital. 

O Webinar terá como intervenientes os seguintes:

  • Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro Carvalho - Director da Divisão de Pneumologia InCar-HCFMUSP, Director da Saúde Digital HCFMUSP (Moderador);
  • Sidney Klajner - Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (Palestrante);
  • Linamara Batistela - Professora Titular de Fisiatria, Medicina Física e Reabilitação, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Palestrante).
Para aceder, segue o convite para o WEBINAR:
 
Tema: O que o futuro nos espera: Monitoramento do Paciente
Crônico na Saúde Digital
Dia: 27/09/2022
Horário: 19 horas ou 7 p.m. (horário de São Paulo-Brasil)
 
 
Saiba mais sobre a EEP-HCFMUSP em: https://eephcfmusp.org.br/portal/
 
 

Abertas as Inscrições para a Edição 2022 do Concurso de Startups "928 Challenge" - Até 30 de Setembro de 2022

  • Publicado em Eventos

Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de Setembro, para a Edição 2022 do Concurso de Startups 928 Challenge.

O concurso 928 Challenge realizar-se-á de 3 a 29 de Outubro. Trata-se de uma competição de startups que visa fortalecer as trocas comerciais e de negócios entre a China e os Países de Língua Portuguesa. Equipas de universidades e de incubadoras de startups da China e dos Países de Língua Portuguesa apresentarão suas ideias e os finalistas serão selecionados para uma apresentação perante potenciais investidores.

Este ano estarão em competição 2 Trilhas: Uma para Universidades e outra para startups. As 3 equipas vencedoras receberão um prêmio de serviço em espécie de 30.000 MOP (USD 3600) dos serviços de nuvem do Alibaba e 70.000 MOP (USD 8500) em prêmios monetários no total.

O objetivo da competição centra-se na apresentação de ideias inovadoras em seis áreas fundamentais: Turismo, Assistência Médica, Fintech, Agronegócios e Alimentos, Economia Azul e Energias Renováveis.

Datas importantes:

- Ultimo dia para registo das equipas: 30 setembro
- Bootcamp: 3 a 12 de outubro (Não é mandatório mas recomendado).
- Mentoring: 13 e 14 de outubro.
- Finais – Investor Pitch: 29 de outubro

 

Para mais informação: https://928challenge.org/

 

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais