Menu

Secretários de Estado do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação Foram Apresentados

 

Ocorreu hoje a cerimónia de apresentação dos novos Secretários de Estado do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, disse que são vários os desafios para a área, por se tratar da qualificação do capital humano ao mais alto nível, de modo a garantir a sustentabilidade da investigação e do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Já o Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, frisou os desafios concernentes à competitividade para impulsionar a investigação científica.

Por outro lado, a Ministra do Ensino Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, referiu que a intenção é neutralizar práticas como favorecimento por apadrinhamento, fraudes, corrupção que fazem com que haja débil preparação dos estudantes. De acordo ainda com a ministra, este será um trabalho a ser desenvolvido com as instituições de ensino superior a nível nacional e com a comunidade para que cada cidadão conduza a mudança que se pretende. Quanto a reformulação das regiões académicas, referiu ser um aspecto estruturante do ensino superior que vai levar a cabo, chamando todos os actores do subsistema para juntos darem as respostas necessárias.

Maria do Rosário Sambo adiantou, em relação a melhoria das condições de trabalho dos docentes e a carreira profissional, que existe um projecto do Estatuto da Carreira Docente muito detalhado, resultante de um processo de auscultação, como uma ferramenta a utilizar.

O Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia de Inovação tem como uma das apostas o combate das práticas ilegais no sistema de ensino superior e promover o mérito, informou nesta terça-feira, em Luanda, a titular da pasta.

 

Fonte: Angop

Ler mais ...

Ministérios do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia Fundem-se

Os ministérios do Ensino Superior e o da Ciência e Tecnologia fundiram-se num novo ministério denominado Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Contudo, salienta-se que esta não é a primeira vez em que os sectores do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia são agrupados num único ministério, pois tal já tinha acontecido no Governo que resultou das eleições de 2008.

A médica Maria do Rosário Bragança Sambo, actual Reitora da Universidade Agostinho Neto (UAN), foi no dia  de 28 de Setembro – Dia da UAN, nomeada Ministra do novo ministério, pelo Presidente da República e Titular do Poder Executivo João Lourenço. No cargo de Reitora desde Agosto de 2015, a Professora Maria do Rosário Bragança Sambo é Licenciada, desde 1983, em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo Serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e da Ordem dos Médicos de Portugal. É Doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa da tese sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas”, no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Foi Decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela (2011-2015). Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária. É responsável pela coordenação de dois projectos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imunológica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção planetária”. É autora e co-autora de várias publicações científicas em revistas indexadas, bem como do livro Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013). Publicou ainda "E Assim Vivi Benguela – Fragmentos de uma vida (memórias)" (Mayamba Editora, Luanda, 2017, 90 páginas).

A sua nomeação coincidiu com a realização da Conferência Científica da Universidade Agostinho (CCUAN2017), que decorreu de 27 a 29 de Setembro, no Hotel Victória Garden, sobre o tema central “Investigar para o desenvolvimento de Angola: situação actual e desafios“, no âmbito das Jornadas Agostinho Neto Setembro 2017, comemorativas dos 95 anos do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Reitor e Patrono da UAN e Primeiro Presidente da República  e do Dia 28 de Setembro – Dia da Universidade Agostinho Neto, jornadas por ela coordenadas, tendo sido igualmente a Presidente da Comissão Organizadora da Conferência, que reuniu mais de 650 participantes, entre docentes, investigadores, estudantes da UAN e de outras Instituições de Ensino Superior (IES) do país, púbicas e privadas, e professores convidados de Moçambique, Portugal, Cabo-Verde e Brasil.

A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação apontou como prioridade da sua gestão a capacitação dos recursos humanos para melhor cumprimento das tarefas do sector. Por outro lado, a nível do ensino superior deverão ser introduzidas modificações, com vista à melhoria da qualidade do ensino, bem como à criação condições para que a ciência, tecnologia e inovação contribuam para o desenvolvimento socioeconómico e cultural do país.

 

 

Fontes: 

https://www.uan.ao/reitora-da-universidade-agostinho-neto-nova-ministra-do-ensino-superior-ciencia-tecnologia-inovacao/

http://www.governo.gov.ao/VerNoticia.aspx?id=33551

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais