Menu

UNESCO aprova “Recomendação sobre a Ciência e os Investigadores Científicos”

A Recomendação sobre Ciência e os Investigadores Científicos aprovada em 13 de Novembro último, na 39.ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), vem substituir a “Recomendação sobre o Estatuto dos Investigadores Científicos”, de 1974. 

A Recomendação agora aprovada preconiza a adopção de políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, por parte dos Estados-Membros, que impulsionem, entre outros aspectos, uma investigação científica para o desenvolvimento. Políticas que encorajem e apoiem investigadores científicos, a fim de desenvolverem trabalhos de investigação e desenvolvimento experimental com elevado sentido de responsabilidade para com o homem e o ambiente, e assegurem que as sociedades façam um uso responsável dos conhecimentos científicos de todos os domínios. Sublinha, também, a necessidade de assegurar a livre circulação de dados científicos, e a necessidade de proporcionar aos cientistas apoio financeiro e institucional adequado.

Para ter acesso ao texto integral da Recomendação da UNESCO sobre a Ciência e os Investigadores Científicos (versão em língua espanhola), clique aqui.

 

Ler mais ...

Conheça a Estratégia SASSCAL 2.0 - Alterações Climáticas e Gestão de Solos

O mundo enfrenta consideráveis desafios económicos, sociais e ambientais devido à confluência de tendências das alterações climáticas, crescimento populacional, expansão agrícola, desflorestamento, escassez de água e perda de biodiversidade. Sinais de crescentes e agravadas tensões, resultantes destas tendências são evidentes a nível global, nacional e local, e são de particular relevância para os países da África Austral, onde a escassez induzida pelas alterações climáticas e a dinâmica populacional afectam gravemente o desenvolvimento socioeconómico.

A Estratégia SASSCAL 2.0 oferece uma transição de uma busca baseada em recursos para uma busca baseada em conhecimento por soluções para os desafios da mudança climática e de desafios de gestão dos solos.

O SASSCAL 1.0 estabeleceu a agenda para a geração de conhecimento nas áreas de mudança climática e gestão adaptativa dos solos. O SASSCAL 2.0 basear-se-á nas realizações do SASSCAL 1.0, incorporando as lições aprendidas e desenvolvendo iniciativas para enfrentar futuros desafios da mudança climática e da gestão adaptativa do solo.

A Estratégia SASSCAL 2.0 fornece uma estrutura de alto nível para orientar investimentos em investigação científica e inovação em mudanças climáticas e intervenções adaptativas de gestão dos solos. Todos os países membros precisam apoiar e comprometer-se com a Estratégia devido ao seu enfoque de prestação de serviços regionais integrados. Esses elementos são altamente desejáveis, mas são de natureza de longo prazo que exigem compromisso político, investimento e supervisão para serem plenamente realizados.

Para mais informação clique aqui e baixe o PDF.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais