Newsletter - Novembro 2018

 Novembro - 2018
Newsletter

NOTÍCIAS EM DESTAQUE

MESCTI realiza a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou a 5 de Novembro do ano em curso, a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo, no Hotel de Convenções de Talatona (HCTA), em Luanda. O Conselho Consultivo é o órgão colegial de apoio do Titular do referido Departamento Ministerial, ao qual compete a análise das estratégias e políticas relativas ao desenvolvimento do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação.

Arquivo Histórico Nacional de Angola recebe literatura técnico-científica recuperada em Portugal em 2012

As autoridades angolanas entregaram, no dia 7 de Novembro, ao Arquivo Histórico Nacional 144 títulos de literatura científica do tempo colonial, essencialmente sobre agropecuária, de um total de 160 devolvidas por instituições portuguesas em 2012. Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação angolano, Domingos Neto, disse que contaram com a colaboração de muitas instituições portuguesas para a recuperação do acervo, composto por revistas, livros, relatórios, comunicações, memórias, trabalhos, artigos, boletins, teses de doutoramento, cadernos e dissertações de mestrado, originais e cópias autenticadas.

Web Summit: a maior cimeira de tecnologia e empresarial do mundo

Decorreu pela terceira vez consecutiva, no Parque das Nações, em Lisboa, a Web Summit, a maior cimeira de tecnologia e empresarial do mundo que juntou empreendedores e investidores de diferentes países.A Web Summit, originalmente Dublin Web Summit, é uma cimeira de tecnologia e empresarial que é realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada, em Dublin, Irlanda, por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tópico da cimeira está virado para a tecnologia da Internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até pequenas empresas de tecnologia.  

Financiamento de Projectos de Investigação Científica no Âmbito do PDCT

A Direcção Nacional de Ciência e Investigação Científica comunicou às Instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) e às Instituições de Ensino Superior (IES) a abertura de um concurso público para financiamento de projectos de investigação científica, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), a ser executado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), co-financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e pelo Governo de Angola.

EVENTOS

Sábados de Comunicação e Intercâmbio Científico – 5.ª Edição de 2018

Em alusão à 5.ª Edição do Programa Sábados de Comunicação e Intercâmbio Científico, e com vista marcar o encerramento das actividades científicas, a Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade Jean Piaget de Angola realizou, no dia 24 de Novembro de 2018, uma Mesa Redonda subordinada ao tema “ANÁLISE DO SECTOR INDUSTRIAL ANGOLANO”.

OPORTUNIDADES

Bolsa de Investigação Científica: Candidaturas Abertas

Esteve aberto, até ao dia 6 de Dezembro de 2018, o concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projecto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico designado por SCAFfoldChild – “SickleCell Anemia and Fetal Hemoglobin. Genetic modifiers in an Angolan Children Cohort”, financiado pela Rede AgaKhan para o Desenvolvimento, através do acordo de cooperação celebrado com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal.   

OPORTUNIDADES

Candidate-se ao Prémio CEDUMED de Educação Médica

O Centro de Estudos Avançados em Educação e Formação Médica (CEDUMED) da Universidade Agostinho Neto (UAN) convida profissionais de saúde, investigadores, docentes, gestores, estudantes e todos os interessados a candidatarem-se ao "Prémio CEDUMED de Educação Médica 2019 Clínica Multiperfil", submetendo trabalhos de (i) investigação sobre a educação médica ou (ii) sobre formação dos profissionais de saúde (oferta de acções de formação ou produção de material didáctico).   

ARTIGOS

Opinião

O que Impede os Jovens Cientistas Africanos de Atingir o seu Potencial?

Marie Luise Neumann

Mestre em Sociologia pela Universidade Washington, Investigadora do projeto GloSYS para a Global Young Academy.

 

Hsin-Chou Yang

Doutorado em Filosofia pela Universidade Nacional Tsing Hua, Professor e Investigador do Instituto de Ciência Estatística da Academia Sinica, em Taiwan. 

Um estudo publicado no Jornal El País revela que cerca de 20 000 profissionais altamente qualificados deixam o continente africano todos os anos, e entre eles há 30% de cientistas africanos. Os jovens cientistas africanos enfrentam barreiras constantes que os levam a deixar os seus próprios países e até mesmo o mundo académico. Por essa razão, o continente perde trabalhadores altamente qualificados, que são de fundamental importância para o avanço científico e tecnológico, bem como para o desenvolvimento económico. De acordo com o estudo, essa tendência é causada por vários factores, como a guerra e a instabilidade política dos países africanos. No entanto, o factor mais comum para o êxodo é o desejo de um melhor rendimento e melhores oportunidades, assim como a busca de um ambiente favorável para investigação que ajudem a impulsionar as trajectórias profissionais  e o potencial de investigação.

PERGUNTA DO MÊS 

O que entende por gases com efeito de estufa?

 

a) São gases concentrados na atmosfera que absorvem e emitem radiação infravermelha, a partir dos raios solares que são reflectidos para o espaço ou absorvidos e transformados em calor.

b) São gases constituídos essencialmente por metano, que existem em estado natural em depósitos subterrâneos, associado ao petróleo bruto ou ao gás recuperado das minas de carvão.

e) Todas as anteriores.

f) Nenhuma das anteriores.

 

Visite o Portal Ciencia.ao (barra lateral) para votar. Participe...  

>------------------------------------------------------------------------------------------- 

Veja a Pergunta e Respostas do mês anterior: 

O que entende por uma Start-up?

 

LEGISLAÇÃO

Consulte toda a legislação angolana relacionada com Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.

SISTEMA NACIONAL DE

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Consulte os actores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). (Em actualização. Participe informando eventuais erros ou faltas de informação.)

PARTICIPE

Descubra o Portal ciencia.ao!  Consulte-o com regularidade e informe-se sobre as novidades de ciência, tecnologia e inovação!

Dê a sua opinião, reaja, divulgue a sua instituição através de notícias, feitos marcantes e trabalhos científicos!

O Portal ciencia.ao é seu! Contribua para o aumento e qualidade da informação! 

Sempre que quiser divulgar uma informação no Portal ciencia.ao deverá preencher o modelo “Pedido de divulgação de uma informação”, concebido para este fim!

 

Inscreva-se no portal (canto superior direito do portal ciencia.ao ou clique aqui) e receba sempre a Newsletter.

 

Partilhe as Newsletters com os seus contactos. A ciência não tem fronteiras...

 

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua do MAT, Complexo Administrativo "Clássicos de Talatona", Talatona, Luanda, Angola.

E-mail: geral@ciencia.ao

 

 SUBSCREVER (subscribe) / REMOVER SUBSCRIÇÃO (Remove Subscription)

 

Clique aqui para ver a newsletter no seu browser.  

Copyright © 2018 Ciencia.ao

* Clique nos títulos para ler toda a informação.

Facebook Twitter Twitter