• Início
  • Notícias
    • Notícias
    • Ciência
    • ConcursosMESCTI
    • Educação
    • Ensino Superior
    • Agricultura e Pescas
    • Tecnologias
    • Indústrias
    • Saúde
    • Recursos Hídricos
    • Energia
    • Ambiente
    • Inovação
  • Eventos
    • Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
    • Feiras
  • Oportunidades
  • Artigos
    • Científicos
    • Divulgação Científica
    • Opinião
  • Sistema Nacional de Ciência
    • Instituições de Ensino e Investigação Científica
    • Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento
  • Legislação
  • Livros
  • Projectos MESCTI
    • PDCT
      • ProjectosI&D
      • Parque de Ciência e Tecnologia
      • Bolsas – Ensino Secundário
      • Bolsas – Pós-Graduação
      • IAPI
      • Equipamento – Escolas Secundárias
      • Concursos PDCT
    • UNI.AO
      • Notícias
      • Concursos e bolsas
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Publicações e Relatórios
  • IndicadoresCTI
  • COVID-19
  • AAC
  • Quem Somos
Para divulgar neste Portal, clique aqui.

Blog

Home / Artigos de Opinião / As Cinco Questões de Tecnologia que os DGs devem Observar em 2019

As Cinco Questões de Tecnologia que os DGs devem Observar em 2019

  • 6 de Fevereiro, 2019
  • By: admin
  • 8
  • 0 Comments

Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia que todos os Directores Gerais (DG) devem ter em mente em 2019. Ela vai transformar todos os mercados e criar inúmeras oportunidades de negócios. Acredito muito no potencial de IA para gerar competitividade e prosperidade. Partindo da ideia de que inteligência artificial está no centro da estratégia, reuni cinco aspectos tecnológicos que merecem a atenção das lideranças corporativas neste ano.
 
 
1. Modernizar a estratégia de dados – Se a Inteligência Artificial é o motor da inovação digital, os dados são o combustível desse engenho. Para o DG, uma estratégia de dados significa assegurar que os seus colaboradores explorem os dados disponíveis para trabalhar de maneira inteligente e que as informações da empresa e dos seus clientes estejam a salvo num lugar seguro.

Com a nuvem, desafios de armazenamento e disponibilidade nunca foram tão simples de serem resolvidos. A questão é gerir um volume de dados que cresce de maneira exponencial e transformá-los em inteligência. Vamos considerar que, com mobilidade e Internet das Coisas, o volume de dados continuará a crescer em 2019. Sugiro a leitura da história da cervejaria Carlsberg, que está transformando sabores de cerveja em dados para criar novos rótulos. A corrida por inovação começa com uma estratégia de dados. Também não podemos esquecer da tarefa igualmente fundamental da protecção de dados, tanto para manter a empresa protegida como para cumprir exigências regulatórias e de conformidade cada vez mais rígidas, como a lei europeia LGPD e a Lei Brasileira de Proteção de Dados, que passa a vigorar a partir de 2020. Esta é uma prioridade para a Microsoft. Como gostamos de enfatizar, ninguém usará tecnologia em que não confia.

 

2. Acelerar a adopção da nuvem – A discussão da migração para a nuvem entrou num novo capítulo. Muitas empresas brasileiras já levaram para a nuvem aplicações críticas e avançaram várias casas nessa jornada. A pergunta “quando migrar” está a ficar para trás. 

A questão não é apenas de economia (embora, para a maioria dos clientes, o retorno do investimento (ROI) de mudar para a nuvem seja altamente – e cada vez mais – atraente). As empresas também estão a considerar os riscos de manter a sua própria infraestrutura de data center de segurança local, incluindo hardware, software, segurança física e operacional, contratação de especialistas em segurança de Tecnologias de Informação (TI) e atendimento a padrões e certificações estatutários ou do sector.

Muitos clientes grandes da Microsoft, como as Lojas Renner, optam por uma estratégia de nuvem híbrida que combina a nuvem pública e a privada, permitindo que dados e aplicativos sejam compartilhados entre eles. Essa abordagem oferece às empresas a capacidade de dimensionar perfeitamente a sua infraestrutura local por meio da nuvem pública, quando necessário, sem permitir que os data centers de terceiros acessem a totalidade dos seus dados.

 

3. Requalificar a força de trabalho – A chegada da Inteligência Artificial deve transformar a natureza de diversas tarefas e ocupações, a exemplo do que aconteceu quando outras tecnologias como o telefone ou computador se popularizaram. Os DGs precisam de um olhar atento para a requalificação da força de trabalho a fim de garantir que os seus colaboradores e processos estejam alinhados para tirar o máximo proveito da nova tecnologia. Sem boas equipas, os projectos de IA provavelmente falharão devido à falta de conhecimento digital para utilizar as tecnologias e a ausência de habilidades para obter insights de dados. Um belo exemplo vem do London College of Fashion, uma das mais prestigiadas escolas de moda do mundo, que está a ensinar os futuros designers a pensar digitalmente, criando assistentes digitais de estilo e roupas sustentáveis.

Também é hora de os DGs começarem a pensar como aprimorar as habilidades interpessoais (soft skills) inerentes ao ser humano, aquelas que serão os verdadeiros diferenciais no mercado de trabalho do futuro, como discernimento, colaboração e empatia. 

 

4. Construir confiança – Quando se trata da confiança do cliente, ela pode levar anos para ser construída na sua organização e pode ser destruída em um único momento. Essa regra ressoa profundamente no mundo digital actual, no qual as organizações enfrentam ameaças cibernéticas cada vez mais agudas, além de expectativas éticas e cobranças legais quando se trata de transacções online e manipulação de dados de clientes. A responsabilidade pela criação e manutenção da confiança do cliente passa pelo DG, que precisa garantir que todos os elementos de confiança – incluindo segurança, privacidade, confiabilidade, transparência, conformidade e ética – sejam incorporados nas iniciativas de transformação digital desde o início. Os DGs também precisam examinar se o ecossistema de parceiros reconhece e compartilha os mesmos princípios de confiança da sua própria organização. Mais especificamente, se os parceiros de tecnologia aos quais eles confiam com os seus dados de clientes têm o mesmo conjunto de valores, princípios e políticas quando se trata do uso desses dados.

 

5. Transformar a sociedade – Assim como podemos imaginar como a tecnologia pode transformar negócios, conseguimos lançar mão nela para criar impacto positivo no mundo. A tecnologia pode ser uma ferramenta incrível para que as empresas superem desafios humanos ou ambientais nas suas áreas de actuação ou contribuam para as causas que abraçaram. A Inteligência Artificial terá um papel enorme na criação de soluções para alguns dos problemas mais sérios da humanidade. Entendo que para as empresas essa é uma oportunidade extraordinária de contribuição.

Pensando nisso, na Microsoft, lançamos a iniciativa “AI for Good”, que fornece financiamento, transferência tecnológica e treinamento para pessoas e organizações sem fins lucrativos que desejem adoptar IA nos seus projectos em áreas como meio ambiente (AI for Earth), acções humanitárias (AI for Humanitarian Action) e acessibilidade (AI for Accessibility). No AI for Earth, focado em mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e água anunciamos recentemente os nossos primeiros quatro projectos apoiados na América Latina.

E você, qual tecnologia está a chamar a sua atenção? Estamos em um ponto realmente especial da história e as possibilidades diante de nós são quase infinitas.

Desejo a todos um 2019 de sucesso e muitas conquistas!

 

Por: Paula Bellizia – Vice President – Sales, Marketing and Operations for Latin America at Microsoft

 

Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/cinco-quest%C3%B5es-de-tecnologia-que-ceos-devem-observar-em-bellizia/

Share

Leave a comment Cancel reply

Translator / Translator / Traducteur

FAQ - INAAREES

2ª Fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação de Cursos de Saúde

INAAREES_PEQUENO

Announcement - National Science and Innovation Award 2024

FUNDECITLOGO

Meet the Angolan Open Access Repository

logo_ranaa_-_Copia

See the Final External Evaluation Reports (1st Phase)

INAAREES_FLYER_SMALL

Meet the TEST Project

MESCTI & World Bank

LOGO_TEST

Learn about the Higher Education Assessment and Accreditation Manuals

INAAREES

MANUAIS_INAAREES_ICONE

Meet the PDCT

Science and Technology Development Project
PDCT_Logo2_500x500

Connect to Elsevier ScienceDirect

Contact your institution for more details.

SDElsevier

Get to know the UNI.AO Program

UNIAO_2

Get to know the UNI.AO Program

CapaFolhetoPortal1

Share your Article!

Print

Links Úteis

Login Ajuda

Links Externos

Portal do Governo Serviços Públicos Electrónicos (SEPE)

Contactos

Contactos

Redes Sociais

Facebook Twitter

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados.