• Início
  • Notícias
    • Notícias
    • Ciência
    • ConcursosMESCTI
    • Educação
    • Ensino Superior
    • Agricultura e Pescas
    • Tecnologias
    • Indústrias
    • Saúde
    • Recursos Hídricos
    • Energia
    • Ambiente
    • Inovação
  • Eventos
    • Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
    • Feiras
  • Oportunidades
  • Artigos
    • Científicos
    • Divulgação Científica
    • Opinião
  • Sistema Nacional de Ciência
    • Instituições de Ensino e Investigação Científica
    • Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento
  • Legislação
  • Livros
  • Projectos MESCTI
    • PDCT
      • ProjectosI&D
      • Parque de Ciência e Tecnologia
      • Bolsas – Ensino Secundário
      • Bolsas – Pós-Graduação
      • IAPI
      • Equipamento – Escolas Secundárias
      • Concursos PDCT
    • UNI.AO
      • Notícias
      • Concursos e bolsas
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Publicações e Relatórios
  • IndicadoresCTI
  • COVID-19
  • AAC
  • Quem Somos
Para divulgar neste Portal, clique aqui.

Accordion #1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Accordion #2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Blog

Home / Ensino Superior / INAAREES divulga os resultados da 2ª Fase Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior – Cursos de Ciências da Saúde

INAAREES divulga os resultados da 2ª Fase Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior – Cursos de Ciências da Saúde

  • 15 de Agosto, 2024
  • By:
  • 275
  • 0 Comments
O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), no âmbito do processo de avaliação e acreditação da qualidade do ensino superior em curso, realizou na manhã desta terça-feira, 13 de Agosto, no Auditório Francisco António Mateta, da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), em Luanda, a Cerimónia Pública de Divulgação dos Resultados do Processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior.
 
Esta 2ª fase do processo de Avaliação Externa e Acreditação do Ensino Superior envolveu 115 cursos de outras ciências da saúde ministrados em 49 Instituições de Ensino Superior (IES), sendo 63 em Luanda e 52 noutras províncias. O processo, que decorreu de 11 a 14 de Junho, contou com a participação de altos especialistas nacionais e internacionais de países como Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, RDC, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe.
 
A Cerimónia de Abertura foi presidida pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, acompanhada pelo Director-Geral do INAAREES, Jesus Tomé, e pelo Magnífico Reitor da ACITE, Pedro Bengui.
 
No seu discurso de abertura, a Ministra Paula Regina Simões de Oliveira afirmou que “o Subsistema do Ensino Superior dispõe de cerca de 1.300 cursos, que deverão ser avaliados até 2027, conforme orienta o PDN 2023-2027. Diríamos que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas com um começo exitoso como o que tivemos na 1ª fase, julgamos que é possível, com o esforço e a abnegação de todos, concretizarmos as metas preconizadas no PDN 2023-2027.”
 
Para a Ministra, “os resultados, quer nos remetam para a acreditação ou para a não acreditação, devem ser aceites com fair play, sendo da responsabilidade das Instituições de Ensino Superior (IES) corrigir as debilidades detectadas pela avaliação externa. Para tal, é necessário criar equipas competentes para introduzir as melhorias que se impõem, a fim de que, nos próximos dois a três anos, possam alterar o desempenho e melhorar o funcionamento de determinado curso.”
 
O Director-Geral do INAAREES, Jesus Tomé, apresentou os resultados da 2ª fase do processo de avaliação externa e acreditação do Ensino Superior para os cursos de Ciências da Saúde. Dos 115 cursos avaliados, ministrados em 49 IES e distribuídos por 12 províncias do país, os resultados foram os seguintes:
  • 55 cursos foram acreditados com Nível C, indicando que cumpriram entre 60% e 79% dos critérios de avaliação. Estes cursos continuarão a admitir novos estudantes e receberão um certificado de acreditação válido por até 2 anos.
  • 60 cursos foram classificados com Nível D, indicando que cumpriram menos de 60% dos critérios de avaliação. Estes cursos não poderão admitir novos estudantes no próximo Ano Académico 2024/2025 e estão sujeitos a medidas de melhoria urgentes.

Segundo o Director do INAAREES, Jesus Tomé, “os estudantes actualmente matriculados nestes cursos poderão continuar os seus estudos até à sua conclusão, sem risco de não terem os seus diplomas homologados pelo INAAREES.”

A distribuição dos cursos acreditados por províncias é a seguinte: em Luanda, 23 cursos foram acreditados com Nível C e 37 cursos foram classificados com Nível D; noutras províncias, 29 cursos foram acreditados com Nível C e 23 cursos foram classificados com Nível D.
 
A Cerimónia Pública de Divulgação dos Resultados da 2ª fase de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior para os cursos de Ciências da Saúde contou com a presença da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paula Regina Simões de Oliveira, do Magnífico Reitor da ACITE, Pedro Bengui, do Director-Geral do INAAREES, Jesus Tomé, do representante do Gabinete da Vice-Presidência da República, Gabriel Luís Miguel, dos Magníficos Reitores das Instituições de Ensino Superior, dos Directores-Gerais de Instituições de Ensino Superior, de Directores Nacionais e equiparados do MESCTI, de representantes da UNI.AO, do Banco Mundial, de docentes, investigadores e convidados.
 
Luanda, 14 de Agosto de 2024
 
Saiba mais e tire as suas dúvidas sobre o processo no link: FAQ – INAAREES
 
Anexos: 
  • Lista de IES com cursos acreditados e não acreditados.
  • Quadro resumo por províncias.
Share

Leave a comment Cancel reply

Translator / Translator / Traducteur

Segunda Edição (2025) do Prémio Nacional de Ciência e Inovação

Logo PNCI

FAQ - INAAREES

2ª Fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação de Cursos de Saúde

INAAREES_PEQUENO

Meet the Angolan Open Access Repository

logo_ranaa_-_Copia

See the Final External Evaluation Reports (1st Phase)

INAAREES_FLYER_SMALL

Meet the TEST Project

MESCTI & World Bank

LOGO_TEST

Learn about the Higher Education Assessment and Accreditation Manuals

INAAREES

MANUAIS_INAAREES_ICONE

Meet the PDCT

Science and Technology Development Project
PDCT_Logo2_500x500

Connect to Elsevier ScienceDirect

Contact your institution for more details.

SDElsevier

Get to know the UNI.AO Program

UNIAO_2

Get to know the UNI.AO Program

CapaFolhetoPortal1

Share your Article!

Print

Accordion #1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Accordion #2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Link 1 Link 2

Links Úteis

Login Ajuda

Links Externos

Portal do Governo Serviços Públicos Electrónicos (SEPE)

Contactos

Contactos

Redes Sociais

Facebook Twitter

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados.