• Início
  • Notícias
    • Notícias
    • Ciência
    • ConcursosMESCTI
    • Educação
    • Ensino Superior
    • Agricultura e Pescas
    • Tecnologias
    • Indústrias
    • Saúde
    • Recursos Hídricos
    • Energia
    • Ambiente
    • Inovação
  • Eventos
    • Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
    • Feiras
  • Oportunidades
  • Artigos
    • Científicos
    • Divulgação Científica
    • Opinião
  • Sistema Nacional de Ciência
    • Instituições de Ensino e Investigação Científica
    • Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento
  • Legislação
  • Livros
  • Projectos MESCTI
    • PDCT
      • ProjectosI&D
      • Parque de Ciência e Tecnologia
      • Bolsas – Ensino Secundário
      • Bolsas – Pós-Graduação
      • IAPI
      • Equipamento – Escolas Secundárias
      • Concursos PDCT
    • UNI.AO
      • Notícias
      • Concursos e bolsas
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Publicações e Relatórios
  • IndicadoresCTI
  • COVID-19
  • AAC
  • Quem Somos
Para divulgar neste Portal, clique aqui.

Accordion #1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Accordion #2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Blog

Home / Ensino Superior / Ministra Maria do Rosário Bragança participa na 2.ª Edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

Ministra Maria do Rosário Bragança participa na 2.ª Edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

  • 12 de Abril, 2023
  • By: admin
  • 14
  • 0 Comments

A Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, participa de 12 a 13 de Abril do corrente ano, na  2.ª edição da Conferência Inter-regional Pan-africana da AUF: África Científica e Plurilingue, no Centro de Convenções da Uni-CV, na Cidade da Praia, Cabo Verde.

Esta conferência, organizada pela Agência Universitária da Francofonia (AUF) em parceria com o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), tem como tema central a “Empregabilidade e o empreendedorismo dos estudantes e dos aprendentes” e será dinamizada pelo Reitor da Agência Universitária da Francofonia, o Professor Doutor Slim Khalbous, pela Secretária de Estado do Ensino Superior de Cabo Verde, Professora Doutora Eurídice Monteiro e pelas delegações ministeriais e universitárias de oito países, nomeadamente: Angola, Cabo Verde, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Moçambique, Senegal e São Tomé e Príncipe.

O tema desta 2ª edição da Conferência abordará sobre as grandes reformas empreendidas pelos intervenientes desta área, nomeadamente a adoção do Estatuto Nacional do Estudante Empreendedor (ENEE) no Senegal e na Guiné, e a inauguração prevista dos Centros de Empregabilidade Francófonos (CEF) em Banjul (Gâmbia) e na Praia (Cabo Verde).

A conferência pretende partilhar experiências e identificar as oportunidades de parceria entre os países e instituições do Ensino Superior do Continente Africano, na promoção da empregabilidade e do empreendedorismo dos estudantes.

A Titular do Departamento Ministerial do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Bragança, participou no painel ministerial dando nota que “a candidatura de Angola a membro observador da Organização Internacional da Francofonia (OIF), reforçará a integração de Angola com os seus países vizinhos e com a comunidade francófona em geral e, consequentemente, da sua comunidade universitária com a dos países da francofonia”, frisou. 

Ainda na sua abordagem sobre o tema central, a Ministra Maria do Rosário Bragança afirmou que “… a estimulação e o desenvolvimento do empreendedorismo dos jovens nas universidades, não só promove o auto-emprego, acolhendo e apoiando a materialização de ideias inovadoras, quer do seu ambiente interno de ensino/aprendizagem, sobretudo de discentes e de docentes, quer do ambiente externo, na sociedade, mas também assegura a ligação universidade-sociedade, incluindo as empresas e, portanto a ligação universidade-empresas, com reflexos positivos na articulação entre a teoria e a prática no processo de formação”. A Titular deu a conhecer que está em curso o processo de criação de um currículo sobre empreendedorismo nas IES angolanas, com o suporte do Reino dos Países Baixos, através do Erasmus Centre for Entrepreneurship, associado à Erasmus University of Roterdam. “Pretende-se despertar o talento empreendedor dos jovens e aperfeiçoar as suas habilidades para o empreendedorismo, apoiando o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo de Angola”, afirmou.

No segundo dia da Conferência, as universidades que participam no evento farão parte do painel com o tema: “A empregabilidade e o empreendedorismo dos diplomados: experiências partilhadas”. O Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto, Professor Doutor Pedro Magalhães fará a sua intervenção neste fórum.

No fim destes dois dias de conferência, será assinado um acordo de cooperação que reforçará o compromisso dos intervenientes da rede da África Científica e Plurilingue, de trabalhar em sinergia, com vista à promoção do empreendedorismo e da empregabilidade dos jovens a nível do continente.

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 12 de Abril de 2023.

Assista a conferência no seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=_EW_hps61Ig

 

Share

Leave a comment Cancel reply

Translator / Translator / Traducteur

Segunda Edição (2025) do Prémio Nacional de Ciência e Inovação

Logo PNCI

FAQ - INAAREES

2ª Fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação de Cursos de Saúde

INAAREES_PEQUENO

Meet the Angolan Open Access Repository

logo_ranaa_-_Copia

See the Final External Evaluation Reports (1st Phase)

INAAREES_FLYER_SMALL

Meet the TEST Project

MESCTI & World Bank

LOGO_TEST

Learn about the Higher Education Assessment and Accreditation Manuals

INAAREES

MANUAIS_INAAREES_ICONE

Meet the PDCT

Science and Technology Development Project
PDCT_Logo2_500x500

Connect to Elsevier ScienceDirect

Contact your institution for more details.

SDElsevier

Get to know the UNI.AO Program

UNIAO_2

Get to know the UNI.AO Program

CapaFolhetoPortal1

Share your Article!

Print

Accordion #1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Accordion #2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Link 1 Link 2

Links Úteis

Login Ajuda

Links Externos

Portal do Governo Serviços Públicos Electrónicos (SEPE)

Contactos

Contactos

Redes Sociais

Facebook Twitter

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados.