Menu

Assista hoje o Webinar do Air Centre sobre o Projecto Luanda Waterfront - Networking com a Prof.ª Dra. Filomena Vaz Velho

Assista hoje, dia 23 de Outubro de 2020, às 13h00 UTC, a entrevista com a Prof. Dra. Filomena Vaz Velho, do Instituto Nacional de Pesca e Investigação Marinha (INIPM), Angola. A Prof. Dra. Filomena Vaz Velho apresentará o Projecto Luanda WaterFront - Avaliação Ecológica da Baía de Luanda: Uma abordagem baseada na orla para reduzir os riscos ambientais e aumentar a qualidade de vida. O moderador será Marcelo Rollnic, Professor da Universidade Federal do Pará, Brasil.

Luanda Waterfront é um projecto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico que integra instituições angolanas e portuguesas, nomeadamente, o Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha (INIPM), a Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (FC-UAN), a Universidade do Algarve (UALg) e o Centro de Ciências do Mar (CCMAR), que é o coordenador. O projecto é financiado pela Fundação Portuguesa para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela Aga Khan Development Network (AKDN). O objectivo é avaliar o estado da Baía de Luanda (Angola), bem como aumentar o conhecimento científico sobre os riscos ambientais, nomeadamente Nocivas Algas Blooms (HABs), Ciguatera Fish Poisoning (CFP), lixo marinho e outras ameaças globais das alterações climáticas esse impacto no bem-estar das comunidades locais e na saúde do ecossistema. O projecto prevê ainda o estabelecimento de mecanismos de co-gestão da Baía de Luanda, envolvendo as partes interessadas e as comunidades locais, com o objectivo de recomendar estratégias de mitigação ambiental para melhorar a qualidade da água e promover o desenvolvimento sustentável dos diferentes serviços deste ecossistema. A investigadora principal de Portugal é Alexandra Teodósio e, de Angola, Filomena Vaz Velho.

Esta sessão será conduzida em português com tradução simultânea para o inglês usando o recurso de interpretação do idioma nativo da Zoom.

 

Aceda ao link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_5LUikA6vT4ukK6pUxl1VAg?utm_source=AIR+Centre&utm_campaign=b1d3dd1c45-EMAIL_CAMPAIGN_2020_04_21_10_26_COPY_01&utm_medium=email&utm_term=0_f6e6916653-b1d3dd1c45-176857057

Ler mais ...

Comissão Europeia realiza Webinar sobre o European Green Deal Call, e lança Financiamento de € 1 bilhão de Euros - 26 de Outubro 2020

A Comissão Europeia informa que estão abertas até o dia 26 de Janeiro de 2021, as candidaturas para o financiamento de € 1 bilhão de euros para projectos de investigação e inovação que respondam à crise climática e ajudem a proteger os ecossistemas e a biodiversidade da Europa. O European Green Deal Call, financiado pelo Horizonte 2020, estimulará a recuperação da crise do coronavírus na Europa, transformando os desafios verdes em oportunidades de inovação.

Esta chamada para a European Green Deal difere em aspectos importantes das chamadas anteriores do Horizonte 2020. Dada a urgência dos desafios que se tem enfrentado, a chamada visa alcançar resultados claros e perceptíveis a curto e médio prazo, mas com uma perspectiva de mudança a longo prazo. Há menos acções, mas mais direccionadas, maiores e visíveis, com foco na rápida escalabilidade, disseminação e aceitação.

Espera-se que os projectos financiados no âmbito desta chamada entreguem resultados com benefícios tangíveis em dez áreas: Oito (8) áreas temáticas que reflictam os principais fluxos de trabalho do European Green Deal, nomeadamente:

  1. Aumento da ambição climática;
  2. Energia limpa, acessível e segura;
  3. Indústria para uma economia limpa e circular;
  4. Edifícios eficientes em termos de energia e recursos;
  5. Mobilidade sustentável e inteligente;
  6. Da fazenda à mesa;
  7. Biodiversidade e ecossistemas;
  8. Ambientes livres de poluição zero e tóxicos. 

E duas (2) áreas horizontais - fortalecer o conhecimento e capacitar os cidadãos, que oferecem uma perspectiva de longo prazo para alcançar as transformações estabelecidas no European Green Deal.

O investimento de mil milhões de euros vai continuar a construir os sistemas de conhecimento e as infra-estruturas da Europa. A chamada inclui oportunidades de cooperação internacional para atender às necessidades das nações menos desenvolvidas, particularmente em África, no contexto do Acordo de Paris, bem como dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para mais informação sobre o European Green Deal Call, inscreva-se até o dia 26 de Outubro de 2020 e participe no Webinar inscrevendo-se no link: https://eutoau.blumm.it/event/ar/1/evento  ou clique Aqui para efectuar a sua candidatura.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais