Menu

MESCTI dá início ao Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação pretende proceder ao levantamento dos docentes universitários e investigadores científicos angolanos na diáspora, considerando informação sobre o número de residentes no exterior com formação em áreas ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Esta iniciativa surge no âmbito do Programa de Atracção de Investigadores na Diáspora, inserido no objectivo específico “Capacitação dos Recursos Humanos” da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto Presidencial Nº 201/11, de 20 de Julho), que visa responder ao Programa de Governação 1.2.7: Melhoria da Qualidade do Ensino Superior e Desenvolvimento da Investigação Científica e Tecnológica;

O levantamento poderá ser feito preenchendo o formulário em anexo para a recolha de informações relevantes sobre os docentes universitários e investigadores científicos.

 

Para fazer o download do formulário, clique aqui.

Ler mais ...

Prof. Doutor Filomeno Fortes é o Novo Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT)

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) vem por este meio congratular o Professor Doutor Filomeno Fortes por ocasião da sua eleição ao cargo de Director do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, no concurso internacional, realizado no pretérito dia 31 de Julho do ano em curso, seguindo procedimentos e critérios de elevado rigor, exigência, transparência, competência e competitividade próprios de uma instituição científica europeia da sua dimensão e prestígio.

A sua nomeação é motivo de grande regozijo e orgulho nacional, sendo de momento o primeiro cidadão estrangeiro a assumir a direcção do IHMT, instituição que coordena todos os programas de saúde a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O Professor Doutor Filomeno Fortes além de coordenar o Doutoramento em Ciências Biomédicas da Universidade Agostinho Neto, em Luanda, faz também parte do Conselho da Federação Internacional de Doenças Tropicais. Seu exemplo é sem dúvida fonte de inspiração para toda comunidade académica nacional.

O MESCTI coloca-se ao dispor para estreitar relações com o IHMT, bem como aumentar o intercâmbio entre o IHMT e as instituições de ensino superior e investigação científica nacionais, procurará sempre apoiar o Professor Doutor Filomeno Fortes na sua nova jornada.

Desejamos-lhe sucesso no exercício dessa importante missão, com votos sinceros de um período de trabalho fértil de realizações, que venham ao encontro dos mais altos e legítimos interesses dessa prestigiosa comunidade académica e científica e que por esta via possa também apoiar o tão almejado desenvolvimento económico-social do nosso país.

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, aos 07 de Agosto de 2019.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais