Menu

MESCTI representa Angola na Conferência de Alto Nível – All Atlantic 2021 e no Fórum de Alto Nível - Africa-Europe Space Earth Observation

Uma Delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, chefiada pela Titular da pasta, Prof. Dra. Maria do Rosário Bragança, deslocou-se a Portugal, no dia 02 de Junho de 2021, para participar na Conferência Ministerial de Alto Nível e Parceiros “All Atlantic 2021”, que decorreu de 2 a 4 de Junho do corrente ano, nos Açores.

A referida Conferência visou gerar uma nova dinâmica no diálogo e na cooperação existentes no âmbito da iniciativa All-Atlantic Ocean Research Alliance e reuniu representantes de alto nível e parceiros do meio marinho, das várias latitudes do Oceano Atlântico, sendo este um passo significativo na cooperação em Investigação e Inovação para um Oceano Atlântico sustentável.

A Conferência teve como objectivo reforçar a cooperação em Investigação Científica e Inovação através e ao longo do Oceano Atlântico, de “pólo a pólo” e foi uma iniciativa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, em estreita cooperação com a Comissão Europeia. O evento, num modelo híbrido entre presencial e virtual, discutiu também o progresso da actual cooperação em I&D e inovação marinha de todo o Atlântico e sobre o lançamento de uma plataforma de doações para todo o Atlântico, como uma nova abordagem para a cooperação existente e para fornecer soluções que acelerem as transições verde e digital, construindo uma sociedade mais verde, justa e resiliente. As discussões sobre as novas metodologias de observação oceânica e gestão de ecossistemas associadas aos processos de digitalização representam um importante passo inovador na integração do nexo Oceano-Espaço-Clima-Alimentos, contribuindo para a sustentabilidade do Oceano.

Participaram na Conferência, Ministros responsáveis pela ciência, tecnologia e inovação ou pelas pescas e do mar de Angola, do Brasil, de Cabo Verde, do Canada, da Eslovénia, da Espanha, da Irlanda, da Itália, de Marrocos, da Noruega, da Nigéria, de Portugal, da República Dominicana, da Suíça e do Uruguai, Vice-Ministro da África do Sul, Secretário de Estado do Brasil, e representantes do Governo Regional de Açores, do Gabinete do Primeiro Ministro de França,  dos Estados Unidos, do Canadá, bem como representantes de Organizações Internacionais, tais como Nações Unidas e União Europeia.

A Ministra foi oradora no painel sobre a sustentabilidade da Aliança sobre o Atlântico, tendo reforçado o compromisso de Angola com a investigação científica e a inovação relativas aos assuntos do mar e do Oceano Atlântico, sustentada em estratégias de longo prazo para a cooperação científica e tecnológica e no reforço do engajamento dos investigadores angolanos.

A Ministra Maria do Rosário Bragança participará também, nos dias 10 e 11 de Junho, em Lisboa, no Fórum de Alto Nível “Africa-Europe Space Earth Observation”.

Este Fórum tem como objectivo incentivar a cooperação entre os dois continentes no sector da Observação da Terra (OT) e das suas aplicações, promovendo o desenvolvimento de sistemas avançados de OT e de aplicações e um maior envolvimento dos sectores público e privado em áreas não espaciais, contribuindo, desta forma, para a criação de emprego qualificado e o desenvolvimento económico sustentável.

Integram a delegação Ministerial a Dra. Elisamã Cardoso, Directora do Gabinete da Ministra, e o Professor Doutor António de Alcochete, Director Nacional para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 04 de Junho de 2021

Ler mais ...

Open Research Europe: A nova plataforma de publicação de artigos científicos

A Comissão Europeia lançou uma nova plataforma de publicação de artigos científicos designada Open Research Europe

A Open Research Europe é uma plataforma de publicação de acesso aberto para a publicação de pesquisas decorrentes do financiamento do Horizonte 2020 em todas as áreas temáticas. A plataforma torna mais fácil para os beneficiários do Horizonte 2020 cumprirem os termos de acesso aberto do seu financiamento e oferece aos pesquisadores um local de publicação para compartilhar seus resultados e percepções rapidamente e facilitar a discussão de pesquisa aberta e construtiva.

Processo de Publicação
1- Pré-Impressão (Pre-print)
2- Revisão dos Pares em Realização (Undergoing Peer Review)
3- Revisão de Pares Passados (Passed Peer Review)

Submissão de Artigos
O envio do artigo é feito por meio de um sistema de envio de uma única página. A equipe editorial interna realiza um conjunto abrangente de verificações de pré-publicação para garantir que todas as políticas e diretrizes éticas sejam cumpridas.

Publicação e depósito de dados
Depois que o artigo passa nas verificações de pré-publicação, a versão pré-impressa é publicada em 10 dias, permitindo a visualização e citação imediatas.

Revisão por pares e revisão do artigo aberta
Revisores especialistas são selecionados e convidados, e suas revisões e nomes são publicados ao lado do artigo, juntamente com as respostas dos autores e comentários de usuários registrados. Os autores são encorajados a publicar versões revisadas de seus artigos. Todas as versões de um artigo estão vinculadas e podem ser citadas de forma independente.

Enviar para indexadores e repositórios
Os artigos que passam na revisão por pares são enviados para os principais bancos de dados e repositórios de indexação.

 

Mais informação, aceda: https://open-research-europe.ec.europa.eu/about/

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais