O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou no dia 18 de Fevereiro do presente ano, às 08:30, na sala de reuniões do 6º andar do seu edifício sede, sito na Rua do MAT, Complexo Administrativo Clássicos de Talatona, Edifício 2, em Luanda, o acto de apresentação do Plano Estratégico para a Implementação de Incubadoras Universitárias.
O Plano Estratégico foi apresentado pela PLURÁLIA: Consultoria e Formação Lda, e servirá como guia para orientar o estabelecimento de incubadoras universitárias nas Instituições de Ensino Superior e assegurar o seu funcionamento integrado, considerando um conjunto de valores, linhas orientadoras, padrões e objectivos comuns.
O Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN-2018-2022) sublinha a promoção do empreendedorismo como um dos pilares para o desenvolvimento social e económico do país.
A promoção do desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas e a inovação continua a ser uma das prioridades principais do Governo. A inovação e transferência tecnológica têm a capacidade de favorecer o empreendedorismo. Este é um dado substanciado na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI).
Atendendo a conjuntura de empregabilidade nos negócios tradicionais, é essencial criar as condições para o estímulo do empreendedorismo e inovação, como forma de, não apenas dar resposta às necessidades de subsistência para os jovens, como de transformar problemas e necessidades em oportunidades para criar negócios prósperos e bons empregos.
O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) pretende estabelecer Incubadoras a nível das Instituições Públicas de Ensino Superior, para fomentar o empreendedorismo na academia, transformar a investigação em produtos e promover a criação de novas empresas.
O MESCTI e o PNUD assinaram um Memorando de Entendimento em 2020 que visa a criação de estratégias que contribuem para o fortalecimento, fomento e formalização de um ecossistema de empreendedorismo e inovação nas IES, cujos principais objectivos são os seguintes:
- Elaboração de estudo de diagnóstico participativo sobre o sector da Inovação e empreendedorismo em Angola;
- Assistência técnica para criação de incubadoras universitárias;
- Criação de uma de Rede de Transferência de Tecnologia e Inovação;
- Apoio ao desenvolvimento de políticas para a regulamentação do ecossistema de inovação e empreendedorismo;
- Reforço das capacidades e competências profissionais através de oportunidades de formação e de estágios curriculares não remunerados;
- Assistência Técnica para estudo e elaboração de estratégias para a Captação de financiamento.
O acto foi presidido por Sua Excelência Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Domingos da Silva Neto, pelo PNUD fez-se presente o Dr. José Félix, Chefe da Unidade de Crescimento Inclusivo, a PLURÁLIA: Consultoria e Formação Lda, esteve representada pelo Dr. Ricardo Martins e pela Dra. Ana Pereira. Estive presente também a Equipa do Laboratório de Aceleração e quadros seniores do MESCTI.
O MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 18 de Fevereiro de 2022.