• Início
  • Notícias
    • Notícias
    • Ciência
    • ConcursosMESCTI
    • Educação
    • Ensino Superior
    • Agricultura e Pescas
    • Tecnologias
    • Indústrias
    • Saúde
    • Recursos Hídricos
    • Energia
    • Ambiente
    • Inovação
  • Eventos
    • Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
    • Feiras
  • Oportunidades
  • Artigos
    • Científicos
    • Divulgação Científica
    • Opinião
  • Sistema Nacional de Ciência
    • Instituições de Ensino e Investigação Científica
    • Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento
  • Legislação
  • Livros
  • Projectos MESCTI
    • PDCT
      • ProjectosI&D
      • Parque de Ciência e Tecnologia
      • Bolsas – Ensino Secundário
      • Bolsas – Pós-Graduação
      • IAPI
      • Equipamento – Escolas Secundárias
      • Concursos PDCT
    • UNI.AO
      • Notícias
      • Concursos e bolsas
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Publicações e Relatórios
  • IndicadoresCTI
  • COVID-19
  • AAC
  • Quem Somos
Para divulgar neste Portal, clique aqui.

Blog

Home / Artigos de Opinião / O gosto pela Matemática começa em casa

O gosto pela Matemática começa em casa

  • 30 de Setembro, 2014
  • By: admin
  • 12
  • 0 Comments

0
0
1
255
1455
TPA
12
3
1707
14.0

A Matemática tem a fama de ser o “bicho de 7 cabeças”. As pessoas detestam a Matemática, pela grande complexidade que ela parece ter. Em boa verdade, o gosto pela Matemática nasce de um bom estímulo. É como quem diz, tudo depende do primeiro amor. O primeiro amor pela matemática, neste caso, nasce dos pais, em casa, nas coisas da vida, do dia-a-dia.

Um dos conselhos aos papás e mamãs, que aqui fica, com base nos argumentos do Professor Jorge Ricardo em “O Método de ser bom aluno, Bora lá”, (Clube do Livro SIC), passa pela prática, desde cedo, da disciplina da Matemática nas questões do dia-a-dia.

Um livro recente, “Matemática em Família”, de  José Robalo e Carlos Grosso (Porto Editora, 2012), ajuda, de forma didática a conseguir tal desiderato. Deixamos aqui algumas dicas:

– Estimule a contagem de objectos, ensinando conceitos como “o dobro de”, “o triplo de”;

– Chame atenção para a forma geométrica de determinados objectos: bola, armário, por exemplo;

– Peça que conte dinheiro para a compra de determinado artigo e pergunte, antes, qual o troco que irão receber;

– Pratique a tabuada;

– Explique e faça perguntas sobre tabelas ou gráficos que surjam no dia a dia;

– Explique na prática o conceito de fracção a partir de algo que terá de ser repartido por alguns membros da família (laranja, maçã, por exemplo).

“Daqui a 100 anos não importará o tipo de carro que conduzi, o tipo de casa em que vivi, quanto dinheiro tinha guardado no banco, nem que roupas eu vesti. Mas o mundo poderá ser um pouco melhor por eu ter sido importante na vida de uma criança.” (Anónimo)

 

Alexandre Cose

 

 

 

Share

Leave a comment Cancel reply

Translator / Translator / Traducteur

FAQ - INAAREES

2ª Fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação de Cursos de Saúde

INAAREES_PEQUENO

Announcement - National Science and Innovation Award 2024

FUNDECITLOGO

Meet the Angolan Open Access Repository

logo_ranaa_-_Copia

See the Final External Evaluation Reports (1st Phase)

INAAREES_FLYER_SMALL

Meet the TEST Project

MESCTI & World Bank

LOGO_TEST

Learn about the Higher Education Assessment and Accreditation Manuals

INAAREES

MANUAIS_INAAREES_ICONE

Meet the PDCT

Science and Technology Development Project
PDCT_Logo2_500x500

Connect to Elsevier ScienceDirect

Contact your institution for more details.

SDElsevier

Get to know the UNI.AO Program

UNIAO_2

Get to know the UNI.AO Program

CapaFolhetoPortal1

Share your Article!

Print

Links Úteis

Login Ajuda

Links Externos

Portal do Governo Serviços Públicos Electrónicos (SEPE)

Contactos

Contactos

Redes Sociais

Facebook Twitter

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados.