• Início
  • Notícias
    • Notícias
    • Ciência
    • ConcursosMESCTI
    • Educação
    • Ensino Superior
    • Agricultura e Pescas
    • Tecnologias
    • Indústrias
    • Saúde
    • Recursos Hídricos
    • Energia
    • Ambiente
    • Inovação
  • Eventos
    • Conferência Nacional sobre Ciência e Tecnologia
    • Feiras
  • Oportunidades
  • Artigos
    • Científicos
    • Divulgação Científica
    • Opinião
  • Sistema Nacional de Ciência
    • Instituições de Ensino e Investigação Científica
    • Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento
  • Legislação
  • Livros
  • Projectos MESCTI
    • PDCT
      • ProjectosI&D
      • Parque de Ciência e Tecnologia
      • Bolsas – Ensino Secundário
      • Bolsas – Pós-Graduação
      • IAPI
      • Equipamento – Escolas Secundárias
      • Concursos PDCT
    • UNI.AO
      • Notícias
      • Concursos e bolsas
      • Cursos de Pós-Graduação
      • Publicações e Relatórios
  • IndicadoresCTI
  • COVID-19
  • AAC
  • Quem Somos
Para divulgar neste Portal, clique aqui.

Blog

Home / Inovação / Secretário de Estado destaca Política Nacional de Ciência e Tecnologia

Secretário de Estado destaca Política Nacional de Ciência e Tecnologia

  • 23 de Setembro, 2014
  • By: admin
  • 7
  • 0 Comments

A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, enquanto instrumento para o desenvolvimento multifacetado do país, estabelece as linhas orientadoras que contribuem para o estabelecimento de uma sociedade de conhecimento, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, João Teta.

Dissertando sobre “Plano Nacional de Ciência Tecnologia, Tecnologia e Inovação como mecanismo de aprovação e inserção dos projectos de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação no Orçamento Geral do Estado (OGE)”, o responsável referiu que estes factores  assumem-se como determinantes na erradicação da fome, no combate à pobreza e na melhoria da qualidade de vida do cidadão em harmonia com a natureza.

Segundo João Teta, a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) define-se como um conjunto de acções, metas e programas que visam a materialização a curto e médio prazo dos objectivos estabelecidos na Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, cumprindo com a visão e a missão definida.

O secretário de Estado considerou ainda que a ENCTI debruça-se sobre os aspectos gerais da ciência, tecnologia e inovação, cabendo a cada sector socio-económico apresentar ou inserir as estratégias sectoriais no domínio das Ciências, Tecnologia e Inovação (CTI), de acordo com os pressupostos expressos nos documentos de política estratégica e mecanismos de coordenação.

João Teta, que falava no II Conselho Consultivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, fez saber que a ENCTI baseia-se na relação entre ciência, tecnologia e sociedade, a qual envolve três frentes de acção estratégica.

O II Conselho Consultivo tem como objectivo principal auscultar os actores e parceiros do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT) e recolher contribuições para reforçar a implementação da Política e Estratégia Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação (PNCTI e ENCTI), tendo em atenção as acções de CTI inseridas no Plano Nacional de Desenvolvimento do país para o período 2013/2017.

Fonte: ANGOP

Share

Leave a comment Cancel reply

Translator / Translator / Traducteur

FAQ - INAAREES

2ª Fase do Processo de Avaliação Externa e Acreditação de Cursos de Saúde

INAAREES_PEQUENO

Announcement - National Science and Innovation Award 2024

FUNDECITLOGO

Meet the Angolan Open Access Repository

logo_ranaa_-_Copia

See the Final External Evaluation Reports (1st Phase)

INAAREES_FLYER_SMALL

Meet the TEST Project

MESCTI & World Bank

LOGO_TEST

Learn about the Higher Education Assessment and Accreditation Manuals

INAAREES

MANUAIS_INAAREES_ICONE

Meet the PDCT

Science and Technology Development Project
PDCT_Logo2_500x500

Connect to Elsevier ScienceDirect

Contact your institution for more details.

SDElsevier

Get to know the UNI.AO Program

UNIAO_2

Get to know the UNI.AO Program

CapaFolhetoPortal1

Share your Article!

Print

Links Úteis

Login Ajuda

Links Externos

Portal do Governo Serviços Públicos Electrónicos (SEPE)

Contactos

Contactos

Redes Sociais

Facebook Twitter

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados.