Menu
RSS

junho 2023

HUAMBO ACOLHEU O PRIMEIRO FÓRUM DE DIÁLOGO CIÊNCIA E SOCIEDADE NO SECTOR AGROPECUÁRIO

O Programa UNI.AO realizou, em colaboração com a Universidade José Eduardo dos Santos (UJES), nos dias 08 e 09 de Junho de 2023, no Huambo, na Faculdade de Ciências Agrárias da mesma Universidade, o Primeiro Fórum de Diálogo Ciência/Sociedade no Setor Agropecuário.

Este evento teve como objetivos refletir sobre as principais formas e canais de interação entre o mundo acadêmico e a sociedade, bem como sobre os principais obstáculos e desafios existentes nesta relação, e apoiar a criação e implementação de uma plataforma formal de articulação entre as IES, como empresas privadas, a sociedade civil e os organismos públicos. Durante os dois dias discutidos-se discutiu a teia complexa de relações que se estabelecem entre a ciência (o campo científico) e a sociedade, com foco no setor agropecuário. Trata-se de um debate de suma importância, sobretudo num momento em que Angola pretende implementar o Plano de Desenvolvimento do Sector do Ensino Superior e do Sector da Ciência, Tecnologia e Inovação, para o Período 2023 – 2027.

A Programação do fórum contempla, dentre outras atividades, a realização de quatro (4) Mesas Redondas, onde em cada uma foram envolvidas os seguintes temas:

  • De que forma a produção científica pode contribuir para um setor específico produtivo e sustentável?
  • Em que medida e de que forma a investigação científica desenvolvida nas Universidades Angolanas pode contribuir para um sector agroflorestal mais produtivo e sustentável?
  • Os desafios da sustentação da oferta às necessidades do setor.
  • O desenvolvimento da indústria agropecuária como fator impulsionador da economia.

A adaptação dos currículos e o desenvolvimento de estruturas como Fablabs e incubadoras são permitidos, mas não suficientes, é também necessário criar o desejo de enfrentar verdadeiros desafios durante os concursos que envolvem conhecimentos científicos e técnicos, a criatividade individual e coletiva, a capacidade de enfrentar situações de emergência e de estresse. Este é o papel do Hackathon, ou seja, maratona de ideias, competição internacionalmente em Angola. O primeiro Hackathon no setor agropecuário de Angola foi realizado reunindo pessoas com diferentes conjuntos de competências para resolver desafios predefinidos dentro de um período de tempo especificado.

Durante o evento, foram apresentados os cursos financiados pelo Programa de Apoio ao Ensino Superior em Angola (UNI.AO), preconizados por duas Unidades Orgânicas da UJES participantes deste diálogo, a Faculdade de Ciências Agrárias e a Faculdade de Medicina Veterinária. Os cursos visam potencializar a qualificação, conferir conhecimento técnico e formar profissionais mais completos com visão aprofundada sobre as áreas em que atuam, a saber:

  • Curso de Doutoramento em Tecnologia Agroalimentar e Curso de Mestrado em Ciências Florestais e do Ambiente , ambos ministrados pela FCA-UJES;
  • Curso de Mestrado em Sanidade e Produção Animal (já em curso) e Curso de Especialização em Produção e Nutrição de Pequenos Ruminantes , a serem ministrados pela FMV-UJES.

Como parte das atividades do Fórum, realizaram-se visitas às Fazendas Chissola, Mitagro (Grupo SOACRA), localizadas na comuna da Calega, município da Caála (Huambo) e à Fazenda Cantinho da Paz, na comuna da Chipipa, município do Huambo, que possibilitaram um contato direto com a realidade objetiva e desenvolvida para a definição de uma estratégia para a concretização do diálogo a vigorar entre a academia e a sociedade no setor agropecuário.

O evento foi prestigiado com as presenças de Sua Excelência Secretária de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, da Professora Doutora Alice de Fátima Pinto de Ceita e Almeida, do Vice-Governador para a Área Económica e Social da província do Huambo, Dr. da Magnífica Reitora da UJES, Professora Doutora Maria Abrunhosa Lacerda Quartin, do Chefe da Cooperação da Embaixada da França, Dr. René QUIRIN, do Secretário de Estado do MINAGRIF, Doutor João Bartolomeu Cunha, do Chefe da Virgínia da equipe técnica do Programa UNI . AO, Dr. Benjamin Buclet, Decanos de diversas faculdades, Coordenadores de cursos relacionados com o setor, investigadores, empresários, estudantes, entre outras individualidades.

No seu discurso de abertura, a Prof.ª Doutora Alice de Fátima Ceita e Almeida disse que a integração de quadros construídos no tecido empresarial é uma forma de potenciar a ligação das empresas às instituições onde se realizam actividades de investigação e desenvolvimento, sendo grande parte das quais estabelecimentos de ensino superior. Desta forma, incentivando o crescimento e o investimento na investigação e no desenvolvimento por parte das empresas, em conjunto com as instituições de ensino superior, assumindo-se como uma linha de desenvolvimento claramente prioritária. Parabéns aos organizadores do Fórum e apelou à participação máxima de todos os intervenientes.

O Secretário de Estado do Ministério da Agricultura, Doutor João Bartolomeu Cunha, no seu discurso de encerramento, disse que ficou animado durante a discussão dos diferentes temas envolvidos neste primeiro Fórum que o conhecimento hoje é reconhecido como um factor impulsionador da produtividade e crescimento económico, e em particular do setor agrário, e por isso é necessário que as instituições de ensino superior preparem os estudantes numa perspectiva voltada para as necessidades do mercado de trabalho, o que perceba o que pode potencializar essa transição e sobre tudo ajude a manter essa condição de ser-se empregável.

Este primeiro Fórum busca, por meio da discussão das questões inerentes aos três grandes pilares do ensino superior e da investigação, ampliar as possibilidades de construção de um diálogo eficiente e evidente entre a ciência e a sociedade que promove uma maior aproximação e articulação entre os interesses científicos e os interesses sociais.

Está disponível o vídeo resumo do Fórum aqui 

Ler mais ...

Apoio ao B-Learning: capacitação em B-Learning e elaboração “Guia Pedagógico B-learning”


O Programa de Apoio ao Ensino Superior - UNI.AO, no quadro da implementação das suas atividades e prossecução dos seus objetivos pretende promover o B-learning através da capacitação às IES que oferecem cursos de pós-graduação. Esta actividade constitui uma formação de equipas seleccionadas para desenvolver novos cursos ou melhorar cursos existentes. Neste sentido, as equipas selecionadas para desenvolver novos cursos ou melhorar os cursos existentes foram capacitadas de modo que puderam desenvolver módulos de formação combinando ensino à distância e presencial nos currículos dos cursos de pós-graduação que serão implementados no quadro do programa. Esta primeira edição da capacitação em B-learning, ensino à distância, teve como público-alvo 57 docentes e técnicos de 6 Instituições de Ensino Superior sedeadas nas províncias do Huambo, Benguela, Cuanza Sul, Bengo, Huíla e Luanda. Foi elaborado um “guia pedagógico B-learning"   e entregue aos participantes da formação para auxiliar na concepção dos seus módulos. A versão online do guia pedagógico pode ser consultada no seguinte pdf: Guia_Pedagogico_B-Learning.pdf

Está prevista uma segunda edição da capacitação em B-Learning em 2023.

Ler mais ...

Apoio à Criação de Cursos de Pós-Graduação

 

No quadro da implementação das suas actividades e prossecução do seu objectivo mais específico de promover uma maior especialização e reconhecimento das instituições com cursos de pós-graduação, o Programa UNI.AO propõe-se apoiar as Instituições de Ensino Superior (IES) angolanas, públicas e privados, de modo a reforçar a sua capacidade institucional para desenvolver uma especialização a nível da pós-graduação e alocar fundos para a implementação e/ou execução dos seus projetos. É neste âmbito que o Programa UNI.AO lançou em Junho de 2021 o 1º este edital para apoiar e financiar a criação e implementação de novos cursos de pós-graduação (mestrado, doutoramento ou cursos de especialização) e/ou melhorar os cursos de pós-graduação -graduação existente. Foi a primeira vez em Angola que se lançou este tipo de processo concursal que visa apoiar a pós-graduação.

Trata-se de um processo concursal muito competitivo e concorrido, de abrangência nacional, no qual participaram 30 IES de diferentes províncias, submetendo-se a um total de 130 propostas de cursos de pós-graduação válidos para análise administrativa. A taxa de participação das IES (resposta ao edital) foi de 35%, ou seja, num universo de 85 IES registadas em Angola (dados de 2019), 30 responderam ao edital, um número correspondente a uma taxa de resposta acima de 57% do total de IES que oferecem cursos de pós-graduação em Angola. Isso é um sinal que põe em destaque o dinamismo do subsetor e o grande interesse das IES angolanas em desenvolver uma pós-graduação. Foram selecionadas 18 propostas, todas de IES públicas, abrangendo 6 Províncias de Angola.

Em Novembro de 2022, o Programa UNI.AO lançou o segundo Edital, desta feita, para Atribuição de Subvenções Destinadas à Criação e Implementação de Novos Cursos de Especialização e/ou Apoio aos Cursos Existentes, cujos resultados já foram apurados e serão brevemente publicados.

Encontre o relatório do 1º Edital a baixo

Relatório - 1º Edital_Subvenção

 

Ler mais ...

Oportunidade: Vaga para Embaixador da Elsevier em Angola

 

 

No âmbito do Contrato assinado entre o Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT) – em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência , Tecnologia e Inovação (MESCTI)– e a Elsevier, que permite o acesso às plataformas ScienceDirect e Scopus, informa-se estão abertas as candidaturas para a vaga de Embaixador da Elsevier em Angola, até o dia 30 de Junho de 2023.

O Embaixador terá como responsabilidade trabalhar com os parceiros e clientes da Elsevier para garantir que as soluções/produtos inscritos sejam bem utilizados pelos professores/investigadores e ofereçam valor real. Os Embaixadores trabalharão em rede com os investigadores, bibliotecários e lideranças académicas para fornecer informação sobre as necessidades dos mesmos, à medida que usam as nossas soluções ou as soluções dos nossos concorrentes.

Os Embaixadores da Elsevier trabalharão nos programas de capacitação dos professores/investigadores para ajudar a desenvolver a produção e a qualidade da investigação para os clientes da Elsevier.

De forma a obter bons resultados, o Embaixador saberá tudo sobre o fluxo de trabalho do professor/investigador em seu portfólio. O mesmo trabalhará em conjunto com os Consultores e Gerentes de Contas da Elsevier para garantir interações bem-sucedidas com os clientes, atendimento excepcional ao cliente e expandir as parcerias existentes.

Factores importantes de sucesso são o aprendizado contínuo, o trabalho em equipa e a partilha de conhecimentos e experiências entre os diferentes membros da equipa e sub-regiões.

O Embaixador reportará ao Consultor Regional de Clientes e Gerente de Contas o seguinte portfólio de produtos:

 

Responsabilidades do Embaixador:

  • Viajar e estabelecer contacto com todas as Universidades/Institutos de Investigação em Angola;
  • Gerir e expandir relacionamentos com os principais stakeholders do cliente e académicos e investigadores influentes;
  • Garantir o sucesso da implementação e adoção da solução nos clientes;
  • Desenvolver planos de projecto e engajamento com o cliente;
  • Organizar e fornecer treinamento para clientes da Elsevier (presencial e virtual), incluindo (mas não limitado a) investigadores, liderança académica e bibliotecários;
  • Preparação de materiais de treinamento actualizados;
  • Supervisionar activamente compromissos complexos conforme atribuído pelo Consultor de Cliente ou Gerente de Conta;
  • Criar e definir o plano de engajamento de solução específica para o portfólio com o plano holístico de engajamento do cliente de propriedade do gerente de contas;
  • Compreender o cenário nacional e internacional de universidades/institutos de investigação e impulsionadores da competição global;
  • Expandir o alcance do académico primário para os segmentos de mercado adjacentes - organizações de desenvolvimento corporativo, governamental e económico, etc.

 

Requisitos:

  • Residência em Angola;
  • Diploma universitário com experiência em investigação científica;
  • Totalmente bilíngue: português e inglês;
  • Ter trabalhado com investigadores ou num laboratório ou centro de investigação;
  • De preferência pesquisa/formação académica;
  • Experiência em treinamento e ensino, presencial ou a distância (virtual);
  • Experiência em engajamento com o cliente e promoção da adoção do cliente;
  • Fortes habilidades de comunicação (verbal, incluindo entrega on-line e escrita) e de apresentação. Deve falar inglês.
  • Gerenciamento de conteúdo local através dos canais de mídia social da Elsevier;
  • Forte networking entre liderança académica e investigadores;
  • Uma paixão pelo envolvimento do cliente, motivação, entusiasmo e energia;
  • Esteja disposto a comprometer um compromisso de tempo de pelo menos 6 horas por semana

A Elsevier oferece ao candidato um ambiente verdadeiramente global, dinâmico e desafiador, com grandes oportunidades para se desenvolver. O candidato fará parte da rede de embaixadores em África, trabalhando com a equipa da Elsevier África e além.

Os benefícios da Elsevier são muito competitivos. A remuneração será baseada nos treinamentos organizados e realizados. Outras atribuições serão baseadas em taxa horária.

Uma avaliação ou business case pode fazer parte do nosso processo de selecção. O candidato deverá estar ciente de que solicitamos referências e uma cópia do seu diploma na fase de oferta, bem como um CV e carta de motivação que deverá ser enviado para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais