Menu

MESCTI Realizou Conselho Nacional do Ensino Superior e Conselho Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) realizou no Hotel de Convenções de Talatona em Luanda, nos dias 11 e 12 de Dezembro, o Conselho Nacional do Ensino Superior (CNES) e o Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), respectivamente.

De acordo com o Estatuto Orgânico do MESCTI, o CNES é o órgão de consulta da Ministra para análise das principais questões relativas ao desenvolvimento do ensino superior. Por sua vez, o CNCTI é o órgão multidisciplinar e multissectorial de consulta da Ministra, para análise das políticas e programas de fomento e promoção de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação.

Os Conselhos realizados contaram com a participação dos Magníficos Reitores, dos Directores Gerais e Gestores das diferentes instituições de ensino superior e de investigação científica públicas e privadas, bem como com quadros do MESCTI e outros distintos convidados.

O CNES teve a seguinte ordem de trabalho: 

  • Quadro actual de desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior;
  • Avaliação dos Docentes e Investigadores: Experiencia da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto;
  • Rankings das Instituições de Ensino Superior;
  • Reformulação das Regiões Académicas;
  • Ingresso no Ensino Superior.

O CNCTI teve como pontos da agenda os seguintes: 

  • Quadro actual do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação:

- Ponto de Situação da CTI em Angola;

- Resultados do IIº Inquérito Nacional da CTI.

  • Avaliação das Instituições de Investigação Cientifica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e seus Actores;
  • Estratégia de Divulgação da Ciência.

Após cada apresentação ocorreu um debate extremamente interessante, tendo o MESCTI tomado nota das várias preocupações/recomendações apresentadas. 

 

Ler mais ...

Secretários de Estado do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação Foram Apresentados

 

Ocorreu hoje a cerimónia de apresentação dos novos Secretários de Estado do Ensino Superior e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O Secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Adolfo Alves da Silva, disse que são vários os desafios para a área, por se tratar da qualificação do capital humano ao mais alto nível, de modo a garantir a sustentabilidade da investigação e do desenvolvimento científico e tecnológico do país. Já o Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, frisou os desafios concernentes à competitividade para impulsionar a investigação científica.

Por outro lado, a Ministra do Ensino Superior, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, referiu que a intenção é neutralizar práticas como favorecimento por apadrinhamento, fraudes, corrupção que fazem com que haja débil preparação dos estudantes. De acordo ainda com a ministra, este será um trabalho a ser desenvolvido com as instituições de ensino superior a nível nacional e com a comunidade para que cada cidadão conduza a mudança que se pretende. Quanto a reformulação das regiões académicas, referiu ser um aspecto estruturante do ensino superior que vai levar a cabo, chamando todos os actores do subsistema para juntos darem as respostas necessárias.

Maria do Rosário Sambo adiantou, em relação a melhoria das condições de trabalho dos docentes e a carreira profissional, que existe um projecto do Estatuto da Carreira Docente muito detalhado, resultante de um processo de auscultação, como uma ferramenta a utilizar.

O Ministério do Ensino Superior Ciência e Tecnologia de Inovação tem como uma das apostas o combate das práticas ilegais no sistema de ensino superior e promover o mérito, informou nesta terça-feira, em Luanda, a titular da pasta.

 

Fonte: Angop

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais