Menu

Fumar Aumenta a Sensibilidade ao Stress

Sugere-se, geralmente, que a falta de nicotina produz stress, sendo que o uso do cigarro relaxa. Porém, um estudo realizado por investigadores do Laboratório de Neurociências Paris-Seine (CNRS/Inserm/UPMC) e do Instituto de Farmacologia Molecular e Celular (CNRS/Université de Nice Sophia Antipolis) concluiu que a exposição à nicotina aumenta a sensibilidade ao stress, contrariando a ideia popular da sensação de relaxamento transmitida pelo uso do cigarro. Usando dados comportamentais e electrofisiológicos, os investigadores avaliaram o impacto do stress social em ratos, bloqueando ou activando certos agentes moleculares: receptores de acetilcolina nicotínica. O estudo demonstrou que os sinais de stress social em ratos são suprimidos no primeiro caso (de bloqueio), mas aumentados no segundo caso (de activação), o que indica que esses receptores estão envolvidos nas vias fisiológicas, induzindo os efeitos do stress

Os investigadores também demonstraram que um rato exposto a agressão por um congénere mostra sinais de stress apenas no caso de ter sido exposto à nicotina de antemão. Este estudo, publicado no dia 25 de Julho na Revista Molecular Psychiatry, questiona o papel desses receptores de acetilcolina nicotínicos como elementos de controlo de stress. No futuro, os investigadores tentarão perceber se este estudo é generalizável a todos os transtornos de humor e se esses resultados podem ser aplicados aos humanos.

 

Mais informação, consulte: http://www.cnrs.fr/insb/recherche/parutions/articles2017/p-faure.html

Ler mais ...

Submissão de Artigos para o Congresso Internacional de Engenharia – Vision for the Future ICEUBI2017

Estão abertas até o dia 28 de Agosto, as candidaturas para submissão de artigos para o Congresso Internacional de Engenharia – Vision for the Future ICEUBI2017, que se realizará de 5 a 7 de Dezembro de 2017 na Faculdade de Engenharia da Universidade de Beira Interior, Covilhã – Portugal, nas seguintes línguas oficiais: Português, Inglês e Espanhol.

O evento visa promover o contributo e interesse da Engenharia para a sociedade e fazer uma antevisão do nosso futuro comum, assegurando o contacto entre investigadores e profissionais de diferentes áreas de engenharia e permitir a divulgação das suas actividades de investigação, inovação e desenvolvimento dentro dos vários sectores de actividade económica.

Para obter mais informações consulte: http://iceubi.ubi.pt/, ou envie um e-mail para o Secretariado da Conferência no seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Ler mais ...

Divulgue o seu Artigo Científico no Portal Ciencia.ao

O portal ciencia.ao tem agora uma nova secção (clique aqui para conhecer) para divulgar os artigos publicados em revistas científicas indexadas em bases de dados internacionais, por angolanos ou estrangeiros funcionários de uma instituição de investigação científica ou de ensino superior angolana.

Com esta nova secção, pretende-se atingir os seguintes objectivos:

  • Dar a conhecer os artigos, os autores e as instituições que contribuem para o aumento dos indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação nacionais;
  • Partilhar o conhecimento produzido;
  • Promover a colaboração científica.

A nova secção permite a consulta dos artigos na base de dados, podendo ser realizada por nome do autor, grau académico, nome da Instituição, ano de publicação, factor de impacto da revista, área científica, etc. Adicionalmente, é possível alterar a ordenação do resultado da consulta. 

Por exemplo, é possível consultar todos os artigos na base dados, ou todos os artigos da base de dados publicados após o ano X, ou todos os artigos do autor Y. 

Para divulgar o seu artigo científico envie o link (ex. DOI - Digital Object Identifier) da base de dados onde este se encontra (ex. Science Direct, etc.) para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Ler mais ...

Salários dos Docentes Universitários e Pessoal de Investigação Científica Sofre Aumento

 

O vencimento base dos Docentes Universitários e do Pessoal de Investigação Científica sofreu um aumento de 13.4 % no período de Junho de 2013 a Junho de 2017. A título de exemplo, segundo a tabela actual, o Professor Titular, bem como, o Investigador Coordenador têm um vencimento base de 405 265.65 Kz, o equivalente a 2 431 USD. Por sua vez, os Assistentes Estagiários e os Estagiários de Investigação auferem um vencimento base de 190 713.25 Kz, o equivalente a 1 144 USD, tal como mostram as seguintes tabelas:

 

 2013

 

2017

 

2017

 

Decretos consultados:

DP n.º 79/13, de 14 de Junho – Vencimento Base da Carreira Docente Universitária;

DP n.º 104/17 de 8 de Junho – Vencimento Base da Carreira Docente Universitária;

DP n.º 92/17 de 7 de Junho – Vencimento Base do Pessoal de Investigação Científica.

 

Ler mais ...

INAAREES Informa que os Reconhecimentos de Estudos Efectuados pela UAN são Válidos


O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) torna Público que as Declarações Definitivas de Reconhecimento de Estudos, emitidas pela Universidade Agostinho Neto (UAN), são válidas para todos os efeitos legais e não necessitam de certificação adicional por parte do INAAREES.

Por outro lado, o INAAREES informou ainda que o atendimento (Entrada de solicitações de reconhecimento de estudos, Levantamento de declarações, Reclamações) é feito no Distrito Urbano do Kilamba, Bloco B3, nos seguintes dias e horário:

  • De Segunda-Feira a Quarta-Feira: 08h30 - 14h00

Os utentes podem contactar, igualmente, o INAAREES pelo número de telemóvel 996 881 477, ou pelo correio electrónio:   Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

Ler mais ...

Malária: Mosquitos Transmissores Podem Agora Ser Identificados Mais Facilmente

Esta é a conclusão de um estudo desenvolvido por investigadores franceses do Institut Pasteur, do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, França) e do IRD (Institut de Recherche pour le Developpement),  em colaboração com investigadores africanos e americanos, que identificaram um marcador genético que permite distinguir, na natureza, os mosquitos transmissores da malária. O estudo foi publicado na revista eLife no dia 23 Junho de 2017. 

Baptizado com o nome de “inversion 2La”, o marcador genético corresponde a uma variação genética naturalmente prevalente associada ao mosquito Anopheles gambiae, o principal vector da malária em África. 

A malária, doença infecciosa causada por parasitas unicelulares do género Plasmodium, ainda continua a ser uma das principais  causas de morte no mundo. E de acordo com as últimas estimativas da OMS (Dezembro de 2016), 212 milhões de casos de malária e 429 000 mortes foram relatadas em 2015. Quase metade da população mundial está em risco de contrair a doença, e a maioria dos casos ocorrem na África subsaariana.

Neste estudo, os investigadores verificaram que os mosquitos potencialmente transmissores da malária passam mais tempo no exterior, ao passo que os não transmissores passam mais tempo no interior das residências. 

Com esta descoberta, os investigadores consideram estar aberto o caminho para o estabelecimento de uma estratégia de luta contra os mosquitos residentes no exterior das residências, os principais transmissores da malária.

 

Mais informações: http://www2.cnrs.fr/presse/communique/5123.htm

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais