Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Angola Participa na 3ª Edição do Fórum de Ciência da África do Sul

A República Sul Africana realizará nos dias 7 e 8 de Dezembro, a 3ª Edição do Fórum de Ciência 2017, que ocorrerá no Centro Internacional de Convenções, em Pretória, África do Sul. Com base no sucesso dos dois primeiros Fóruns, ocorridos em Dezembro de 2015 e 2016, esta edição permitirá um debate público, dinâmico e robusto sobre a interface entre a ciência e a sociedade.

O programa de dois dias reunirá investigadores, funcionários do governo, líderes da indústria, estudantes e representantes da sociedade civil, não só da África do Sul e do resto do continente africano, mas também de outros parceiros internacionais. Angola terá a sua participação no 1º Painel do Fórum com o tema “Reforçar a investigação e a inovação - o papel do governo e das organizações internacionais de Investigação” pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo (na quinta-feira, 7 de Dezembro de 2017).

O programa abordará uma variedade de temas relacionados com a ciência, com foco especial na cooperação Pan-africana e na inovação para o desenvolvimento inclusivo, bem como tópicos que dizem respeito aos desafios face aos desequilíbrios do género na ciência, à promoção da integridade da investigação e ao desenvolvimento da próxima geração de trabalhos de conhecimento. O Fórum também incluirá uma exposição, que demonstrará a excelência na ciência, bem como oportunidades para parcerias globais.

Mais informações sobre o Fórum estão disponíveis em: www.sfsa.co.za

 

Portal Ciencia.ao Disponibiliza Livros Gratuitos. Conheça o Livro “Património Cultural: Conceitos e Critérios Fundamentas”.

No âmbito da promoção da cultura científica e da sensibilização sobre questões de ciência, tecnologia e inovação, o portal ciencia.ao dispõe agora de um espaço para o download de livros gratuitos em várias áreas do conhecimento. 

O livro “Património Cultural: Conceitos e Critérios Fundamentais”, de Helena Barranha, é um dos livros disponíveis, que tem por finalidade apoiar os estudantes dos cursos de Arquitectura. Tendo colaborado em vários cursos do género, a autora conhece bem a dificuldade de levar os estudantes, que pela primeira vez entram em contacto com as noções associadas a valores culturais, a ler textos e convenções, tantas vezes de difícil contextualização e sincretismo, resultantes de compromissos internacionais. Por isso, sabe que a compreensão dos conceitos e das escolas de pensamento que estiveram na sua origem, algumas contraditórias, é indispensável à plena apreciação do que o Património representa para a qualidade de vida e desenvolvimento das sociedades.

O livro baseia-se num conhecimento alargado das principais referências e da produção científica das instituições internacionais mais relevantes, predominantemente influenciadas pela cultura ocidental que, nesta como em muitas áreas, representam um contributo, tantas vezes esquecido, para o progresso mundial.

Para baixar o livro em pdf clique em: http://ciencia.ao/images/noticias/Livros/LivroPatrimonioCultural1.pdf

Para ter acesso a outros livros, consulte regularmente o portal em http://ciencia.ao/livros  e tenha toda informação à sua disposição. Se tiver conhecimento de livros gratuitos, envio a informação para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

 

Angola Torna-se Co-Fundador do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR-CENTER)

Foi realizada a 2ª Reunião Internacional e Diálogo de Alto Nível entre a Comunidade Científica sobre “Indústria, Ciência e Governação nas Interacções do Atlântico” nos dias 21 e 22 de Novembro do corrente ano, na cidade de Florianópolis  - Brasil, do qual Angola, através da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof.ª Doutora Maria do Rosário Bragança Sambo (ver foto), assinou o Memorando de Entendimento de Adesão na qualidade de Co-fundador do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR CENTER).

O Centro de Investigação Internacional do Atlântico (AIR CENTER), é um projecto que integra as áreas da Ciência Atmosférica, das Alterações Climáticas, Ciência dos Dados, Sistemas Energéticos, Espaço e Aplicações, Ciência Oceânica e Tecnologia para o Atlântico, através da Cooperação Norte-Sul em Ciência e Tecnologia. 

O AIR CENTER é um centro em rede com sede nos Açores (Portugal), com a assinatura de 10 países fundadores: três europeus (Portugal, Espanha e Reino Unido), dois americanos (Brasil e Argentina), quatro africanos (África do Sul, Nigéria, Angola e Cabo Verde) e um asiático (Índia).

A criação do AIR CENTER visa estabelecer um mecanismo de coordenação do Projecto Interacções do Atlântico e uma plataforma apostada no desenvolvimento de actividades de investigação, que permitirá promover o emprego científico de recursos humanos altamente qualificados.

A adesão de Angola ao projecto permitira criação de capacidades no país sobre as áreas de investigação, a integração de investigadores e instituições em redes internacionais de investigação e gestão de dados sobre o Atlântico, a partilha de dados científicos, o acesso a tecnologias disponíveis para o estudo do clima, terra, espaço e oceanos.

 

Para mais informação sobre o AIR CENTER:

https://www.publico.pt/2017/07/13/ciencia/noticia/o-inicio-foi-nos-acores-e-chamase-air-center-1778883

https://www.dn.pt/portugal/interior/acores-no-centro-da-seguranca-e-investigacao-no-atlantico-8929092.html

 

Oportunidades de Bolsas AAWU para Mulheres

A American Association of University Women (AAUW) informa que estão abertas, até o dia 1 de Dezembro de 2017, as candidaturas a bolsas de estudo para mulheres (não-americanas) que desejariam fazer uma Pós-graduação, um Mestrado, um Doutoramento ou Pós-doutoramento, a tempo integral, em instituições americanas. Dá-se preferência às candidatas que já se tenham empenhado no progresso das mulheres através de trabalhos cívicos comunitários e profissionais.

A AAUW é líder na promoção da igualdade e da educação para mulheres. As bolsas da AAUW existem desde 1917. Em cem anos, mais de 3400 mulheres de 140 países foram contempladas. 

 

Requisitos

As candidatas deverão preencher os seguintes requisitos:

  • Não ter nacionalidade americana;
  • Ter o nível superior (diploma de graduação);
  • Já ter iniciado a sua candidatura à instituição desejada;
  • Comprovar proficiência em inglês, e pretender retornar ao país de origem após a conclusão dos estudos. 

 

As candidatas devem fazer o pagamento de uma taxa de candidatura de 30 dólares norte americanos. 

As bolsas são no valor de 18 000,00 USD (dezoito mil dólares) para o Mestrado; 20 000,00 USD (vinte mil dólares) para o Doutoramento; e 30 000,00 (trinta mil dólares) para o Pós-doutoramento. O resultado das candidaturas será publicado em Abril de 2018.

 

Mais Informação: https://www.aauw.org/what-we-do/educational-funding-and-awards/international-fellowships/if-application/

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais