Menu
RSS

Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda “Luanda Tech” torna-se Membro Afiliado da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação

O Parque de Ciência e Tecnologia de Luanda (Luanda Tech), em construção desde Fevereiro de 2023, é o principal objectivo do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), um projecto em execução pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), co-financiado pelo Governo de Angola e pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). O Luanda Tech foi admitido, no dia 14 de Setembro do corrente, após ratificação pela Assembleia Geral, como novo Membro Afiliado da Associação Internacional de Parques de Ciência e Áreas de Inovação (IASP). O acto decorreu no âmbito da 40ª Conferência Mundial sobre Parques de Ciência e Áreas de Inovação   (iaspworldconference.com), que se realizou no Luxemburgo, de 11 a 15 de Setembro.

O MESCTI participa na referida conferência com o objectivo de se apropriar das melhores práticas e tendências no âmbito da gestão e sustentabilidade dos Parques de Ciência e Tecnologia. A delegação angolana é chefiada por S. E. Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dra. Alice de Ceita e Almeida, e integra o Director Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. António de Alcochete, o Magnífico Reitor da Universidade Agostinho Neto, Prof. Dr. Pedro Magalhães, a Directora do Centro Nacional de Investigação Científica, Prof. Dra. Sandra Afonso, o Consultor da Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Dr. Jone Heitor,  o Coordenador do Projecto de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia (PDCT), Prof. Dr. Ricardo Queirós, e o Assistente de Gestão Financeira do PDCT, Sr. Isalino António.

A placa em acrílico que simboliza a admissão como Membro Afiliado foi entregue pelo Presidente da IASP, Senhor Herbert Chen, a Sua Excelência Secretária de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação e ao Coordenador do Projecto de Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia.

A IASP conta com 315 membros, dos quais 39 são Afiliados. Angola é o 9° país de África com pelo menos um parque de ciência e tecnologia, de entre a África do Sul, Botswana, Cabo Verde, Essuatíni, Ilha da Reunião, Marrocos, Nigéria e Quénia Como Membro afiliado. O Luanda Tech tem assento na Assembleia Geral e tornar-se-á Membro de Pleno Direito quando, em 2025, terminar a sua construção.

A delegação do MESCTI foi recebida pelo Embaixador de Angola no Reino da Bélgica, Dr. Mário de Azevedo Constantino, e contou com o apoio da referida embaixada.

Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, em Luanda, 15 de Setembro de 2023.

Ler mais ...

Ministra Maria do Rosário Bragança Representa Angola na 26ª Sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD), em Genebra, Suíça.

Uma delegação do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, liderada pela Titular deste Departamento Ministerial, Prof. Dra. Maria do Rosário Bragança, participa de 27 a 31 de Março do corrente ano, na 26ª Sessão da Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD), em Genebra, Suíça.

A Comissão de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (CSTD) é um órgão subsidiário do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e o ponto focal das Nações Unidas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para o desenvolvimento, na análise de como a CTI e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) servem como facilitadores da Agenda 2030.

A CSTD actua como um fórum de planeamento estratégico, compartilhando lições aprendidas e melhores práticas, fornecendo previsões sobre tendências críticas em CTI em sectores-chave da economia, meio ambiente e sociedade, e chamando a atenção para tecnologias emergentes e disruptivas.

A cada ano, a comissão selecciona dois temas prioritários. Para a vigésima sexta sessão, foram seleccionados os seguintes temas de discussão:

  1. Tecnologia e inovação para uma produção mais limpa, produtiva e competitiva;
  2. Garantindo água segura e saneamento para todos: uma solução de ciência, tecnologia e inovação. 

A Comissão também avaliará o progresso feito na implementação e no acompanhamento dos resultados da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação nos níveis regional e internacional e ouvirá as apresentações sobre revisões contínuas de políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Como participantes desta sessão estão incluídos representantes de governos, organizações internacionais, sociedade civil e o sector privado.

A Ministra Maria do Rosário Bragança participou na Mesa Redonda Ministerial sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação para acelerar a recuperação da pandemia e a plena implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em todos os níveis.

A delegação angolana que participa deste evento integra os seguintes membros:

  1. Margarida IzataEmbaixadora Permanente de Angola Junto das Nações Unidas e Outras Organizações Internacionais em Genebra;
  2. Jone Heitor – Consultor da Ministra para área de Inovação;
  3. Henriqueta Quissueia – Consultora da Ministra;
  4. Maria Andrina Neto Rescova- Chefe de Departamento de Intercâmbio;
  5. Yolanda Sandra Fuma – Chefe de Departamento de Transferência de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo;
  6. Maria Kâmia Vasconcelos – Chefe do Protocolo (Secretaria Geral).

Aceda ao link e assista a sessão:

Sessão 1:  https://www.youtube.com/watch?v=A_DnM0LpkPw&list=PLgI0nJpGUzw8XcUWL2yNx2pZDvyrgic_9&index=1

 Sessão 2: https://www.youtube.com/watch?v=ZQBAwo7gmuQ

Luanda, 30 de Março de 2023.

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais