Menu

Congresso Internacional em Humanidades Digitais – HDRio2018: Chamada para Artigos

 

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, por meio do Laboratório de Preservação e Gestão de Acervos Digitais - LABOGAD e a Fundação Getúlio Vargas – FGV, por meio do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC e do Laboratório de Humanidades Digitais - LHuD, organizam-se para a realização do Congresso Internacional em Humanidades Digitais – HDRio2018, que terá lugar na Cidade do Rio de Janeiro, no período de 9 a 13 de Abril de 2018.

O objectivo é trazer para a Cidade do Rio de Janeiro e inaugurar no Brasil um debate amplo e internacional sobre esse relevante e emergente campo transdisciplinar das humanidades digitais no mundo contemporâneo, convidando pensadores, investigadores e tecnólogos das Artes, da Cultura e das Ciências Sociais, Humanas, Exactas e Computacionais para discutir, entre outros temas, o impacto das tecnologias de informação, das redes de comunicação e da digitalização de acervos e processos na vida quotidiana dos indivíduos e os seus efeitos nas instituições e sociedades locais e globais, em especial, na realidade brasileira.

 

Eixos Temáticos

  1. Pensamentos Contemporâneos e Mundo Digital - Coordenador: Charles Feitosa (Escola de Filosofia/CCH/UNIRIO)
  2. Tecnologia, Cultura, Política e Sociedade - Coordenador: Eduardo Magrani (Direito-Rio/FGV)
  3. Acervos Digitais e Memória Social - Coordenadores: Ana Ligia Medeiros (CMI/Fundação Casa de Rui Barbosa), Aquiles Alencar Brayner (British Library) Jair Martins de Miranda (LABOGAD/CCH/UNIRIO)
  4. Representação do Conhecimento, Semântica e Dados Abertos - Coordenadores: Alexandre Rademaker (IBM, EMAp/FGV), Carlos Henrique Marcondes (PPGCI/UFF) & Cláudio José Silva Ribeiro (LABOGAD/CCH,DPTD/CCH/UNIRIO)
  5. Grandes Acervos de Dados Textuais nas Humanidades Digitais - Coordenadores: Cláudia Freitas (PUC/RJ) & Renato Rocha Souza (EMAp/FGV)
  6. Artes e Expressões Digitais - Coordenadores: Luisa Guimarães (UERJ, MediaArt) & Erick Filinto (PPGCS/UERJ)
  7. Visualização, Sonificação e Análise de Dados - Coordenadores: Daniel Alves (FCSH/Universidade Nova de Lisboa) & Luis Ferla (Dep. História/Unifesp)
  8. Humanidades Digitais e Realidade Brasileira - Coords.: Ricardo M. Pimenta (IBICT; PPGCI/IBICT-UFRJ) & Bruno Leal (UFF; IH/UFRJ; Café História)

 

Datas

  • Submissão dos resumos expandidos: 10 de Setembro a 10 de Novembro de 2017
  • Submissão de propostas de tutoriais/workshops: 10 de Setembro a 10 de Novembro de 2017
  • Divulgação de resultados: 10 de Dezembro de 2017
  • Inscrições: 10 de Dezembro de 2017 a 8 de Abril de 2018
  • Evento HDRio2018: 9 a 13 de Abril de 2018
  • Submissão de texto completo para anais: 31 de Maio de 2018

Mais informações em: 

https://eventos.fgv.br/hdrio2018

Ler mais ...

II Congresso Internacional – Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra informa que estão abertas, até o dia 31 de Agosto, as inscrições para o II Congresso Internacional – Desafios da Qualidade em Instituições de Ensino Superior, que se realizará nos dias 19 e 20 de Outubro de 2017 no Polo-A da mesma instituição. 

O II Congresso Internacional constituirá uma nova oportunidade para, aprofundar experiências, partilhar projectos e dar visibilidade social e académica a trabalhos de investigação, já realizados ou em curso, no âmbito da qualidade.

 

Objectivos

  • Dar continuidade ao aprofundamento de perspectivas teórico -conceptuais e metodológicas no âmbito da avaliação e da qualidade em instituições de ensino;  
  • Divulgar experiências inovadoras que se referenciem à melhoria das práticas profissionais e institucionais;  
  • Apresentar resultados de projectos de investigação sobre as potencialidades e limites dos sistemas internos de avaliação da qualidade;
  • Analisar novos referenciais para a avaliação e garantia da qualidade em organizações educativas ou com valências educativas;
  • Criar oportunidades para estabelecer contactos e intercâmbios entre profissionais nacionais e estrangeiros com responsabilidades no campo da avaliação e da garantia da qualidade.

 

Destinatários

Professores do ensino superior e do ensino não superior, directores, gestores, investigadores, decisores políticos, profissionais da área da avaliação e da qualidade, estudantes de graduação e pós-graduação.

 

Para mais informação

https://www.esenfc.pt/event/event/home/index.php?target=home&event=200&defLang=1

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais