Menu

Participe na 5ª edição da Conferência Internacional WASTES: Soluções, Tratamentos e Oportunidades

O Centro de Valorização de Resíduos (CVR) e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL) organizam a 5ª edição da Conferência Internacional WASTES: Soluções, Tratamentos e Oportunidades. A conferência decorrerá no Campus da FCT-UNL, Caparica - Lisboa, de 4 a 6 Setembro de 2019.

Espera-se reunir especialistas da academia e indústria dos sectores de Gestão e Reciclagem de Resíduos de todo o mundo, oferecendo conhecimento de última geração e compartilhando experiências com todos que comparecerem. As discussões sobre o equilíbrio entre os resultados económicos, ambientais e sociais, focados especialmente na transição necessária de uma economia linear para uma economia circular, suas oportunidades, desafios e restrições, serão cuidadosamente abordadas. O desenvolvimento de técnicas inovadoras, ferramentas e estratégias para melhorar o desempenho ambiental da empresa, a compreensão de como as actividades da indústria impactam o meio ambiente e a análise de opções para o seu aprimoramento também são objcetivos-chave para este evento.

Assim, os autores são convidados a enviar, até 5 de Março de 2019, a sua contribuição como artigos completos ou resumidos. Assim como nas edições de 2015 e 2017, todos os trabalhos completos aceites serão incluídos num livro publicado pela CRC Press - Taylor & Francis Group, que será proposto para Scopus e Web of Science para indexação. Observe que os artigos incluídos no livro Wastes 2015 estão actualmente disponíveis no Scopus, enquanto que os da edição de 2017 estão indexados na Web of Science (ISI).

Também seguindo as edições anteriores do Wastes, todos os artigos curtos serão incluídos nos Anais da Conferência (com o ISSN).

 

Mais informações:

http://www.wastes2019.org/

Ler mais ...

Conheça o Projecto Luanda Waterfront: Avaliação Ecológica da Baía de Luanda

No dia 4 de Dezembro de 2018 foi realizado o workshop de lançamento do Projecto de Avaliação Ecológica da Baía de Luanda - Luanda Water Front, no anfiteatro Afonso Van-Dúnem (Mbinda) do Edifício Kilamba, em, Luanda. O projecto visa aumentar o conhecimento sobre a dinâmica ecológica da Baía de Luanda e os riscos ambientais e de saúde humana associados à proliferação de algas nocivas (Florescências Nocivas de Algas ou Harmful Algal Blooms, HAB), a intoxicação paralisante por ingestão de marisco, lixo marinho e outras ameaças de mudanças globais com impacto no bem-estar das comunidades locais e na saúde do ecossistema. De igual modo, o projecto pretende esclarecer mecanismos de co-gestão da baía de Luanda envolvendo as partes interessadas e as comunidades locais, com objectivo de recomendar estratégias de mitigação ambiental, para melhorar a qualidade da água, relacionadas com os impactos antropogénicos e mudanças climáticas, de modo a promover o desenvolvimento sustentável das actividades neste ecossistema.

A Baía de Luanda (BL) é a segunda maior baía costeira de Angola, localizada em frente à cidade de Luanda, e protegida por uma ilha. A BL é um ecossistema rico que fornece uma ampla diversidade de serviços ambientais. Devido à sua relevância, sofre múltiplas pressões que ameaçam a saúde do ecossistema. Os resíduos sólidos e efluentes domésticos não tratados lançados diariamente na Baía, dificultam a prática de desportos náuticos e a subsistência de actividade de pesca e lazer.

A previsão das respostas ambientais às acções de reabilitação e mitigação das actuais ameaças à BL requer a análise da qualidade de água e sedimentos e a avaliação da dinâmica trófica, incluindo potenciais espécies nocivas e invasoras. Este projecto fornecerá uma base de dados de biodiversidade e uma compreensão aprofundada sobre o funcionamento deste ecossistema, bem como as causas da redução da qualidade da água, especificamente a presença de espécies tóxicas, em BL, em comparação com um local de referência, a Laguna do Mussulo.

 

Para mais informações, consulte: https://ccemarluandawaterfront.com/

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais