Menu

MINCT e UAN debatem boas práticas e aumento da eficiência na investigação científica

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) fez deslocar, no dia 8 de Junho de 2016, ao Campus Universitário da Universidade Agostinho Neto (UAN), uma equipa técnica para em conjunto com a reitoria da instituição universitária mais antiga do país abordarem a necessidade de incremento de boas práticas atinentes à eficiência na implementação das actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação (IDI).

Neste encontro, foram pontualmente debatidas questões como a organização das actividades de IDI e respectivo alinhamento aos indicadores de ciência, tecnologia e inovação, a extensão dos resultados da investigação científica, as produções científicas e tecnológicas, os critérios de elegibilidade de eventos científicos, a distribuição da carga horária dos docentes – de forma a ser melhor explicitado o tempo dedicado à docência e o tempo dedicado à realização de investigação científica – bem como aspectos ligados à adequação dos cursos de mestrado levados a cabo pela UAN para que, efectivamente, possam contribuir para um aumento significativo da produção científica nacional.

A equipa técnica do MINCT esteve composta pelo Director Nacional de Ciência e Investigação Científica, Prof. Doutor Domingos da Silva Neto (coordenador), pelo Director Nacional de Avaliação e Acreditação da Ciência e Tecnologia, Prof. Doutor António de Alcochete, pelo Director Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Dr. Sebastião Francisco Tingão Mateus e pela Directora Nacional de Regulação e Transferência de Tecnologia, Dra. Emingarda Patrícia Castelbranco, enquanto que pela UAN liderou a equipa o Vice-Reitor para a Área Científica, Prof. Doutor Pedro Magalhães, acompanhado pelo Director do Gabinete Jurídico, Dr. António Domingos da Silva e pelo Director do Gabinete de Informação Científica e Documentação, Dr. Arlindo Isabel, dentre outros representantes.

 

Ler mais ...

Técnicos dos MINCT e do MES abordam promoção de boas práticas na investigação científica

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), no âmbito do Mecanismo de Coordenação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCSNCTI),  acolheu a 25 de Maio de 2016, nas suas instalações em Luanda, a primeira Reunião de um Grupo Técnico constituído por Directores Nacionais Executivos, Directores Gerais e Consultores do MINCT e MES (Ministério do Ensino Superior).

Este primeiro encontro de trabalho teve a finalidade de tratar de questões que visem reforçar as boas práticas no que tange a implementação de actividades de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação (IDI) no nosso país.

Estiveram no centro das atenções questões relativas a um melhor alinhamento das actividades de IDI aos indicadores-padrão, com vista a mensurar de forma objectiva os resultados de investigação científica e a optimizarem-se os recursos disponíveis, evitando-se a pulverização e dispersão de iniciativas e sinergias.

Também mereceram atenção outras questões como a adopção de normas que visem tornar mais claro o tempo que deve ser dedicado pelos docentes universitários às actividades didáctico-pedagógicas e à investigação científica, bem como fazer com que os cursos de mestrado implementados em Angola possam, efectivamente, contribuir para o crescimento das produções científica e tecnológica do país.

Foram ainda criadas subcomissões de trabalho que deverão analisar e trocar experiências sobre assuntos que têm que ver com a expansão, licenciamento, avaliação e acreditação dos actores colectivos e singulares que realizam actividades de IDI, visto que está em curso um processo de adequação das instituições de IDI e dos Conselhos Científicos (Decretos Presidenciais 125/11, de 1 de Junho e 112/15, de 29 de Maio) para que os processos de condução de actividades de investigação científica e de extensão dos seus resultados decorram com maior eficiência e eficácia.

Os resultados destes encontros serão reportados aos Titulares dos Departamentos Ministeriais responsáveis pela Política da Ciência, Tecnologia e Inovação (MINCT) e pelo Subsistema do Ensino Superior (MES).

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais