Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Oportunidades de Formação Superior na Alemanha

A Embaixada da República Federal da Alemanha informa que realizará, no dia 21 de Novembro, às 10 horas, na Universidade Agostinho Neto (campus Camama), e no dia 22 de Novembro, às 11 horas, na Universidade Lusíada, eventos informativos sobre oportunidades de formação a nível do ensino superior para jovens que queiram estudar na Alemanha e sobre cursos de língua alemã. Esta iniciativa resulta do aumento do interesse da juventude angolana em fazer a sua formação superior na República Federal da Alemanha.

Estarão presentes no evento representantes do departamento cultural da Embaixada da República Federal da Alemanha, a representante do DAAD (The German Academic Exchange Service), bem como do Goethe- Institut Angola. Todos os interessados serão bem-vindos. A entrada é livre.

 

 

 

Celebrações do 10 de Novembro “Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”

 

O dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento é um dia celebrado internacionalmente para destacar a importância da ciência na e para a sociedade e que a ciência, paz e desenvolvimento estão interligados. Celebrado anualmente a 10 de Novembro, o dia mundial da ciência destaca ainda a importância e relevância da ciência no nosso dia-a-dia, assim como a necessidade de engajar o público em geral em debates sobre temas científicos emergentes. Através da ligação da ciência à sociedade, o dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento pretende garantir que os cidadãos se mantenham informados sobre os desenvolvimentos na ciência. Pretende ainda enfatizar o papel dos cientistas na expansão do conhecimento do nosso magnífico e frágil planeta e em tornar a nossa sociedade mais sustentável.

Assim, de acordo com a orientação da UNESCO, segundo a qual a data deve ser celebrada condignamente em todos os países, e tendo em conta o importante papel da ciência no desenvolvimento socioeconómico dos países, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) apela aos governos provinciais para se juntarem a esta iniciativa, realizando actividades como palestras, colóquios, exposições, feiras científicas ou outras actividades, engajando as Instituições de Ensino Superior, de Investigação Científica e do Ensino Geral, Centros e Museus, entidades científicas e de educação, empresas públicas e privadas, meios de comunicação social e entidades da sociedade civil. 

 

Mais informação sobre o dia mundial da ciência pela paz e pelo desenvolvimento

http://www.unesco.org/new/en/unesco/events/prizes-and-celebrations/celebrations/international-days/world-science-day-for-peace-and-development/

Novas Oportunidades de Financiamento de Projectos

O Horizonte 2020 é o maior programa de investigação e inovação da União Europeia (UE). O programa financia programas de investigação e inovação, e está aberto à participação de investigadores de todos os países.

Para o período 2018–2020, o Horizonte 2020 lançou o último programa de trabalho onde estabelece as principais áreas de financiamento. Consulte em https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/en/h2020-sections o programa de trabalho com as diferentes áreas de investigação e inovação a financiamento. Com a finalidade de levar ao conhecimento da comunidade científica, empreendedores e sociedade em geral, estão publicados os “concursos públicos de financiamento abertos” e os programados para o período 2018-2020.

Para mais informações:

https://ec.europa.eu/programmes/horizon2020

- Baixe aqui o ficheiro com as áreas e concursos abertos.

 

Ou entre em contacto com:

O NCP (National Contact Point)

Dr. António de Alcochete

Telef: 924 440 694,

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Candidaturas Abertas: Workshop em Língua Portuguesa sobre Concursos da EDCTP e Elaboração de Propostas de Projectos

 

A EDCTP (European & Developing Countries Clinical Trials Partnership) solicita a investigadores interessados a submissão de candidaturas para participarem no workshop sobre concursos EDCTP e técnicas de elaboração de propostas de projectos para financiamento. 

O workshop realizar-se-á em Maputo, Moçambique, no Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), instituição gerida pela Fundação Manhiça, de 29 a 31 de Janeiro de 2018. O Workshop tem como objectivos informar os investigadores sobre os principais mecanismos de financiamento da EDCTP, sobre o processo de revisão de candidaturas e os critérios de elegibilidade, assim como clarificar o processo de elaboração e submissão de propostas de projectos. A EDCTP financia ensaios clínicos, trabalho em rede e o desenvolvimento de capacidades na África subsaariana através de concursos públicos.

 

Critérios de elegibilidade

A EDCTP aceita candidaturas de investigadores de países da África subsaariana. Para ser elegível, o(a) candidato(a) deverá: 

  • Ser residente permanente de um dos países da África subsaariana;
  • Ter, no momento em que submete a candidatura, um mestrado ou doutoramento numa área biomédica relevante para a EDCTP, ou um diploma médico;
  • Ter experiência comprovada na realização de investigação clínica em área de trabalho da EDCTP;
  • Não ter beneficiado de uma bolsa da EDCTP ou participado num projecto ou workshop financiado pela EDCTP.

NOTA: As despesas de viagem, diárias e de alojamento dos investigadores seleccionados serão cobertas e organizadas pela EDCTP.

 

Procedimentos para a candidatura

O processo de candidatura deve estar em português, e deve incluir: 

  • Um resumo do Curriculum vitae (max. 1 página)
  • Uma carta de motivação que descreva: (1) as necessidades de formação e a experiência na elaboração e no desenvolvimento de candidaturas a financiamento; (2) as oportunidades de financiamento que o(a) candidato(a) ou a sua equipa procura; (3) os concursos específicos da EDCTP do interessado(a) candidato(a) ou da sua equipa (se aplicável); (4) o modo de participação no workshop do beneficiário(a) candidato(a), a sua equipa ou organização;
  • Fotocópia do documento de identificação ou passaporte;
  • Fotocópia do diploma (grau mais elevado ou relevante para o workshop).

As submissões de candidaturas deverão ser efectuadas por correio electrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até às 18:00 CEST do dia 17 de Novembro de 2017

 

Mais informação

http://www.edctp.org/news/call-participants-workshop-edctp-grant-proposal-writing-portuguese/

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais