Menu

MESCTI Troca Experiências com Países Baixos

Uma delegação multissectorial chefiada pela Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), Maria do Rosário Bragança Sambo,  e integrada pelo Secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos da Silva Neto, pelos Magníficos Reitores das Universidades José Eduardo Santos e da Óscar Ribas, pelo Director Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação do Ministério da Economia e Planeamento, pelo Conselheiro da Embaixada de Angola nos Países Baixos e demais quadros afectos ao MESCTI deslocou-se à Holanda, onde cumpriu uma missão de trabalho de 23 a 26 de Setembro com o intuito de aferir a organização e funcionamento do ecossistema de inovação e empreendedorismo daquele país, visando a sua adaptação para o Ensino Superior em Angola e implementação de forma mais eficiente os programas e acções constantes do Plano de Desenvolvimento Nacional “PDN 2018/2022”. 

O Embaixador dos Países Baixos acreditado em Angola, Anne van Leeuwen, acompanhou a delegação durante todas as actividades realizadas, bem como funcionários da Embaixada da Holanda em Angola e membros da Orange Corners. Para além de ser recebida pelo Vice-Ministro da Educação, Cultura e Ciência, a delegação teve várias sessões de trabalho que se centraram na captação de experiências de criação de startups, incluindo as agro-alimentares, de laboratórios de inovação, bem como sobre aspectos atinentes ao empreendedorismo. 

Na sessão de trabalhos na Agência de Empreendedorismo, em Haia, a delegação angolana fez uma apresentação que serviu, essencialmente, para elucidar as autoridades holandesas sobre as políticas e instrumentos para a inovação e empreendedorismo em Angola. Foram visitadas: a Incubadora “YES!Delft”, a segunda melhor incubadora do mundo, que faz parte da Universidade Tecnológica da cidade de Delft, a Universidade de Tecnologia de Eindhoven, o Centro de Empreendedorismo da Summa College (Escola secundária), a Universidade de Wageningen que tem em curso um projecto de capacitação de recursos humanos e laboratorial com a Universidade José Eduardo dos Santos e o Centro de Empreendedorismo da Universidade de Utrecht.

Os trabalhos foram encerrados com a realização de um Workshop na incubadora “Ultrecht INC” do parque de ciência “Ultrecht Science Park” onde se efectuou o balanço da missão, tendo sido identificados aspectos-chave que deverão constituir pontos importantes para uma agenda de cooperação bilateral a ser estabelecida.

No final da missão, Maria do Rosário Bragança Sambo e os membros da delegação angolana afirmaram terem constatado uma experiência muita rica e que deve ser tida como uma referência importante para a inserção da inovação e do empreendedorismo no Ensino Superior, tendo em atenção a melhoria da qualidade do ensino e o apoio à diversificação da economia. 

 

MINISTÉRIO DO ENSINO SUPERIOR, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO, em Luanda, aos 26 de Setembro de 2018.

 

Ler mais ...

MESCTI Realiza Encontro para Definição de Projectos Prioritários para a Agenda Empresarial e de Inovação 2018 - 2022

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou, no dia 13 de Setembro, no Hotel de Convenções de Talatona, o encontro para a definição de temáticas e/ou projectos prioritários entre as Instituições de Ensino Superior (IES), Instituições de Investigação Científica e Desenvolvimento (I&D) e Empresas, com o objectivo de propor a prioridade nacional em termos de investigação científica e inovação tecnológica para uma Agenda Empresarial e de Inovação. O encontro teve o seu foco em áreas prioritárias como Agricultura e Florestas, Pecas e Mar, Saúde, Ambiente, Energia e Águas, Indústria e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) por serem transversais e portadoras de futuro. 

Presidiu a actividade a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, ladeada pelo Secretario de Estado da Indústria, Ivan Magalhães do Prado e pelo Secretário de Estado das Tecnologias de Informação, Manuel Homem. O Secretário de Estado do Ensino Superior, Eugénio Silva, também esteve presente.

Durante o discurso de abertura, a Ministra do Ensino Superior,  Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, afirmou que “não haverá futuro para a indústria angolana fora da inovação”, lançando o repto às IES e às I&D para que – a par da formação de quadros, colocando-os disponíveis para o mercado de trabalho, e da realização de actividades de investigação científica – se criem também áreas ou estruturas que se ocupem e se especializem em matéria de transferência de tecnologia no apoio à inovação. A Ministra frisou ainda que a quarta revolução industrial,  que está em curso no mundo, ameaça a frágil competitividade da economia angolana, daí a importância da iniciativa privada na liderança do processo, criando condições necessárias para que a inovação esteja acessível a todas as empresas.

O encontro esteve dividido em 3 painéis, nomeadamente:

  • Painel I – Desafios Sectoriais e Empresariais no Domínio da CTI, 2018 - 2022;
  • Painel II – Identificação de Temáticas para a Elaboração de Projectos Prioritários para a Agenda Empresarial e de Inovação 2018 - 2022;
  • Painel III – Propostas de Temáticas nas Áreas de Agricultura e Florestas, Pescas e Mar, Saúde, Ambiente e Energia e Águas, Indústria e TIC.

As conclusões e recomendações do encontro poderão ser convertidas em projectos de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e inovação, a serem aplicados nos próximos cinco (5) anos. 

Participaram no encontro Empresas, Especialistas, Investigadores Científicos (das áreas da Agricultura e Florestas, Pescas e Mar, Saúde, Ambiente e Energia e Águas, Industria e TICs), Associações Empresariais, Ordens Profissionais, Membros do Governo, Responsáveis das IES e I&D, Directores Nacionais e Consultores.

 

Ler mais ...
Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais