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Aplicativo tecnológico "Zungueira Run" vence concurso "Imagine Cup-Angola"

O aplicativo de jogo "Zungueira Run" criado do grupo Xande e Sócios foi consagrado vencedor, em Luanda, do concurso de tecnologias Imagine "Cup-Angola 2016".

O concurso  realizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT), em parceria com a Microsoft Angola.

Reservado a estudantes de engenharia informática em Angola, o Imagin Cup Angola  desafia  a imaginação dos adolescentes e jovens estudantes  desenvolverem plataformas, usando exclusivamente ferramentas da m,arca Microsoft.

“Zungueira Run” é uma aplicação que pretende responder às preocupações da luta contra a venda ambulante nas cidades angolanas. A solução interativa permite ainda desenvolver  jogos de matemática ou conselhos úteis como os meios de luta contra doenças endémicas, com destaque para a malária.

Ainda na categoria de jogos, destaque para o "Burrinho", o jogo que lança desafios de cultura geral sobre como escrever correctamente nomes de países, pessoas, coisas ou  animais.

No terceiro lugar ficou jogo Hit te Bar.

Na categoria de cidadania mundial, sagrou-se vencedor a plataforma "Help me World", do grupo The Queen – Team. Trata-se de uma plataforma que permite prevenir incidentes, numa interação entre os serviços de defesa e segurança,  emergências médicas e cidadãos.

No segundo lugar desta categoria ficou o software "Inflag em Paz, do grupo Telsoz Companhia, o qual apresentou um software de controlo do tráfego automóvel, desde as infracções às regras de condução e as de carácter administrativo.

Por último, neste categoria, foi destacado o dispositivo "Botão de Pânico", do grupo Sys Security.

Na categoria de inovação, o primeiro classificado foi o software "UC'University Center" do grupo F.A.E.J.  Trata-se de uma proposta de solução que permite ao estudante do ensino médio escolher a futura universidade e o curso que quer seguir, podendo inclusivamente ter a possibilidade de aceder aos critérios e modalidades de acesso, sem ter de se deslocar às instalações dessa universidade.

Em segundo lugar sagrou-se a equipa Taem Cardinal, com o software "Moneytor". É um mapa de localização com a particularidade de fornecer  informações úteis, tai como saber se uma dada loja está  ou não aberta e que tipo de ofertas nela existem, entre outras vantagens.

Em terceiro lugar ficou a equipa SBDE, com o software "Apertar o botão". Trata-se de uma solução de emergências médicas, que fornece informações à polícia e aos serviços de emergências médicas, num universo diferenciado de elementos que integram uma  rede contemplando hospitais, polícia, empresas de telefonia e cidadãos.

Os três primeiros de cada categoria foram agraciados com equipamentos móveis de telefonia, meios informáticos, bem como cursos presenciais, entre outros, oferecidos pelas empresas Unitel, NCR, BAI, KiandaHUB, Red Bull e o Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC).

Os primeiros classificados de cada categoria poderão representar o país no Imagine CupMundo 2016, a realizar-se em Julho deste ano, nos EUA. No entanto, esses trabalhos terão que passar por um novo crivo constituído de um júri online, antes do seus apuramento à fase final da competição internacional.

 

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Abre hoje a 4ª Edição do Imaginecup Final Local Angola-2016

O Ministério da Ciência e Tecnologia (MINCT) e a Microsoft Angola realizam  neste dia 15 de Abril de 2016 (Sexta-feira), pelas 9 horas, a 4ª Edição do Imagine Cup Final Local Angola-2016, no Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC), sito no município de Belas, no Talatona. O certame conta com 15 projectos inscritos feitas na plataforma internacional da Microsoft.

É de salientar que uma vez apurados os finalistas desta Edição, concorrerão online para a Semi-Final Internacional do ImagineCup à decorrer de 23 de Abril até finais de Junho de 2016, para posteriormente concorrem à tão esperada Final Internacional do ImagineCup 2016, que terá lugar em Julho, na cidade norte-americana de Seattle, Estados Unidos da América.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, no âmbito da implementação dos programas de Promoção da Cultura Científica e da Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo de Base Tecnológica, tem vindo a desenvolver acções que visam elevar a Cultura Científica, Tecnológica e de Inovação, da população em geral e dos diferentes integrantes do Sistema Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação de Angola.

Neste contexto o MINCT, desde 2013 aliou-se como principal  parceiro, a uma iniciativa da Multinacional Microsoft Angola, na realização do tão prestigioso concurso denominado ImagineCup Final Local Angola. O objectivo principal deste concurso consiste na abertura de oportunidade aos estudantes de apresentarem projectos tecnológicos capazes de resolver problemas das Sociedades.

Concorrem ao ImagineCup Final Local Angola 2016, estudantes maiores de 16 anos de idade, desde que inscritos em Instituições Escolares devidamente legalizadas. O regulamento do concurso define três categorias: A Categoria de Inovação, Categoria de Cidadania Mundial e a Categoria de Jogos.

A inserção de Roadshows na metodologia de trabalho para realização desta 4ª Edição, com a finalidade de municiar os estudantes com informações que lhes possibilitarão apresentar melhor os seus trabalhos foi de carácter importantíssimo neste processo, pelo que foram realizados três Roadshows no total (com cerca de 1000 alunos), no ISPTEC, Instituto Jean Piaget de Angola e Universidade Gregório Semedo.

O Ministério da Ciência e Tecnologia, representado pelo Centro Tecnológico Nacional, prestará apoio metodológico no sentido de melhorar as ideias, protótipos e produtos apurados a concorrerem na Final Internacional do ImagineCup.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, em Luanda aos 13 de Abril de 2016

 

 

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