Menu
Portal Ciencia.ao

Portal Ciencia.ao

Salários dos Docentes Universitários e Pessoal de Investigação Científica Sofre Aumento

 

O vencimento base dos Docentes Universitários e do Pessoal de Investigação Científica sofreu um aumento de 13.4 % no período de Junho de 2013 a Junho de 2017. A título de exemplo, segundo a tabela actual, o Professor Titular, bem como, o Investigador Coordenador têm um vencimento base de 405 265.65 Kz, o equivalente a 2 431 USD. Por sua vez, os Assistentes Estagiários e os Estagiários de Investigação auferem um vencimento base de 190 713.25 Kz, o equivalente a 1 144 USD, tal como mostram as seguintes tabelas:

 

 2013

 

2017

 

2017

 

Decretos consultados:

DP n.º 79/13, de 14 de Junho – Vencimento Base da Carreira Docente Universitária;

DP n.º 104/17 de 8 de Junho – Vencimento Base da Carreira Docente Universitária;

DP n.º 92/17 de 7 de Junho – Vencimento Base do Pessoal de Investigação Científica.

 

Malária: Mosquitos Transmissores Podem Agora Ser Identificados Mais Facilmente

Esta é a conclusão de um estudo desenvolvido por investigadores franceses do Institut Pasteur, do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, França) e do IRD (Institut de Recherche pour le Developpement),  em colaboração com investigadores africanos e americanos, que identificaram um marcador genético que permite distinguir, na natureza, os mosquitos transmissores da malária. O estudo foi publicado na revista eLife no dia 23 Junho de 2017. 

Baptizado com o nome de “inversion 2La”, o marcador genético corresponde a uma variação genética naturalmente prevalente associada ao mosquito Anopheles gambiae, o principal vector da malária em África. 

A malária, doença infecciosa causada por parasitas unicelulares do género Plasmodium, ainda continua a ser uma das principais  causas de morte no mundo. E de acordo com as últimas estimativas da OMS (Dezembro de 2016), 212 milhões de casos de malária e 429 000 mortes foram relatadas em 2015. Quase metade da população mundial está em risco de contrair a doença, e a maioria dos casos ocorrem na África subsaariana.

Neste estudo, os investigadores verificaram que os mosquitos potencialmente transmissores da malária passam mais tempo no exterior, ao passo que os não transmissores passam mais tempo no interior das residências. 

Com esta descoberta, os investigadores consideram estar aberto o caminho para o estabelecimento de uma estratégia de luta contra os mosquitos residentes no exterior das residências, os principais transmissores da malária.

 

Mais informações: http://www2.cnrs.fr/presse/communique/5123.htm

ISCED da Huíla Realiza 1º Congresso Internacional de Ensino das Ciências

O Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla informa que estão abertas, até o dia 15 de Agosto, as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Ensino das Ciências (CIECI) com o tema: “O Ensino das Ciências para um Desenvolvimento Sustentável. Desafios e Perspectivas”, a realizar-se de 26 a 27 de Outubro de 2017 na referida Instituição.

O 1º Congresso do ISCED-Huíla tem como objectivo reflectir sobre a oferta formativa, com base nos desafios que se colocam ao ensino das ciências no século XXI. Este Congresso pretende ser um espaço de reflexão alargada, actual e sistematizada sobre as formas, os contextos e os processos educativos que se vêm desenvolvendo, procurando convocar e pôr em debate abordagens teóricas e conceptualmente plurais sobre as relações e diálogos que se estabelecem quotidianamente entre os diversos agentes, individuais e colectivos, que se movimentam e interagem num campo vasto e heterogéneo como o da Educação.

 

Temas

  • O Processo de Ensino Aprendizagem (PEA) das Ciências: Matemática e Informática;
  • O PEA das Ciências Experimentais: Física, Biologia, Geografia e Química;
  • Formação de futuros professores em Ciências, desafios e perspectivas;
  • Ciência, Sociedade, Tecnologia e Ambiente.

 

Modalidades de Trabalho

  • Exposição oral
  • Mesa-redonda 
  • Posters

 

Inscrições

  • A participação no congresso sem comunicação é grátis;
  • A participação com comunicação será taxada em 5 000,00 Kz;
  • A inscrição nos cursos pré-congresso será taxada em 5 000,00 Kz.

O valor de inscrição não inclui despesas logísticas (transporte, alimentação e alojamento). No acto de inscrição, preenche-se um formulário.

Os Autores devem submeter os Resumos de seus Trabalhos, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . O ISCED não espera receber Trabalhos por outras vias.

 

Prazos

  • Fim das inscrições - 15 de Agosto de 2017;
  • Prazo de envio de resumos - Até 15 de Agosto de 2017;
  • Prazo de envio das comunicações - Até 30 de Setembro;
  • Local do Congresso - ISCED-Huíla.

 

Mais Informação

Para mais informação clique aqui para fazer o download dos Termos de Referência em pdf.

Chamada de Resumos para a 7ª Conferência do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa – FORGES

A Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES) e a Universidade Eduardo Mondlane, com o apoio da Politécnica, Universidade UniZambeze, Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) e Universidade Pedagógica, informam que estão abertas até o dia 4 de Setembro as inscrições para submissão de resumos para a 7ª Conferência FORGES subordinada ao tema “O papel do Ensino Superior para o Desenvolvimento dos Países de Língua Portuguesa”, que se realizará em Moçambique, Maputo, nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2017.

A Conferência tem o objectivo de enriquecer o conhecimento na partilha de experiências, permitindo estreitar os laços no que toca à cooperação universitária entre os países de Língua Portuguesa.

Existirão ao longo do evento painéis e sessões paralelas subordinadas aos subtemas:

  • Os Desafios da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa em Tempos de Austeridade: Experiências e Lições. Os desafios do Desenvolvimento. Qual o Papel das Instituições de Ensino Superior?
  • Expansão, Relevância, Qualidade e Empregabilidade dos Graduados do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa.
  • Os desafios do Desenvolvimento da Pesquisa e da base de conhecimento sobre o Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Expansão, Relevância, Qualidade e Empregabilidade dos Graduados do Ensino Superior dos Países e Regiões de Língua Portuguesa.

Mais informação: http://www.aforges.org/7a-conferencia/

Assinar este feed RSS

Links Úteis

Links Externos

Contactos

Redes Sociais